Comentários:
De João-Afonso Machado a 10 de Fevereiro de 2021 às 18:02
As montariras contninuarão para manter o equilíbrio dos javalis e das populações.
Quem soubesse um bocadinho de história e de ecologia, sabereria que os javalis causam danos imensos nas culturas do Interior que irão ao deserto se nao houver esse controlo.

quem - COMO EU - defende a preservação dos lobos confronta-se todos os dias com o dizimar dos rebanhos.

Não falem os citadinos, mas os que estão no local!!!

Cumprimentos,
João-Afonso Machado
De Isabel A. Ferreira a 10 de Fevereiro de 2021 às 18:52
Sr. João-Afonso Machado, todos nós sabemos que as montarias servem apenas para os caçadores darem gosto ao dedo no gatilho. Unicamente para isto. Viu-se o PRAZER deles no massacre da Herdade da Torre Bela. Todos os animais massacrados estavam a comer rebanhos e lobos e a estragar as hortas quando foram barbaramente assassinados! Então não estavam?

O equilíbrio dos javalis e das populações NÃO passa por matá-los.
Só quem NÃO sabe História, Ecologia, Zoologia, e outras ciências que tais, é que pode achar que MATAR os javalis é a solução. Mas definitivamente NÃO É.

Já lhe disse aqui há tempos que o problema dos javalis é o homem ter INVADIDO o habitat deles. Se o habitat dos animais não for invadido pelo homem, o habitat do homem não será invadido pelos animais ESFOMEADOS. Lá virá o dia em que os animais comerão os homens e os homens comer-se-ão uns aos outros devido a esse espírito assassino que o homem MENOS EVOLUÍDO ainda carrega em si, destruindo, ele próprio, a Natureza.
A desculpa esfarrapada de que os javalis causam danos imensos nas culturas do interior já não pega, sr. João-Afonso Machado. É a justificação de quem já não vive ser dar o gosto ao dedo no gatilho. E muitos caçadores, se não têm caça, atiram nos humanos. Os crimes que por aí são perpetrados com caçadeiras, são da responsabilidade de caçadores.

O senhor NÃO defende a preservação dos Lobos, porque os Lobos têm o mesmo problema dos javalis: o habitat deles é invadido pelo homem e ELES , tal como o senhor, têm de COMER. Isto está mais do que provado. E não é a matá-los que se resolve o problema.

Engana-se muito quando diz “não falem os citadinos, mas os que estão no local”. Os citadinos têm a CIÊNCIA com eles, e os que “estão no local” só têm o prazer de MATAR. Não por manter os animais no seu habitat. Não, pela preservação dos habitats e das espécies. Só lhes serve MATAR. O que vale é que os caçadores são uma espécie em extinção. Com o fim deles, todos os animais viverão plenamente, nos respectivos habitats: o animal humano e o animal não-humano.

Daí que seja urgente proibir a caça e as montarias e a matança de animais. Lembre-se de que o Planeta Terra já era habitado por javalis e lobos e todos os outros animais não-humanos antes do aparecimento do homem.

E sabe quem é a medida de todas as coisas? Não é o homem que mata animais. É a Mãe Natureza, que manda tempestades, furacões, vulcões, ventanias, tsunamis e vírus agressivos para AVISAR que é ela que tem o PODER de destruir o HOMEM.

Pense nisto, antes de matar um animal, filho dessa Mãe Natureza.
De João-Afonso Machado a 10 de Fevereiro de 2021 às 20:14
A Senhora é fanática.
A reapcão contra o fanatismo é o medo.
Ao lê-la a reacção sdetodos nós, ou fica na indiferênça ou no medo.
Penso que na indiferênça, porqu ideias como as suas... Peerdoar-me-á, o silêncio de comentários.
Reveja os apoios no seu blog, sfff.
Os maiores cumprimentos
JAM
De Isabel A. Ferreira a 11 de Fevereiro de 2021 às 17:16
O senhor atreve-se a vir aqui chamar-me de FANÁTICA, quando o FANÁTICO é o senhor? Mas tal não me surpreende, e já estou habituada, porque os caçadores (entre outros predadores-humanos) têm por hábito PROJECTAR nos outros os seus próprios defeitos e frustrações. Leia Freud a este propósito. A isto chama-se “Projecção Freudiana”, e ficará a perceber porquê.
Essa é a projecção típica dos caçadores, dos tauricidas, dos torcionários, de todos aqueles que têm um instinto primitivo, e andam no mundo a cometer crueldades. Está provado pelas Ciências da Mente, que estudam os desvios do comportamento. Uma pessoa que não sofra de um desvio comportamental, não anda por aí aos tiros a seres vivos indefesos, até porque a CAÇA foi um expediente do Homem Primitivo, antes do conhecimento da Agricultura.

A caça e a colecta foram os primeiros modos de subsistência do Homo Sapiens. Eram caçadores e colectores, vivendo numa sociedade na qual toda ou a maior parte do sustento era obtido pela caça de animais selvagens e a colecta de plantas silvestres. Estas actividades foram herdadas directamente do mundo animal, particularmente dos primatas. E esta fase prolongou-se até à revolução neolítica, a partir da qual uns evoluíram, e outros continuaram ainda mais primitivos, até aos dias de hoje. Porque os caçadores-colectores, caçavam, NÃO para se divertirem, mas para se alimentarem.

