Quarta-feira, 11 de Maio de 2016
Acabei de receber esta fotografia relacionada com o desfile de animais durante as Festas do Espírito Santo. No caso concreto, a fotografia foi tirada na Rua do Penedo, em Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel, Açores.
Não será possível realizar festas sem fazer sofrer animais? A igreja católica tem a certeza de que o Espírito Santo aplaudirá esta barbárie?
Isto é a maior demonstração do atraso civilizacional em que ainda está mergulhado o arquipélago dos Açores, em pleno século XXI depois de Cristo.
Touro a sangrar na Rua do Penedo - Vila Franca do Campo (Açores) tinha uma argola enfiada nas narinas. Isto será coisa de gente civilizada?
***
Eis a minha resposta às várias dezenas de comentários que fizeram a esta publicação:
Açorianos, esta é a vossa "cultura" que tanto defenderam nos comentários que me enviaram…
Isabel A. Ferreira
tags: arquipélago dos açores,
depois de cristo,
desfile de animais,
espírito santo,
festas do espírito santo,
igreja católica,
ilha de são miguel,
pan,
século xxi,
touro,
vila franca do campo
De Artur Moniz a 12 de Maio de 2016 às 11:12
lamentavelmente perdi 15 minutos preciosos do meu tempo para ler tais comentários.
embora o artigo esteja parcialmente correto o seu comentário sobre os Açores para alem de generalista e ofensivo está completamente errado.
sendo que os açores estão na idade da pedra como a senhora mencionou pode ser categorizado pela NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL as melhores ilhas mundiais para turismo, ou como pode se palco de um dos malhores eventos da redbull?
o que ha que se perceber neste artigo é que sim, os Açores são muito enraizados as suas tradições e costumes e neste caso em especifico para quem não sabe, o desfile realiza-se com o intuido de demonstrar a população as oferendas feitas em homenagem ao divino espirito santo, agradecendo pela saciedade e para pedir por mais um ano de fartura. tambem podendo ser feita como promessa oferecendo algo dai o tipico cortejo dos carros de bois com o leite vinho e massa...
mas não fugindo ao assunto e me reenquadrando
como pode alguem tão civilizado se achar o dono da razão e não respeitar a opinião de outrem?
como pode alguem civilizado partir para os insultos com outra pessoa em vez de usar argumentos validos e estruturados para rebater a situação em questão?
colocando a situação em outro ponto de vista:
(presumo que seja vegetariana ou todo o seu blog e uma autentica farça)
um animal morre por necessidade de consumismo, temos que alimentar a humanidade (embora concorde que por vezes o consumo e maior a necessidade real)
todos os seres vivos tem sentimentos, concordo plenamente ate mesmo as plantas (segundo um estudo realizado pelo universidade de harvard a forma como cuida da sua planta demosntra diferentes padrões de crescimento como se der amor e atenção cresce bonita e forte se apenas regar será uma planta mas se comunicar com a planta colocar musica e afins muda completamente a sua extrutura.
o mesmo com os animais, quando leva seu cao a passear, pode sim haver um incidente em que sufoque o cao com a trela embora acidentalmente.
aqui vejo um boi ou como chamamos nos açores um "gueixo" que rebentou a argola nasal que eventualmente poderia acontecer no pasto.
isto faz parte da tradição, contudo um lamentavel incidente faz com que tudo seja generalizado, porque esquecem-se que durante este desfile os animais têm paragens pa beber agua e descansar. este argumento não foi menconado no artigo.
em sintese quando se quer faer jornalismo diferente do circo de jornalistas que atualmente existe, faça como deve ser, não com meias verdades ou informações que lhe aumentem as audições/visualizaçãoes neste caso,
lamento talvez o facto de estar fora de portugal ha algum tempo me fez perder a fluencia no portugues ou deverei dizer que sou primitivo barbaro e ignorante por ser dos açores?
um bem haja para todos
Artur Moniz,
Se perdeu minutos da sua vida a ler os comentários desta publicação, o problema será seu. Ninguém o obrigou.
Tem razão quando diz que o meu comentário está PARCIALMENTE correcto. Esqueço-me sempre de dizer que o arquipélago dos Açores para ser um paraíso terrestre (porque tem as mais belas paisagens do mundo) precisa que o povo açoriano INCULTO (que infelizmente é ainda uma fatia bastante considerável da população) EVOLUA mentalmente, civilizacionalmente, culturalmente, socialmente, e deixe-se de práticas bárbaras e primitivas.
A selvajaria tauromáquica que por aí se pratica, não consta dos roteiros turísticos da National Geographic.
E não chame “tradições” às barbaridades que se cometem com animais sencientes e indefesos. Isso é simplesmente um costume bárbaro, herdado dos bárbaros espanhóis que aí estiveram.
O desfile de que fala implica a tortura de animais, ainda que sejam utilizados como carregadores de oferendas.
Que as levem os machos humanos da terra. Se o touro, a vaca, o boi ou o bovino (como lhe queira chamar) que se vê na foto, bastante MALTRATADO estivesse no pasto, onde é o seu lugar, não teria sangrado deste modo, tendo argolas enfiadas nas narinas. E isto, desculpe, NÃO É DA CIVILIZAÇÃO.
Quando se trata de torturar seres vivos, não há OPINIÕES, há ACTOS. E os actos, neste caso, são bastante CENSURÁVEIS.
Sou vegetariana sim, e o meu blogue não é uma “FARSA”, muito menos uma “FARÇA”.
Neste Blogue diz-se as VERDADES nua e cruamente, apresentam-se FACTOS e ACTOS e não se dá OPINIÃO. É um Blogue de intervenção. Não de opinião.
E não venha misturar alimentação com TORTURA PARA DIVERTIR SÁDICOS. São duas coisas completamente diferentes.
E acabo aqui as minhas considerações, porque se não consegue DESTRINÇAR uma coisa da outra, não estou aqui a fazer nada.
Ninguém é ignorante por ser dos Açores. Nunca o disse.
Mas todos os que praticam, defendem, apoiam e aplaudem a SELVAJARIA TAUROMÁQUICA OU QUALQUER OUTRA PRÁTICA que USE e ABUSE de ANIMAIS SENCIENTES e INDEFESOS é IGNORANTE AO MAIS ALTO GRAU. Isso não tenha dúvida.
Quem quiser enfiar a carapuça, que enfie. Eu não a forço pela cabeça abaixo de nenhum açoriano.
Comentar post