Acabei de receber esta fotografia relacionada com o desfile de animais durante as Festas do Espírito Santo. No caso concreto, a fotografia foi tirada na Rua do Penedo, em Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel, Açores.
Não será possível realizar festas sem fazer sofrer animais? A igreja católica tem a certeza de que o Espírito Santo aplaudirá esta barbárie?
Isto é a maior demonstração do atraso civilizacional em que ainda está mergulhado o arquipélago dos Açores, em pleno século XXI depois de Cristo.
Touro a sangrar na Rua do Penedo - Vila Franca do Campo (Açores) tinha uma argola enfiada nas narinas. Isto será coisa de gente civilizada?
***
Eis a minha resposta às várias dezenas de comentários que fizeram a esta publicação:
Açorianos, esta é a vossa "cultura" que tanto defenderam nos comentários que me enviaram…
Isabel A. Ferreira
De Mariana a 12 de Maio de 2016 às 11:04
Não sei quem julga ser, mas aqui na Terceira, "gente tola e touros tem bom remédio... Paredes bem altas"!
Obviamente que tem uma frustração qualquer em relação aos Açores, pois já é o segundo post que vejo a difamar as nossas ilhas. Talvez um amor não correspondido, não sei e dispenso saber!
Com que então somos "primitivos" não é? Bem, quanto a vocês aí fora não sei, mas nós gostamos de manter vivas as nossas tradições. Sim, existem imprevistos que obviamente ninguém conta... Como tudo na vida! Aposto que quando se magoa no trabalho, não diz "Vou deixar de trabalhar", por amor de Deus! A senhora não sabe do que fala e como tal "burro calado passa por discreto". Até porque nós temos tudo o que precisamos, tal como vocês... Uma das grandes diferenças dos continentais e das nossas ilhas é que nós não vos difamamos, porquê? Porque não há necessidade para tal e muito menos paciência para discutir costumes vossos. Mas é só uma opinião!
Mariana, eu sou eu. E mais ninguém
E por favor, seja RACIONAL.
DIFAMAR os Açores?
Quem DIFAMA a espécie humana e INSULTA as pessoas lúcidas são os açorianos broncos com as suas práticas broncas e primitivas. Não queira reverter os valores.
Vejo que este dito: «gente tola e touros tem bom remédio... Paredes bem altas!» É um dito açoriano que só diz do atraso de vida que por aí vai. Não se vanglorie com ele.
Os seus argumentos para defender o indefensável são tão irracionais que metem dó.
Lêem todos pela mesma cartilha, são incapazes de fazer raciocínios e de ir mais longe nas apreciações.
Chamar “tradição” a um costume bárbaro e primitivo, que nem os mais primitivos homens das cavernas (tenho de andar sempre a repetir isto) praticavam, é de facto um INSULTO à inteligência humana.
As tradições dignificam o homem. A tauromaquia é a “arte” dos broncos.
Quando uma pessoa se magoa no trabalho, é porque ESTAVA A TRABALHAR, e não a servir de DIVERTIMENTO para broncos. Não faça comparações PARVAS.
Vocês até podem ter tudo do que precisam, mas não tem o principal: DISCERNIMENTO, MENTALIDADE EVOLUÍDA, se tivessem não andavam a divertir-se à custa do SOFRIMENTO de animais indefesos. E a isto chama-se ATRASO CIVILIZACIONAL. Gostem ou não.
E fique sabendo que os açorianos broncos (porque os há CULTOS) DIFAMAM Portugal com a prática da SELVAJARIA TAUROMÁQUICA. INSULTAM o mundo civilizado. APOUCAM-SE diante da espécie humana.
Sigam o exemplo da ILHA DA MADEIRA, e EVOLUAM.
De Anónimo a 12 de Maio de 2016 às 12:34
E o Continente não possui também tauromaquia? Não possui desfiles de animais nas ruas? Não têm tradições como diz aos açorianos primitivas? Não vou lhe responder quero é que me responda!
Só os Açores fazem isso ?
E a Madeira que refere ser evoluída, não possui tradições com animais?
Passar bem!
Pois não é que o Continente também tem tudo isso, e mais algumas barbaridades?
Pois não é que o Continente também está cheio de broncos?
E o que é que isso quer dizer? Pretende justificar uma ESTUPIDEZ com outra ESTUPIDEZ?
Faça-me o favor…
A propósito, a Madeira está limpa. Fazem festas com flores...
De awake a 12 de Maio de 2016 às 23:25
lool
lool...lool...lool...lool...lool...lool...
Cansei-me!
De Mariana a 12 de Maio de 2016 às 12:35
Já viu alguma tourada à corda? Já testemunhou festas do Espírito Santo? Já assistiu a bailinhos de Carnaval? Festas tradicionais? Pois logo vi! Baseia-se em coisas que não sabe se são verídicas! Para si é tudo um problema por causa dos animais, mas deixe-me dizer-lhe com tanta merda para se preocupar, é logo com a nossa cultura que tem que mandar vir? É que nunca viu, eu não gosto de touradas de praça, mas touradas à corda adoro! E os animais não são mal tratados! Nunca vi tanta ignorância junta! A sua boa deve estar ligada ao seu rabo para dizer tanta porcaria! Esteja calada em relação aos nossos costumes e um dia que passe cá testemunhe a essência dos nossos costumes e deixe-se dessas paneleirices
Mariana, acha que sou bronca para ir divertir-me a ver a estupidez da tourada à corda, ou a ver desfilar animais para festejar espíritos santos AO VIVO? Já vi em vídeos e tive de ir VOMITAR.
Aos bailinhos de carnaval, e outras que tais festas, que não incluem animais, que não os humanos, já assisti e GOSTO MUITO.
E vou fazer-lhe uma confidência: gosto bastante de dançar música pimba nos bailinhos das festas de aldeia.
Pois fique sabendo que isso a que chama “vossa cultura” não passa de costume bárbaro, primitivo e bronco. E se os animais não são maltratados ponha-se no lugar deles. Talvez aí eu me predispusesse a ir ver uma marianada à corda, ao vivo, e assim poderia testemunhar a ESSÊNCIA primitiva dos vossos costumes BÁRBAROS.
Brilhantes, as suas duas últimas frases. Dizem bem da INCULTURA, e da falta de educação e instrução que por aí grassa.
Obrigada por ter aqui demonstrado que TENHO RAZÃO.
De Mariana a 12 de Maio de 2016 às 12:43
Já agora, já que se acha tão superior, tão nariz empinado, tão independente! Saberá que nós não somos o único país a fazer touradas... E já que diz que nós não temos mentalidade evoluída, em vez de mandar boquinhas venha para cá e faça melhor ,se conseguir (o que duvido seriamente)! Só lhe digo uma coisa... Somos muito agarrados àquilo que é nosso... Acho que nem um dia iria aguentar... da maneira que se acha esperta facilmente o seu nariz empinado cair-lhe-ia aos pés
Ai, Mariana, que grande novidade me dá.
Não são os únicos a fazer touradas? A sério?
Há mais gentinha no mundo a fazer touradas?
Vê-se logo que não se passeia pelo meu Blogue.
Mas se tiver um tempinho livre, dê um passeio pelo meu Blogue e VEJA o que sei sobre esta matéria… E talvez não seja o meu nariz empinado a cair aos pés…
Promete?
Comentar post