Comentários:
De Arsénio Sousa Pires a 2 de Julho de 2018 às 00:03
Sim. Benavente tem que evoluir e deixar de se divertir à custa do sofrimento dos outros.
Que gozo poderá causar a um humano do século XXI este brutalidade sádica que dá pelo nome de "largada de touros"?
Os touros, como bovinos que são, devem ser largados mas é nos campos e prados. Não fazem mal a niguém. Não lhe façamos mal também!
De Isabel A. Ferreira a 2 de Julho de 2018 às 10:37
Exacto, Arsénio Pires.
Mas o seu pensar é das mentes superiores.
E esta gentinha de Benavente ainda tem muito que evoluir. Está ainda no estádio mais baixo da evolução da Humanidade.
Temos de continuar a insistir.
De Tânia Serafim a 2 de Julho de 2018 às 16:59
Eu sou de Benavente, e concordo com o post, mas quero pedir que não generalizem tanto esse "gosto" por esse tipo de práticas, pois cada vez mais pessoas (como eu) detestam essa pratica, e cada vez mais pessoas vão la para ver as pessoas que se metem com o animal se darem mal (a piada está cada vez mais em vez as pessoas que provocam e depois fogem como cobardes do que em ver o animal sofrer, que deixo na claro que não é mal tratado dessa maneira que retratam, e olhem que eu odeio essa pratica, pois o animal está a ser incomodado sim, mas não é mal tratado) é verdade sim que há casos em que abusam da brincadeira e são mais brutas com os touros, mas não generalizem isso, não comparem com os animais que são mesmo mal tratados e mortos... Não estou a defender a prática, porque também acho errado, o animal está a ser incomodado, porem é uma prática ja com muitos muitos anos, não desaparece de um ano para o outro, pois ainda há muitas pessoas que cresceram com essa brincadeira nas festas e que viveram com isso, não vão aceitar perder essa pratica assim sem mais nem menos, mas isso não é só em Benavente, é como em todo o lado, então não generalizem Benavente como se todos fossem ignorantes e tal, porque não é assim, e o interesse ja parece estar a desaparecer para os mais novos (visto que isso é uma coisa que pertence aos mais velhos e que acompanhou a sua vida, normal ainda ser adotada por eles) infelizmente ainda muitos jovens já estão a ganhar interesse, mas por influencia de mais velhos. Então sim concordo com o post, esta prática devia ser proibida, mas não utilizem isso como imagem de Benavente, é uma pratica errada como muitas em Portugal e que é praticada em muitos sítios, não só aqui! E é como a nossa festa da sardinha assada, onde o tema são as sardinhas, mas cada vez há menos interesse nelas (apenas ainda existem porque faz parte da tradição, apesar de ja quase ninguém comer) então não olhem para Benavente com essa imagem, e tentem conhecer pessoalmente!
De Isabel A. Ferreira a 2 de Julho de 2018 às 18:23
Tânia, vamos lá a ver: quando se diz que Portugal é um país pobre, será verdade? Não haverá nele gente muito, muito rica? E os ricos ficarão a chorar, por causa disso?

O mesmo se passa ao nível de Benavente.

Benavente é uma terra atrasada civilizacionalmente. É um facto. Mas terá gente de nível mais elevado. É um facto também. E ninguém tem de levar a mal. É só não enfiar a carapuça, e fazer com que a terra evolua.

Quanto aos maltratos do Touro, eles existem, sim. Basta retirar o Touro do seu habitat natural e levá-lo para um lugar estranho, confinado, com gente parva a gritar atrás dele, estando ele indefeso, isto é uma VIOLÊNCIA. É que não se sofre apenas se somos espetados com farpas. Sofre-se muito quando nos molestam PSICOLOGICAMENTE. Veja que os Touros não nasceram para isto. E eles sofrem horrores, porque não sabem o que estão ali a fazer, num lugar estranho às pastagens. Consegue entender isto?

Além disso, largadas de Touros é uma prática medieval e muito, muito grosseira. Por que não largam várias dezenas de enxames de abelhas, e se divertem a andar atrás delas? Sabe porquê? Porque as abelhas FERRAM e os Touros não ferram. E se largassem leões esfomeados? Não, porque os leões FERRAM, mas os Touros não ferram. Vê a diferença?

