Comentários:
De Anónimo a 25 de Novembro de 2018 às 10:39
Este tema das "touradas" interessa-me.
As touradas nada me dizem mas não diabolizo os seus fãs. Manuel Alegre é para mim uma referência, na poesia. O facto de ele ser fã das touradas não deixa de ser a referencia literaria que sempre foi.
O que ganham as crianças com as touradas ? prefiro ir por aqui, para uma abordagem sem fundamentalismos.
Saudações bloguisticas.
Francisco Laranjeira - Porto.

De Isabel A. Ferreira a 25 de Novembro de 2018 às 12:29
Senhor Francisco Laranjeira, tem todo o direito de expressar o que pensa sobre as touradas, mais propriamente, sobre a selvajaria tauromáquica, e achar o que bem entender dos trogloditas a que chama “fãs” das touradas.

Também tem todo o direito de ter Manuel Alegre como uma referência para a poesia. Os maiores criminosos da História da Humanidade sempre se escudaram nas Artes (música, poesia, literatura, teatro) e cantavam e tocavam piano e escreviam poemas, para disfarçarem a apetência deles pela crueldade. É típico de mentes deformadas.

(Isto não é a minha opinião, é um facto comprovado pelas ciências da Mente).

Manuel Alegre até pode valer alguma coisa como poeta. Mas como “ser humano” não vale nada. O imperador romano Nero gostava de cantar os próprios versos, ao som da lira, que tocava. E era um psicopata.

Matar seres indefesos por prazer não dá humanidade a ninguém. Divertir-se a ver SOFRER seres vivos, não dá humanidade a ninguém. Hitler também escreveu um livro que ficou para os anais da História (Mein Kampf) e não deixa de ser um dos maiores criminosos da Humanidade.

O que ganham as crianças com as touradas? Prefere ir por aí?

Respondo-lhe: as crianças não ganham NADA com as touradas. Só perdem. Perdem HUMANIDADE.

O que ganham os adultos? NADA. Só perdem HUMANIDADE.

Com as touradas, os únicos que GANHAM, são os ganadeiros, os maiores PARASITAS da sociedade portuguesa, que vivem à tripa forra, à custa dos IMPOSTOS dos portugueses. Vá antes por aqui. Que vai bem.

E outra coisa: sugiro que procure saber o que é o FUNDAMENTALISMO e o que é um FUNDAMENTALISTA, porque se espalhou ao comprido (todos se espalham por ignorância), ao aplicar aqui a “abordagem fundamentalista”. Nem aqui nem na Cochinchina esta abordagem pertence ao fundamentalismo. Sabia?

Se bem que é FUNDAMENTAL combater esta peste negra, esta doença do foro psiquiátrico que dá pelo nome de “tauromaquia”. Lei sobre isto.

O que vos falta é MUITA LEITURA das matérias essências ao ser humano.
De Julia a 21 de Junho de 2019 às 13:18
Sabe que há muita caça que serve de controlo de população certo? Por exemplo, na zona de Mafra existem tantos coelhos que se não houvesse um mínimo de controle todo o equilibro da fauna e flor local desaparecia. Eu sou totalmente contra o sofrimento de animais, mas tenho de admitir que muitas vezes os caçadores são precisos. Em relação a tourada, de certeza que se tivesse sido essa atividade a por comida na sua mesa não era tão rápida a julgar. Muita pobreza neste país ainda, e muita gente foge-lhe como pode. Bem Haja
De Isabel A. Ferreira a 22 de Junho de 2019 às 16:55
Júlia, o que sei é que pode fazer-se o controlo da população de coelhos ou outros animais, de um modo civilizado e humano. É só deixá-los resolver naturalmente a situação.

O equilíbrio da fauna sempre se fez NATURALMENTE, não sob a acção do homem, porque os animais já existiam e faziam a selecção NATURAL milhares de anos antes da EXISTÊNCIA da criatura humana. Os animais têm mecanismos naturais para resolverem a questão da superpopulação. Não é preciso que venha o homem com os seus instintos assassinos e, à socapa, matá-los COBARDEMENTE.

Esta é que é a verdade.

