De Tânia Serafim a 2 de Julho de 2018 às 16:59
Eu sou de Benavente, e concordo com o post, mas quero pedir que não generalizem tanto esse "gosto" por esse tipo de práticas, pois cada vez mais pessoas (como eu) detestam essa pratica, e cada vez mais pessoas vão la para ver as pessoas que se metem com o animal se darem mal (a piada está cada vez mais em vez as pessoas que provocam e depois fogem como cobardes do que em ver o animal sofrer, que deixo na claro que não é mal tratado dessa maneira que retratam, e olhem que eu odeio essa pratica, pois o animal está a ser incomodado sim, mas não é mal tratado) é verdade sim que há casos em que abusam da brincadeira e são mais brutas com os touros, mas não generalizem isso, não comparem com os animais que são mesmo mal tratados e mortos... Não estou a defender a prática, porque também acho errado, o animal está a ser incomodado, porem é uma prática ja com muitos muitos anos, não desaparece de um ano para o outro, pois ainda há muitas pessoas que cresceram com essa brincadeira nas festas e que viveram com isso, não vão aceitar perder essa pratica assim sem mais nem menos, mas isso não é só em Benavente, é como em todo o lado, então não generalizem Benavente como se todos fossem ignorantes e tal, porque não é assim, e o interesse ja parece estar a desaparecer para os mais novos (visto que isso é uma coisa que pertence aos mais velhos e que acompanhou a sua vida, normal ainda ser adotada por eles) infelizmente ainda muitos jovens já estão a ganhar interesse, mas por influencia de mais velhos. Então sim concordo com o post, esta prática devia ser proibida, mas não utilizem isso como imagem de Benavente, é uma pratica errada como muitas em Portugal e que é praticada em muitos sítios, não só aqui! E é como a nossa festa da sardinha assada, onde o tema são as sardinhas, mas cada vez há menos interesse nelas (apenas ainda existem porque faz parte da tradição, apesar de ja quase ninguém comer) então não olhem para Benavente com essa imagem, e tentem conhecer pessoalmente!
De Isabel A. Ferreira a 2 de Julho de 2018 às 18:23
Tânia, vamos lá a ver: quando se diz que Portugal é um país pobre, será verdade? Não haverá nele gente muito, muito rica? E os ricos ficarão a chorar, por causa disso?

O mesmo se passa ao nível de Benavente.

Benavente é uma terra atrasada civilizacionalmente. É um facto. Mas terá gente de nível mais elevado. É um facto também. E ninguém tem de levar a mal. É só não enfiar a carapuça, e fazer com que a terra evolua.

Quanto aos maltratos do Touro, eles existem, sim. Basta retirar o Touro do seu habitat natural e levá-lo para um lugar estranho, confinado, com gente parva a gritar atrás dele, estando ele indefeso, isto é uma VIOLÊNCIA. É que não se sofre apenas se somos espetados com farpas. Sofre-se muito quando nos molestam PSICOLOGICAMENTE. Veja que os Touros não nasceram para isto. E eles sofrem horrores, porque não sabem o que estão ali a fazer, num lugar estranho às pastagens. Consegue entender isto?

Além disso, largadas de Touros é uma prática medieval e muito, muito grosseira. Por que não largam várias dezenas de enxames de abelhas, e se divertem a andar atrás delas? Sabe porquê? Porque as abelhas FERRAM e os Touros não ferram. E se largassem leões esfomeados? Não, porque os leões FERRAM, mas os Touros não ferram. Vê a diferença?

Não venha para aqui dizer que não maltratam o Touro, porque o Touro é violentado, sem dó nem piedade. E já morreram alguns e todos ficam feridos, com tanta brutalidade.

Se querem evoluir, deixem-se dessas práticas broncas. E sim, as coisas podem mudar do dia para a noite, se forem bárbaras. Basta querer.

E quer queira, quer não, Benavente foi alvo de uma notícia na televisão e a imagem que ficou foi a de uma terrinha muito, mas muito atrasada.

Não querem ser atrasados? Então evoluam. Mandem às malvas essas práticas boçais. E façam festivais de música. Se é contra esta parvoíce, proponha diversões mais civilizadas, e não venha para aqui falar de “tradição” por isso não passa de um costume bárbaro. A tradição dignifica o povo. E essa parvoíce catapulta-o para o rol dos atrasados.

E é isso que querem para Benavente?
De Anónimo a 3 de Julho de 2018 às 15:38
Não sei qual o argumento pior, se é o facto de comparar um enxame de abelhas ou leões esfomeados e dizer que a única razão pela qual não são escolhidos para o mesmo efeito é porque os touros não ferram...pois certamente nunca viu um touro a marrar. Ou o facto de caracterizar uma festa e uma terra que apenas conhece através de uma noticia (que toda a gente sabe que são moldadas ao que as pessoas gostam de ouvir). Como nunca foi a esta festa, posso garantir de que fica muito a quem do que possa imaginar, pois se pensa que a festa da amizade apenas de touros se trata está muito enganado. Benavente é tradição e não, não me refiro às largadas mas sim a toda a festa em seu redor. Aconselho vivamente a experimentar até porque benavente tem muito mais para se conhecer. E na verdade, se caracteriza Benavente e os seus habitantes apenas por uma tradição que se acontece por cerca de 50 horas durante um ano inteiro, não sei quem é mais retrógrado e não vê a evolução a frente.
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.