Comentários:
De Arsénio de Sousa Pires a 30 de Julho de 2020 às 23:18
Os ESPETADORES de facas nos TOUROS aplaudidos pelos sádicos espeCTadores desta barbaridade têm direitos especiais só porque a hipocrisia dos políticos sem ética os protege.
Está vergonha civilizacional já há muito que devia ter sido proibida em todo o mundo.
Ultimamente, as pessoas gritaram e manifestaram-se contra o que aconteceu no canil em que muitos cães morreram queimados... E MUITO BEM!
Até os politiqueiros andam todos muito condoídos com tal facto. No entanto, não vemos grandes manifestações contra esta BARBARIDADE das touradas.
Os touros e cavalos não são animais sensíveis à dor como todos os animais, incluindo os humanos?
Uma vergonha o que se está a passar com o desrespeito pelos Direitos dos Animais!
De Isabel A. Ferreira a 31 de Julho de 2020 às 11:43
É muito triste viver num país sem Ética alguma, Arsénio.
Reina também a mais vergonhosa hipocrisia.

Para essa gente, uns animais são mais animais do que outros, e os Touros e os Cavalos nem sequer são animais. E tudo isto é tão repulsivo!
De Carlos Fernandes a 31 de Julho de 2020 às 02:07
Aprecio e acompanho o seu 'blog'. Mas, dr pinto da costa...? Os criminosos do desporto tambem sao tratados por drs? Em P os licenciados sao drs; os doutorados sao licenciados; os mestrados nao sao nada. Sociedade de aparencias para impor a submissao. Nao V/chega o nome de baptismo? O Portugal dos 3 P's ou dos 3 F's, continua no seu melhor. Futuro promissor!
De Isabel A. Ferreira a 31 de Julho de 2020 às 11:39
Carlos Fernandes, na verdade o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa até pode não ser doutor. Não o conheço pessoalmente, nem sei nada da vida dele a não ser da sua ligação com FC Porto. Ouço-o nos telejornais e considero-o um homem muito perspicaz, com muito sentido de humor e espírito crítico. Conheço, sim, o irmão dele, o Dr. José Eduardo Pinto da Costa, médico-legista, com quem já tive o privilégio de privar, e tratar por doutor, um homem que eu muito admiro pela sua formação humanista.

Daí, talvez, viesse o meu impulso de tratar o Jorge Nuno também por doutor.

Por conseguinte, penso que não cometi nenhum crime, assim tão grave, para o ter tirado do sério, e espero que não tenha nada a ver com uma doença chamada clubite.

Não sei se é o caso do Pinto da Costa do FC do Porto ser “criminoso” do desporto, pois nada percebo das negociatas do futebol. Mas o que tem a ver o título de doutor, com criminosos? Se todos os criminosos que estão a ser julgados por crimes de CORRUPÇÃO são doutores ou engenheiros, ou economistas, com muitos mestrados, uns a sério, outros falsos? Os políticos corruptos são doutores. O facto de serem doutores, professores, mestrados, licenciados doutorados não os livra de serem também criminosos.

O que é que incomodou tanto o Carlos Fernandes, no facto de eu tratar, distraidamente, o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa por “doutor”?

Sabe o que é um “doutor” nos dicionários? É aquele que ensina; indivíduo diplomado com determinado grau universitário; bacharel, licenciado. Só de há uns poucos anos a esta parte é que se teve a pretensão de que o termo “doutor” passasse a designar APENAS aquele que defendeu uma tese de doutoramento.
Agradeço-lhe a sua chamada de atenção para o facto de o Pinto da Costa do futebol não ser doutor, como o seu irmão da medicina.

Corrigirei o lapso.