Não venha para aqui dizer que não maltratam o Touro, porque o Touro é violentado, sem dó nem piedade. E já morreram alguns e todos ficam feridos, com tanta brutalidade.

Se querem evoluir, deixem-se dessas práticas broncas. E sim, as coisas podem mudar do dia para a noite, se forem bárbaras. Basta querer.

E quer queira, quer não, Benavente foi alvo de uma notícia na televisão e a imagem que ficou foi a de uma terrinha muito, mas muito atrasada.

Não querem ser atrasados? Então evoluam. Mandem às malvas essas práticas boçais. E façam festivais de música. Se é contra esta parvoíce, proponha diversões mais civilizadas, e não venha para aqui falar de “tradição” por isso não passa de um costume bárbaro. A tradição dignifica o povo. E essa parvoíce catapulta-o para o rol dos atrasados.

E é isso que querem para Benavente?
De Anónimo a 3 de Julho de 2018 às 00:51
Vocês é que são atrasados mentais não se esconda venham cara a cara dizer isso não sejam ipocritas
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 12:19
Apesar de este comentário ser extremamente parvo, vou publicá-lo e aproveitar para chamar a atenção para três pontos:

Primeiro: é dos atrasados mentais divertirem-se a torturar animais. Nós não nos divertimos a torturar animais, logo, não somos atrasados mentais. Então quem são os atrasados mentais?

Segundo: pois eu já estive cara a cara com um torturador de Touros para lhe dizer isto mesmo, e sabe o que aconteceu? Ele começou a tremer como varas verdes, diante de mim. Tiveram de o levar dali, porque estava quase a dar-lhe um chelique. É que os torturadores de Touros são muito valentes diante de Touros já enfraquecidos e com os cornos embolados. Agora diante de alguém que tem a força dos ventos e não tem cornos embolados, os torturadores borram-se de medo.

Terceiro: vá estudar Português, porque “ipocritas” é o linguajar da Dona Nanselê Nansescreve.
De Anónimo a 3 de Julho de 2018 às 15:38
Não sei qual o argumento pior, se é o facto de comparar um enxame de abelhas ou leões esfomeados e dizer que a única razão pela qual não são escolhidos para o mesmo efeito é porque os touros não ferram...pois certamente nunca viu um touro a marrar. Ou o facto de caracterizar uma festa e uma terra que apenas conhece através de uma noticia (que toda a gente sabe que são moldadas ao que as pessoas gostam de ouvir). Como nunca foi a esta festa, posso garantir de que fica muito a quem do que possa imaginar, pois se pensa que a festa da amizade apenas de touros se trata está muito enganado. Benavente é tradição e não, não me refiro às largadas mas sim a toda a festa em seu redor. Aconselho vivamente a experimentar até porque benavente tem muito mais para se conhecer. E na verdade, se caracteriza Benavente e os seus habitantes apenas por uma tradição que se acontece por cerca de 50 horas durante um ano inteiro, não sei quem é mais retrógrado e não vê a evolução a frente.
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:43
Bem, se não percebeu a analogia dos leões e das abelhas, leia até perceber.

Quanto às marradas, que marradas? se o Touro tem os cornos embolados? Se o Touro está indefeso? Se o Touro é um bovino?

Mas nada disto interessa, o que interessa é que a festa da amizade de Benavente é MANCHADA pela largada de Touros, uma prática troglodita, de trogloditas, para trogloditas. Isto NÃO É uma tradição. Isto é um COSTUME BÁRBARO.

E isto catapulta Benavente para o rol das localidades atrasadas civilizacionalmente.
PONTO.

O que é que ainda não entendeu?
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:44
Bem, se não percebeu a analogia dos leões e das abelhas, leia até perceber.

Quanto às marradas, que marradas? se o Touro tem os cornos embolados? Se o Touro está indefeso? Se o Touro é um bovino?

Mas nada disto interessa, o que interessa é que a festa da amizade de Benavente é MANCHADA caracterizada pela largada de Touros, uma prática troglodita, de trogloditas, para trogloditas. Isto NÃO É uma tradição. Isto é um COSTUME BÁRBARO.

