Não têm vergonha? Não sabem fazer nada mais civilizado? É preciso divertirem-se à moda dos broncos? Logo os bombeiros, que deviam zelar pela vida de todos os seres vivos?
Que raça de bombeiros são os da Malveira?
Falsos bombeiros. Bombeiros carniceiros?
Deixem os bovinos em paz, se querem ser considerados soldados da Paz.
De outro modo, dispam a farda, porque não a sabem honrar.
E que raça de modalidade é essa do Futetoiro?
Já não chegam as outras modalidades parvas?
Tinham de inventar mais uma?
Veja-se a estupidez que é o Futetoiro:
Isto não é de doidos varridos? (Repare-se na assistência…)
***
Além disso, existe uma outra questão.
E faço minhas as palavras do activista Luís Martins:
«O problema é que quando vocês se divertem maltratando animais, o problema deixa de ser exclusivamente vosso.
Todos os seres humanos, dignos desse nome, mais que o direito, tem o dever de intervir, a fim de tentar travar aquilo que é um crime contra um ser vivo, senciente, sensível a sentimentos como o medo e a dor. Não se trata de jogar futebol ou matraquilhos. Em causa está um animal que não quer participar daquilo a que chamam um "divertimento". Para o touro não é divertimento nenhum. Ele vai porque é obrigado. E isso vai contra tudo o que se pode considerar humano.
Maltratar animais é um crime, que só não é ainda punido em Portugal graças à cobardia de políticos que tem medo de perder meia dúzia de votos.
Essas "tradições" envergonham Portugal perante o mundo civilizado.»
Como já tive ocasião de dizer, essas tradições são importadas de Espanha.
Nenhum português que se preze devia fazer sua, uma tradição de quem nos colonizou.
Lamento imenso que se sintam ofendidos com a verdade, mas a verdade está-se nas tintas para o que pensam dela. Quem chama tradição à tauromaquia é um traidor de Portugale da alma lusa. Se a tauromaquia fosse tradição portuguesa não se utilizavam vocábulos castelhanos, e essa forma de falar, nos acontecimentos tauromáquicos é do conhecimento de todos. Não há como negar. Quem apoia a tourada devia renegar a nacionalidade portuguesa e ir para Espanha.
E depois, não sei se entenderam a parte em que vocês estão a obrigar um animal a participar. Se não querem que ninguém se meta, deixem de se meter com os touros.
Correi vocês nus pelas ruas, espetai farpas nas costas uns dos outros. Desde que o façais de livre vontade eu não me meto. Mas quando forçam um animal a participar contra a sua vontade isso já me diz respeito. A mim e a todos os que têm consciência.»
De Joaquim Siquenique a 10 de Junho de 2014 às 01:08
INDIGNAÇÃO Sendo eu, Joaquim Siquenique um dos responsáveis pela organização da Garraiada dos Bombeiros Voluntários da Malveira, não posso ficar calado com a difamação do bom nome desta casa da qual faço parte, e que com muita honra visto esta farda! Vão os Bombeiros da Malveira levar a efeito uma garraiada como tem sido habitual desde à 3 anos atrás, garraiada esta que serve para angariar fundos para a Associação. NUNCA foi nossa intenção MAGOAR animais mas sim promover uma das atividades que é CULTURA PORTUGUESA e tentar angariar fundos para a sobrevivência da Associação! Não queremos com isto desrespeitar ninguém!!! Tentamos agradar a todos, fazendo várias atividades ao longo do ano para aproximar a população a nòs e não a afastar, porque nòs precisamos da população!!! Sendo eu um dos responsáveis da organização da garraiada não posso permitir que a Sra.Isabel A Ferreira responsável do blog (http://arcodealmedina.blogs.sapo.pt/os-bombeiros-da-malveira-pretendem-431545), ofenda os meus colegas e o bom nome desta associação! Se quer que respeitem a sua opinião, RESPEITE quem está disposto a ajudar os outros e por vezes a dar a própria vida!!! Respeito a sua opinião, mas não me posso calar perante esta ofensa... "Não têm vergonha? Não sabem fazer nada mais civilizado? É preciso divertirem-se à moda dos broncos? Logo os bombeiros, que deviam zelar pela vida de todos os seres vivos? Que raça de bombeiros são os da Malveira? Falsos bombeiros. Carniceiros. Deixem os bovinos em Paz, se querem ser considerados soldados da Paz. De outro modo, dispam a farda, porque não a sabem honrar. " Atenciosamente, Joaquim Siquenique
Isabel: Antes de ler a sua resposta a este Siquenique, queria que ele soubesse que a Isabel não está só ! Já em tempos, teci críticas a estas Associações ditas humanitárias mas que não se coíbem de utilizar seres vivos para angariar alguns tostões. E, com base na reclamação do Sr Siquenique, começo por dizer-lhe que "desde á 3 anos atrás" aquele á escreve-se com h A seguir, digo-lhe que não sabe distinguir cultura de barbaridade o que demonstra uma completa ignorância sobre o que é cultura. Depois diz que "tentam agradar a todos". O.K. então para me agradarem a mim, não promovam este tipo de espectáculo e para me agradarem ainda mais, em vez dessa parvoíce bárbara do "fut-touro", promovam filmes pornográficos, que muito mais me agrada (e muito provavelmente vão angariar muito mais dinheiro...!!!) E mais, se têm necessidade de promover esta palhaçada para "aproximar a população" de vocês é porque a população não vê em vocês qualquer utilidade, caso contrário ajudava-vos sem ser necessário estas promoções. E, Sr. Siquenique, lembre-se que há um governo neste país que tem obrigação de vos ajudar. Se não o fazem, revoltem-se, façam manifestações e em último caso levem os deputados e membros do governo para a arena e ponham-nos a jogar qualquer coisa com vocês. Nunca com o Touro, porque este ser vivo NÃO TEM CULPA NENHUMA DA VOSSA SITUAÇÃO. Ou falta-vos coragem para obrigar este Governo a cumprir o seu dever para com este tipo de Associações? Estou farto de ver os bombeiros (muitas vezes com o apoio da igreja) a ir pelo mais fácil (utilizar um inocente animal não humano) para diminuir as dificuldades que têm e que a população e o governo têm obrigação de suprir.
Em defesa da Língua Portuguesa, a autora deste Blogue não adopta o Acordo Ortográfico de 1990, nem publica textos acordizados, devido a este ser ilegal e inconstitucional, linguisticamente inconsistente, estruturalmente incongruente, para além de, comprovadamente, ser causa de uma crescente e perniciosa iliteracia em publicações oficiais e privadas, nas escolas, nos órgãos de comunicação social, na população em geral, e por estar a criar uma geração de analfabetos escolarizados e funcionais. Caso os textos a publicar estejam escritos em Português híbrido, «O Lugar da Língua Portuguesa» acciona a correcção automática.
Comentários
Este Blogue aceita comentários de todas as pessoas, e os comentários serão publicados desde que seja claro que a pessoa que comentou interpretou correctamente o conteúdo da publicação.
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.
Serão eliminados os comentários que contenham linguagem ordinária e insultos, ou de conteúdo racista e xenófobo. Em resumo: comente com educação, atendendo ao conteúdo da publicação, para que o seu comentário seja mantido.