(Nem sei porque é que estou a perder o meu precioso tempo a esclarecê-lo, com tantos pormenores.)
Veja que é o senhor que gosta de MATAR COBARDEMENTE seres vivos INDEFESOS, não sou eu. O senhor é que é fanático por MATAR, e usa argumentos descabidos, para justificar esse GOSTO MÓRBIDO. Tudo isto está estudado pela Psiquiatria e pela Psicologia.

A reacção contra o fanatismo é o medo, diz o senhor, sem sequer saber o que disse. O senhor está a morrer de medo de perder o seu divertimento favorito: o de MATAR COBARDEMENTE INDEFESOS SERES VIVOS? É isso que quer dizer?

Ao lerem-me (lêem porque querer ler, não são obrigados) reagem deste modo primário; e não ficam indiferentes, e a prova é os comentários que me dirigem, a maioria deles, de anónimos, e tão grosseiros que não são publicáveis. Ao menos, o senhor desabafa com termos publicáveis e com um nome. E por isso publico-lhe os comentários e até lhe agradeço pela “delicadeza” dos adjectivos.

Nada tenho que rever no Blogue. Está muito bem e de boa saúde. Tem um território que abrange 149 países. E o que permito que se veja é apenas a ponta do iceberg. Saiba que num só dia já tive 45 mil visualizações e centenas e centenas de comentários. Obviamente impossível de os publicar a todos. Tive de perder alguns dias para os ler, e poucos foram publicáveis, por conter linguagem bastamente ordinária, como é apanágio de caçadores e afins.

Mas o que me move aqui não é ter muitos comentários, ou muitos seguidores. O que me move é a luta pelo direito à VIDA de todos os seres vivos, humanos e não-humanos; pelos Direitos do Homem, pelos Direitos das Crianças, pelos Direitos dos Animais Não-humanos, pela preservação das espécies, do Planeta e do meio ambiente, pela abolição de práticas medievalescas, pela evolução das mentalidades, pela Civilização e Cultura. E muito recentemente pela Língua Portuguesa que pretendem destruir.

Não se fie naquilo que vê. Porque o iceberg é gigantesco e já contribuiu para o Bem, o Bom e o Belo que a VIDA, nas sociedades humanas e não-humanas, deve englobar. E isso é o que me interessa.
De João-Afonso Machado a 11 de Fevereiro de 2021 às 16:39
Minha senhora, como é possível defender-se isso quando hoje o Interior está completamente desrtificado, viem lá uns tantos velhos e as aldeias estão ao abandono.

Se quiser saber de coisas concretas, faça um estudo da implantação do javali em Portugal na década de 60 do século passado, e do lobo também.
O lobo quase se extinguiu; o javali decuplicou.
Cumprimentos
De Isabel A. Ferreira a 11 de Fevereiro de 2021 às 17:19
Ou eu percebi mal, ou o senhor, com este comentário, quer povoar o interior do País, completamente desertificado, com a matança de javalis?
Se as aldeias estão ao abandono, e se só lá vivem velhos, para que é preciso andarem os velhos, onde suponho que o senhor se encaixe, aos tiros aos javalis?

Os estudos estão realizados. Todos sabemos o que se passa. A caça é um negócio sujo que move muito dinheiro. Querem viver custa de dinheiro sujo de sangue de inocentes, inofensivos e indefesos animais? Isso é de gente com mentes deformadas.
Os javalis têm direito à vida, no seu habitat. Já lhe disse que se o homem-predador não invadir o habitat do javali, o javali não invade ao seu quintal.

O Lobo estava em extinção, porque o homem-predador os MATAVA. Agora o Lobo Ibérico é um animal protegido. Já não pode ser morto pelos ímpetos assassinos dos caçadores. Então viram-se para os javalis. O que têm é de dar ao gatilho, seja como for.

Atire a sua caçadeira a uma fogueira. Dedique-se a algo condizente com a VIDA. A algo civilizado. Plante hortas e pomares ou mande plantar, se já não tiver forças para a enxada). Não ande por aí a MATAR COBARDEMENTE javalis, que têm todo o direito à vida deles, como o senhor tem à sua. Ou acha que a sua vida é mais importante do que a de um javali? A vida de um javali é tão importante para ele, como a sua vida é para si.
Pense nisto. Ainda vai a tempo de evitar a infalível e implacável Lei do Retorno.

Veja o que diz o SÁBIO Victor Hugo:
“O caçador furtivo vive nas matas; o contrabandista nas montanhas ou no mar. As cidades produzem homens ferozes porque corrompem. A montanha, o mar e a mata, criam homens selvagens.”

São selvagens aqueles que MATAM pelo simples prazer de MATAR.
De João-Afonso Machado a 10 de Fevereiro de 2021 às 20:16
E sim, »mãe-narureza» tem sido benigna....
De Isabel A. Ferreira a 11 de Fevereiro de 2021 às 17:18
Não percebeu a minha mensagem da Mãe Natureza. Ela normalmente é benigna, mas ultimamente tem enviado mensagens muito turbulentas, que significam que o homem-predador NÃO ESTÁ no bom caminho. Saiba ler as mensagens que ela tem enviado.

O problema do homem é que a sua mentalidade não acompanha a velocidade do progresso tecnológico. Já se foi à Lua, mas caça-se, não do modo primitivo, com o objectivo da subsistência, mas para darem azo ao gosto do dedo no gatilho.

Comentar post