Senhor Cláudio Chaves, tenho todo o gosto em o elucidar.
Não segue touradas, mas vê touradas e gosta principalmente dos actos dos cobardes forcados. É típico. Mas todos os outros: os bandarilheiros, toureiros, montadores de Cavalos (cavaleiros são de outra estirpe) são uns refinados COBARDES.
Mas os maiores cobardes são os forcados.
Pois se não tem capacidade de ver em que medida um forcado tortura um touro, eu vou explicar-lhe, de um modo nu e cru, e se ainda assim, não conseguir vislumbrar cobardia e tortura na actuação dos cobardes forcados, é alguém perdido para a Humanidade, pois não tem um pingo de empatia, que é o sentimento maior do ser humano, um sentimento também existente em todos os animais não-humanos, excepto no animal desumano, que é o caso dos cobardes forcados que, quando vão para arena, já vão com os copos.
Então vamos pôr a coisa assim:
O senhor Cláudio Chaves (Touro) é atacado, num beco sem saída (praça de touros), por um bando de assaltantes que, para simplesmente se divertir (os toureiros, bandarilheiros, montadores de Cavalos) lhe desfere várias facadas (bandarilhas) e o abandonam à sua sorte. O senhor Cláudio Chaves, rasgado nas suas carnes, por dentro e por fora, fica a sangrar abundantemente, perde alguma força (Touro), e tenta desesperadamente manter-se de pé para ir pedir ajuda, mas, entretanto, outro bando de rufias alcoolizados (forcados) aparece, e vêem-no naquele estado, a sangrar, todo retalhado, com um olhar de desespero, cheio de dores, num estado deplorável, indefeso e inofensivo (Touro) e o que se lembram eles de fazer para se divertirem um pouco mais? Lembram-se de lhe puxar as pernas e os braços, andar com o senhor Cláudio Chaves, que cada vez sente mais dores e perde mais sangue (Touro), às voltas, às voltinhas, e mais puxadelas de pernas e braços, e as dores a aumentarem… e os rufias a divertirem-se com a sua dor, com a sua fraqueza, com o seu estado indefeso…
É isto que acontece com o Touro numa arena. Assim tal e qual, porque o Touro é um ANIMAL dotado de um sistema nervoso central tal como o senhor Cláudio Chaves. E se o senhor Cláudio Chaves tiver capacidade para se pôr no lugar do Touro e sentir todo aquele sofrimento que seria também o seu, entenderá por que os forcados são uns COBARDES: porque atacam um TOURO JÁ MORIBUNDO, a sangrar, cheio de dores, com as carnes rasgadas, a sofrer desesperadamente, tal como o senhor Cláudio Chaves sofreria se lhe acontecesse o que eu acabei de relatar.
Por vezes, os Touros mais fortes, reúnem as derradeiras forças e mandam os forcados desta para melhor, na tentativa que fazem para se defenderem. E só lamento que não haja mais Touros com essa derradeira força, mais vezes, porque o que fazem a um animal ferido é de uma extrema crueldade.
E agora, senhor Cláudio Chaves, se o senhor não conseguiu entender por que os forcados são os maiores COBARDES da tourada, é porque o senhor não é dotado do sentimento maior do ser humano: a empatia. E sem empatia o animal homem não é um ser humano, mas simplesmente um ser desumano, mais desumano do que o Touro considerado um ser não-humano, mas SENCIENTE.