É mulher, é guerreira, é corajosa, tendo dado o seu contributo para o benefício da Humanidade, conforme a vontade expressa do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896), que tendo inventado a dinamite, com a intenção de que fosse benéfica para a Humanidade, para uso na construção civil e mineração, veio a tornar-se nociva, sendo utilizada em guerras. Para redimir este efeito nocivo da sua invenção, Alfred Nobel quis legar a sua fortuna a pessoas que trabalhassem para “o benefício da humanidade”, e foi assim que nasceu a ideia do Prémio Nobel, aos que contribuem para o Bem, o Bom e o Belo.
Parabéns, María Corina Machado, que tem ascendência portuguesa.
Isabel A. Ferreira

O Prémio Nobel da Paz de 2025 foi atribuído à líder da oposição venezuelana María Corina Machado, anunciou esta quinta-feira o Comité Nobel Norueguês no Instituto Nobel Norueguês, em Oslo.
Entre 2011 e 2014 foi deputada da Assembleia Nacional da Venezuela. Chegou a estar detida ao sair de uma manifestação contra o presidente Nicolás Maduro na região de Caracas.
Corina Machado recebe este prémio "pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia", anunciou o comité em comunicado.
"O Prémio Nobel da Paz de 2025 vai para uma defensora da paz corajosa e comprometida – para uma mulher que mantém acesa a chama da democracia em meio a uma escuridão crescente. (...) Enquanto líder do movimento pela democracia na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos", sublinhou o Comité.
Nascida em Caracas em 1967, María Corina Machado é conhecida como uma das figuras mais importantes da política da Venezuela e influente da oposição ao regime de Nicolás Maduro.
Em 2024 foi impedida pela justiça venezuelana de concorrer à presidência e desafiar Nicolás Maduro. Acabou por, mais tarde, apoiar o opositor Edmundo González Urrutia, a quem a vitória foi negada pelo governo, apesar das evidências apresentadas pela oposição.
Desde essa altura que vive na clandestinidade.
Fonte da Notícia:
https://sicnoticias.pt/mundo/2025-10-10-maria-corina-machado-vence-premio-nobel-da-paz-06378b6f
***
Donald Trump, queria porque queria, ganhar este prémio, e pediu-o descaradamente, não tendo a noção do ridículo desta pedinchice.
Venceu o Bom Senso, e o prémio foi atribuído a quem já tinha mostrado trabalho feito.
Vence quem luta pela Democracia, pelo bem da Humanidade.
Não vence quem está a enveredar por uma ditadura, que destrói os valores democráticos.
E agora Trump é alvo de chacota:

(Legenda: «Eu quero o meu Nobel!!»)
Fonte da imagem:
https://www.facebook.com/photo?fbid=10235096209758472&set=a.10207867496497658