O que também sei é que, hoje em dia, a caça já não tem razão de existir. Existe para que um bando de indivíduos, com instintos primitivos, suportados por um negócio chorudo, se divertem a MATAR inocentes, indefesos e inofensivos animais, quando no seu habitat são surpreendidos pela crueldade de criaturas desumanas e cruéis.


Se é contra o sofrimento animal devia saber DISTO. Os caçadores NÃO SÃO precisos absolutamente para nada, a não ser para encher os bolsos ao lobby deles.


Quanto às touradas, não há julgamentos, há FACTOS. Ninguém DE BEM e DO BEM põe comida na mesa à CUSTA da TORTURA de animais. Querem comer? Plantem batatas e couves e feijões nos campos, e comam. Mas deixem os animais em PAZ. Não se DIVIRTAM com o SOFRIMENTO DELES.

A maior pobreza que existe neste país é a pobreza MORAL e CULTURAL, Júlia. Uma lástima.


Se a Júlia (?) fosse realmente CONTRA o sofrimento animal, não teria escrito este comentário, tal como o escreveu, porque nas entrelinhas ficou bem claro que aceita que se MATE e TORTURE ANIMAIS para que bandos de energúmenos possam DIVERTIR-SE.
De Anónimo a 25 de Novembro de 2018 às 10:45
Por principio e por coerência para comigo mesmo, não comento posts. Porque o conteudo de um posto é o modo de pensar do seu autor, é a sua verdade, intocável e inviolavel.. Vou reler o conteudo deste post mas sobre o mesmo nem uma virgula. Direi, isso sim, o que penso, direi a minha parte de verdade sobre as touradas, logo que tenha disponibilidade de tempo.
Bom dia.
De Isabel A. Ferreira a 25 de Novembro de 2018 às 12:49
Senhor Francisco Laranjeira, tem todo o direito de ser coerente consigo próprio. Mas desta vez abriu uma excepção. Correcto?

Pois é, engana-se: o conteúdo das MINHAS publicações NÃO tem nada a ver com o que PENSO, nem com a MINHA verdade, que nem é intocável nem inviolável, porque não trabalho com base na MINHA opinião nem no que penso acerca disto. E nem queira saber, porque a respeito do desrespeito pela VIDA de seres vivos tal como eu, NÃO SOU ABSOLUTAMENTE NADA MEIGA e ultrapassa tudo o que já se tem dito acerca desta selvajaria.

Pois leia e releia o que bem entender. É livre para tal, bem como não querer dizer nem uma vírgula sobre a matéria, o que aliás a ninguém é pedido.

A minha função aqui é apresentar FACTOS. Não opiniões, nem pensamentos.

Pois sem tem UMA VERDADE sobre as touradas, apresente-a. Aqui as verdades da tourada são tantas, assentes em mentiras repetidas durante séculos, por gente não-evoluída, e que acredita cegamente no que diz, que estou curiosa por saber a SUA verdade. Mas por favor, mais do mesmo não. Seja criativo e não se baseie nas mentiras que os trogloditas acham que são verdades, já bastamente desmentidas pela CIÊNCIA.

Esteja à vontade para o fazer.
De fl a 26 de Dezembro de 2018 às 19:01
Considero as "touradas" um espectaculo grotesco e pobre, nada edificante. O que aprenderão as crianças com as touradas, penso que nada. Agora, não diabolizo quem as aprecie.
DªIsabel Ferreira: gostariamos que fizesse um com3entário no nosso blog onde debatemos a problematica dos baixos indices de leitura em Portugal. Cumprts.
Francisco&Alziro
De Isabel A. Ferreira a 27 de Dezembro de 2018 às 14:31
Francisco Laranjeira,

O que significa “não diabolizar” quem aprecia SELVAJARIA TAUROMÁQUICA?

Quem aprecia SELVAJARIA TAUROMÁQUICA não pertence ao rol das pessoas civilizadas e evoluídas. Não é NORMAL apreciar o SOFRIMENTO ATROZ de um ser vivo, e divertir-se com isso. Não é NORMAL.

