Por vezes é preciso VER para CRER, porque se nos contassem, como acreditar que os homens, que se têm como seres racionais, podem ser protagonistas da destruição do Planeta e das maiores crueldades cometidas contra os restantes seres vivos que connosco o partilham.
Convido os leitores a seguirem-me nesta desventura que é observar o abominável mundo do homem-predador, mas também a ventura de ver que a humanidade existe no admirável mundo dos Homens.
Isabel A. Ferreira
Origem da imagem: Internet
«Podemos decidir continuar a olhar para o lado, mas não podemos dizer que não sabíamos»
Por Animal Save & Care Portugal
«O que é que vai restar quando destruirmos tudo?»
O que é que vamos fazer quando já tivermos contaminado toda a água potável, cortado todas as árvores, devastado todas as florestas, morto todos os animais selvagens?
O que é que iremos dizer às gerações que estão agora a aprender a caminhar..?
Como é que iremos explicar-lhes que destruímos o planeta porque gostávamos de comer bifes, de comprar carros novos, televisões novas, telemóveis novos, sofás novos, roupa nova, sapatos novos, computadores novos e muitas embalagens de plástico todos os anos?
Como é que lhes iremos explicar que este organismo vivo que nos deu a vida e que sustenta tudo o que existiu, foi destruído pelo nosso egoísmo, pelo nosso antropocentrismo desenfreado, pela nossa mania de termos direito à "nossa escolha pessoal de vida", porque afirmamos que ela é mais importante que darmos o direito à vida a quem a vida que decidimos roubar pertence?
As alterações climáticas são uma realidade que nas últimas décadas se tem tornado cada vez mais evidente, e a cada ano que passa a situação agrava-se, torna-se mais drástica, mais desesperante. No entanto, continuamos a fingir que "não é assim tão mau", e se for são para as "pessoas de áfrica e dos países de terceiro mundo", nós, ocidentais, estamos protegidos, protegidos da catástrofe que foi criada por nós - pensamos.
Estas imagens foram filmadas em 2019, e mostram o lago Ngami no Botswana a secar, com centenas de vacas, cavalos e numerosos hipopótamos a morrer de fome e sede presos na lama.
A seca que tem avassalado o sul de África significa que não há água há vários anos e estas imagens mostram as suas últimas semanas de vida.
Os pescadores tiraram partido da secagem do lago, apanhando os últimos peixes ainda vivos. O sofrimento destes animais é inconcebível e indescritível.
Certamente que alguma pessoas dirão que isto não está relacionado com as alterações climáticas porque as secas são normais em África. Mas não é isso que andamos a dizer há décadas em relação a todos os desastres que provocámos no planeta com as nossas "escolhas pessoas" inconsequentes?
Podemos continuar a fingir que o problema não existe e decidir continuar a olhar para o lado, mas não podemos dizer que não sabíamos.»
***
Por Animal Save & Care Portugal
Experimentação Animal em 60 segundos.
Não é fácil de ver, por isso também não deveria ser fácil de apoiar.
Rejeita todos os produtos que testem em animais, eles não merecem isto!
Vídeo de PETA (People for the Ethical Treatment of Animals)
***
Porém, ainda há HUMANIDADE!
Por Animal Save & Care Portugal
Porquê matar quando podemos AMAR? 😊❤️
Resgatámos a Lara e a Regan da morte certa, mal sabíamos que vinham no ventre da sua mãe, Lady. Não sabíamos que não estávamos apenas a resgatar uma porca parideira, usada para procriar leitões atrás de leitões, nela cresciam mais 6 maravilhosos indivíduos. A Lara e a Regan são dois deles.
Nasceram em liberdade, só conheceram amor, se tivessem nascido antes, teriam sido mortas para serem transformadas em leitão assado, apenas com 2 meses de vida.
Podemos escolher a vida e protegê-los a todos.
Basta decidirmos deixá-los fora do nosso prato 😊