Comentários:
De manuel Jorge a 19 de Março de 2016 às 15:58
Olá Isabel! Debato-me desde há algum tempo com a questão do bem estar animal. Não resisti comentar esta publicação pois acho que mete tudo no mesmo saco e é injusto fazê-lo. Lido com animais há muitos anos, principalmente com cavalos. Na verdade os animais tal como nós agem de acordo com a sua motivação. Na verdade os cavalos não gostam de ser montados tal como eu não gosto de carregar com alguém ás costas. No entanto por vezes divirto-me a fazê-lo com os meus filhos, diverti-me imensas vezes enquanto miúdo jogando com os meus amigos e ainda hoje na brincadeira carrego com alguém de vez em quando. Pedir trabalho a um animal não é errado, só o é se o forçar-mos. Se um animal se sente recompensado por ser montado ele passa a aceitar ser montado e fá-lo tranquilamente sem sofrimento. Sim sem sofrimento se for por períodos curtos, se o cavaleiro não for pesado (cerca de 20-25% do peso do cavalo) e sem recurso a eios coercivos tais como embocaduras , xicotes etc. Uma sela não muito apertada, anatómica (tipo treeless ou barebacksaddle) também dará aior conforto ao cavalo e ao cavaleiro. Respeito e admiro quem opta por não montar a cavalo tal como alguém opta por não comer ovos mas eu como ovos de galinhas que vivem em liberdade e da mesma fora monto cavalos sem deles abusar. Não é que seja necessário montá-los mas também não tem que ser algo tão cruel como alguns na verdade pintam e fazem. A maioria das vezes o que está em causa não é o que é feito mas a forma como é feito. Com todo o respeito pelas posições mais radicais em defesa dos animais acho que não devemos colocar tudo no mesmo saco. Um bem haja. Manuel Jorge https://www.facebook.com/manuel.jorge.9828 :)
De Isabel A. Ferreira a 21 de Março de 2016 às 15:56
Olá Manuel Jorge,

Penso que aqui não se mete tudo no mesmo saco.
Aqui fala-se de exploração animal, de escravização animal, de maus tratos.

Os Cavalos são animais magníficos, e se os amamos, gostamos de os ver LIVRES, com as crinas ao vento, a correr pelas planícies. Selvagens e belos.

Eu nunca montaria um Cavalo, nem que fosse, sem sela, sem arreios. O Cavalo, para mim, é um ser divino.

Nós podemos DIZER se gostamos ou não de fazer de cavalinho para os nossos filhos. talbém já fiz.

Agora veja bem: eu nunca saberei se um Cavalo gosta de ser montado. Porque ele nunca mo dirá. E isso é o suficiente para eu não o montar.

E há outro pormenor: nos dias de hoje, com tantos meios de locomoção, que necessidade há de montar um Cavalo?
De Anónimo a 21 de Março de 2016 às 20:43
Isabel eu apenas quis dizer que eu monto os meus cavalos e exploro-os assumidamente mas não de forma abusiva. Os meus cavalos quando os chamo para trabalharem eles vêm correndo, não porque amem serem montados mas porque dessa interacção também obtém o seu retorno. Regra geral são eles que vêm ter comigo, não sou eu que vou ter com eles e preocupa-me que seja felizes. Ser feliz não é ter a vida toda facilitada , ser feliz é um estado emocional que se atinge ou vive em resultado de boas sensações mesmo que elas signifiquem algum esforço ou cedência como é o caso de um cavalo quando nos carrega ás costas. Condeno sim quando se abusa da generosidade da colaboração do animal. Respeito a sua opção de não montar cavalos mas não monta-los não significa que eles sejam mais felizes pois na vida o esforço não significa necessariamente infelicidade desde que esse esforço tenha o seu retorno. A equitação pode e deve ser estimulante para o animal. Condeno todo e qualquer tipo de abuso mas não aceito que pedir trabalho a um animal isso seja sinónimo de maltrato. Bem pelo contrário , muitos animais sofrem e são infelizes porque vivem com falta de estímulo e o trabalho pode ser enriquecedor. Acredite que sim, eu baseio-me em trabalho sério e não apenas em opiniões. A senhora que diz que quem monta cavalos não gosta deles pode ser especialista em ética mas não em comportamento animal.
De Anónimo a 16 de Outubro de 2017 às 22:47
Carissimo, se o seu cavalo se encontra enclausurado numa box 3 por 1,5 e normal que quando lhe abra a cancela ele saia aos saltos e "feliz" da vida...nem so os burros usam palas
De Isabel A. Ferreira a 17 de Outubro de 2017 às 11:00
É criminoso enclausurar um ser que nasceu para ser livre e viver à solta.

Os que montam Cavalos e acham que eles ficam felizes com isso, nunca viram a expressão de dor, de desespero nos olhos deles, porque estão em cima deles e não à frente deles.

O homem predador já nasce com palas incrustadas de tal modo que se torna difícil arrancá-las. E vivem e morrem sem ter visto nada da beleza do mundo.
De Anónimo a 21 de Março de 2016 às 20:55
esqueci de dizer que concordo quando diz que os cavalos devem viver em liberdade. Os meus vivem em liberdade e brincam comigo, montado ou não. Montar os meus cavalos é sinónimo de brincar co eles , aliás quando falo em pedir trabalho a um animal isso deve ser para ele algo conotado com brincadeira, com um jogo do qual sempre se beneficia. Dou aulas de equitação na perspectiva de ensinar precisamente que os cavalos não existem para serem montados mas podemos montá-los não como meios de transporte mas como uma brincadeira sem imposições ou qualquer tipo de coação. Ensino a não sermos invasivos com os animais e ensino a linguagem dos cavalos através da qual eles nos dizem se estão a gostar ou não. Isto é possível Isabel. Só pretendo que a Isabel e todos os que lutam pela causa anial não caiam em extremismos que só afastam mais as pessoas da nossa causa, sim porque esta também é uma causa minha. Fica desde já convidada a conhecer os meus cavalos que vivem livres e corre pra mim sempre que os chamo. Abraço
De Isabel A. Ferreira a 22 de Março de 2016 às 18:04
Como poderei aceitar o seu convite, se não sei quem é?

Comentar post