Quanto ao que me pede, peço-lhe que ponha aqui o link para o vosso Blog.
De Francisco Laranjeira a 27 de Dezembro de 2018 às 17:38
Dª.Isabel Ferreira:
Agradeço-lhe o facto de ter lido o meu comentário e respondido.
1 - Como disse, as "touradas" para mim são um espectaculo pobre, gratuito e nada edificante. Porém, tal postura, não me dá o direito de criticar (maldizer, desdenhar) quem goste das "touradas", pelo simples facto de estarmos numa Sociedade democrática e livre ; quando muito poderei votar contra as "touradas", no lugar e tempo próprios. Depois, também não me considero dono da verdade, professor, perceptor, conselheiro espiritual, civico etc. de ninguém, para interferir no pensar e sentir dos outros cidadãos. Quanto a "touradas" é tudo o que me aprás dizer.
2 - problematica dos baixos indices de leitura em Portugal. Este meu blog tem poucas horas de vida, "dei-o à luz" ontem, ainda é um bébé. Precisa de ser criado a "várias mãos", quantas mais melhor. Acredito que os baixos indices de leitura n-ao são uma causa perdida. Gostaria de chamar pessoas para o debate no:
ler dá saúde
https://lerdasaude.blogs.sapo.pt
francisco laranjeira
Por um Portugal melhor. Saudações patrioticas.
fl
De Isabel A. Ferreira a 28 de Dezembro de 2018 às 17:07
Caro Francisco Laranjeira,

Já fui ao seu Blog, e já lá deixei um comentário.

Quanto às touradas, não posso concordar consigo, no que respeita ao CRITICAR os que “gostam” de touradas, unicamente porque as touradas não são uma questão de gosto ou liberdade. Precisamente porque estamos numa sociedade democrática e livre devemos CRITICAR e CONDENAR as touradas, porque elas são uma prática CONDENÁVEL e incompatível com a democracia e liberdade.

Em democracia não há lugar para TORTURA DE SERES VIVOS, nem liberdade para os torturar. Isso faz parte das ditaduras.

Estamos num plano de crimes contra a VIDA, ainda que essa vida seja a de Touros e Cavalos.

Com certeza que não dirá o mesmo dos pedófilos (que terão a mesma liberdade de gostar de molestar meninos) ou dos violadores que adoram violar senhoras. Existem coisas que não são do âmbito da liberdade.

As touradas não são uma questão de gosto, nem de pensar ou de sentir. São uma questão de ÉTICA, e o que é da ÉTICA não pode ser violado. A TORTURA não pode ser consentida, nem sentida, nem gostada, nem pensada. Ao darmos a tal “liberdade” de eles praticarem esta selvajaria, estamos a CONSENTIR e a APOIAR a SELVAJARIA. E isto é inconcebível, numa sociedade democrática e livre. Não pense apenas na liberdade dos aficionados. E a liberdade dos Touros e dos Cavalos, onde fica?

É nosso DEVER CÍVICO condenar e criticar os que praticam, apoiam e aplaudem esta prática selvagem e bárbara que tortura seres vivos SENCIENTES para diversão, para que eles não julguem que isto faz parte da vida normal das pessoas, ou é uma prática que faça parte da CIVILIZAÇÃO.

Nenhum cidadão deve TER A LIBERDADE de torturar seres sencientes. Como vê, isto não tem, nada a ver com LIBERDADE ou DEMOCRACIA. Muito pelo contrário.

Com liberdade e democracia tem a ver a crença religiosa, o partido político, o clube de futebol, o gosto pelo amarelo, enfim, a TORTURA não entra aqui.
De Anónimo a 28 de Dezembro de 2018 às 19:22
Dª.Isabel Ferreira:
Sobre as touradas já me pronunciei aqui neste espaço. Como disse antes, quando se me deparar a oportunidade de dar o meu voto não terei duvidas de que votarei contra as touradas. Ponto. Paralelamente a este espectaculo grotesco; existem outros de que pouco ou nada se fala e talvez me impressionem mais do q as touradas: são os animais selvagens retidos nos Zoos. Isto é que eu considero absolutamete vergonhoso, ver leões, tigres, elefantes, macacos e outros animais selvagens, moribundos, cheios de moscas, a podrecerem, fedorentos, coisa absolutamente vergonhosa. E os animais no circo também não fazem sentido algum. De resto, quando a Assembleia da Republica não proibe tais espectaculos o que poderei eu fazer humilde cidadão. Melhores cumprimentos. Francisco Laranjeira.

Comentar post