Mas fico por perceber o que o incomodou tanto?
De Carlos Fernandes a 1 de Agosto de 2020 às 03:31
"Venerada" Isabel. Sou um homem bem disposto e com idade de ser seu avo! Estas palavras sao suas: "...penso que nao cometi nenhum crime..."; "...para o ter tirado do serio..."; "...o que e que incomodou tanto o CF?"; "... sabe o que e um doutor nos dicionarios?"; "Mas fico por perceber o que o incomodou tanto?. IRA, sao as tres ultimas letras do seu apelido (vide nota final). A sua versao de 'doutor' deve ter sido recolhida no actual AcOrt. A minha versao e bem antiga e, como tal, oposta a sua e, diz: Doutor, s.m. Individuo que recebeu o maior grau universitario, com direito a usar as insignias de borla e capelo. Homem douto em ciencias ou letras. Dogmatizador arguto: os doutores da igreja. Pessoa ignorante e pretensiosa. Bacio. Nesta definicao de doutor a "venerada" Isabel sabera qual o titulo que se lhe adequa. Nao sei, nem procuro saber qual o seu grau academico. "Agradeco", sim, ter ficado a saber o seu grau de educacao ao chamar-me, indirectamente, ignorante. Nao gosto de novelas e por isso nao as alimento. Nota final: espero que a IRA se ausente da sua cabecinha!
De Isabel A. Ferreira a 2 de Agosto de 2020 às 17:20
Senhor Carlos Fernandes, uma vez que diz ter idade para ser meu avô, e olhe que tem de ter muita idade, e dado que sempre me ensinaram a respeitar os mais velhos, ainda que eles possam não estar a ser correctos connosco, tenho a dizer-lhe que continuo a não entender o que o deixou tão incomodado no meu texto, que aliás, já corrigi e até lhe agradeci a chamada de atenção.
Pois o que lhe disse, poderia aqui repetir. Sabe o que é um doutor nos dicionários? Não é a MINHA versão. É o que dizem os dicionários. Por caso retirei a versão que o senhor diz ser minha, do Dicionário da Língua Portuguesa, um dicionário a cair de velho, que tenho aqui como uma relíquia, e até já foi encadernado, mas mesmo assim está muito esfarrapado, de tanto uso, e não lhe deixaram, nem ano, nem editora, daí não poder dizer-lhe o ano da edição e da editora, pois foi o primeiro dicionário que tive, logo que saí da escola primária, e uso-o frequentemente, porque o que é ANTIGO é bom, aproxima-se da MINHA Língua Portuguesa.

Mas também uso frequentemente o dicionário online PRIBERAM, para não andar a tirar e a pôr os calhamaços das estantes onde os tenho, para palavras corriqueiras como “doutor”. É mais prático ir ao PRIBERAM, que segue a grafia de 1945, a que está em vigor em Portugal.

E se no meu dicionário/relíquia (que tenho aqui numa estante à minha beira, onde guardo outras relíquias editoriais) encontrei os significados que lhe referi, no Priberam encontro estes:

dou·tor |ô|
(latim doctor, -oris, mestre, aquele que ensina)

nome masculino
1. Indivíduo que recebeu o maior grau universitário, com direito a usar as insígnias de borla e capelo (ex.: doutor em Filosofia).
2. Homem douto em ciências ou letras.
3. Pessoa que exerce medicina. = MÉDICO
4. Pessoa que se formou numa universidade (abreviatura: Dr.).
5. Pessoa que ensina matérias de doutrina ou a quem é reconhecida autoridade (ex.: doutor da Igreja; doutores da Lei).
6. [Informal] Pessoa que se acha muito sábia ou sabedora; pessoa pretensiosa em relação ao que sabe. = SABICHÃO, SABIDÃO
7. [Informal] Bacio.


doutor da mula ruça
• [Informal] Profissional diplomado mas inábil ou sem conhecimentos na área. = CHARLATÃO, SAPATEIRO
doutor das dúzias
• [Popular, Depreciativo] Doutor medíocre.
doutor de ladeira
• [Informal] Indivíduo que se tem em grande conta para aconselhar os outros.
Feminino: doutora.

"doutor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/doutor [consultado em 02-08-2020].

Como vê, está ela por ela. Mas em todos os outros dicionários o significado de “doutor” é basicamente isto.

E com isto, o senhor Carlos Fernandes, desviou-se do tema da minha publicação, que nada tinha a ver com “doutores”.

Embirrou com o facto de eu, inadvertidamente, ter chamado “doutor” ao Pinto da Costa errado.
E também leu nas minhas palavras que lhe chamei “ignorante” indirectamente. O que não é verdade, até porque eu não são de “indirectamentes”. Também viu IRA onde não havia IRA, mas estupefacção. E só não lhe digo mais nada, porque respeito a provecta idade que diz ter, para poder ser meu avô.

Também não gosto nada de novelas e muito menos de as alimentar com algo estéril. Só publiquei este seu segundo comentário e respondi, para limar as arestas que o senhor levantou sem nenhuma razão de ser.

De qualquer modo, fico-lhe muito agradecida, até porque aprendo sempre bastante com as pessoas de mais idade do que eu. E não imagina o quanto aprendi com o senhor.

Comentar post