E isto catapulta Benavente para o rol das localidades atrasadas civilizacionalmente.
PONTO.

O que é que ainda não entendeu?
De Luis a 2 de Julho de 2018 às 20:11
☺️ 😊 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄
Como se o ser humano fosse um ser "civilizado" 🤣🤣🤣🤣
Ora então... Já que o "coitadinho do toiro" tem "sentimentos" e "sofre", presumo, primeiramente que vocês devem falar "tourês", em segundo presumo que todos vós haveis abdicado do vosso telemóvel, pois de tão sentimentais e complacentes que vós sois, seguramente não compactuais com a exploração abusiva e assassina levada a cabo na Africa sub-sariana...para permitir a construção dos vossos "bijoux"... Em terceiro, presumo, perante a vossa indignação e révoltant, que V. Exc. não tenham tenham esquecido de defender os: seres humanos, presos politicos, torturados, refugiados, orfãos de guerra, indigentes, doentes terminais etc, etc, etc e outros que polulam por este mundo... Seguramente abominais e sois igualmente tão criticos... Ou afinal não sois mais que meros cìnicos e pobres "bois e vacas (igualdade de género" " que apenas seguis "à manada" ☺️ 😄 😂 😊 ☺️
Como dizia o outro... "vai mas é trabalhar, ó malandro" ☺️ 😄 😂 😊
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 10:51
Ó Luís, vou dar-me ao trabalho de publicar este seu comentário, para que corra mundo, e o mundo saiba da ESTUPIDEZ que caracteriza os trogloditas e Benavente.

Bem apanhado. Nada poderia ser mais favorável à nossa luta do que os vossos comentários a tresandar a ESTUPIDEZ.

E você é o Prémio Nobel dessa ESTUPIDEZ!

Entende-se agora, por que Benavente é uma localidade atrasada civilizacionalmente. Se existem por aí, muitos luíses… fica tudo dito.
De De Benavente com orgulho a 3 de Julho de 2018 às 18:35
A gentinha pouco civilizada que refere aqui é civilizada o suficiente para respeitar a opinião das pessoas que não conhecem e falam e boca cheia, ou as pessoas que conhecem e não gostam. Seria civilizado da duas partes referidas acima que respeitassem as gentes que não conhecem e as tradições que não aceitam. Um pouco de educação seria de esperar de quem não gosta ou não conhece. Obrigada pela sua opinião, é de diferenças que é feito o nosso planeta. Se achássemos todos o mesmo seria o mundo muito desinteressante e com musica pimba demais. Cumprimentos
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:20
Ó de Benavente, não tenha orgulho de ser de Benavente, porque Benavente é uma terra ATRASADA CIVILIZACIONALMENTE.

É que isto nada tem a ver com OPINIÕES, nem GOSTOS. Tem a ver com EVOLUÇÃO, CIVILIZAÇÃO e ÉTICA.

Quem não sabe RESPEITAR um ser vivo senciente e indefeso como o Touro, NÃO MERECE RESPEITO algum.

Repito: a largada de Touros não é uma tradição. É um COSTUME BÁRBARO praticado por trogloditas.
O mundo civilizado APLAUDE a música pimba, que é um divertimento civilizado. Mas ABOMINA a largada de Touros, porque isso não é um divertimento CIVILIZADO. É uma prática TROGLODITA.

Se não entendeu, diga, porque não me importo de REPETIR.
De Vasco Oliveira a 4 de Julho de 2018 às 00:02
Acho graça quando a senhora refere que ""As gentes de Benavente,não conhecerão os divertimentos civilizados modernos?",uma festa que tem 50 anos , na qual se cumpre a tradição,mesmo assim não sei a que divertimentos se estava a referir. Enfim, a senhora falou daquilo que não sabe,quando tiver oportunidade venha cá no último fim de semana de junho comer uma sardinha e verá o que é a amizade,pois com essas opiniões e maneiras de pensar, acho que a senhora a desconhece.
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:11
Ó Vasco Oliveira, achou graça ao que eu disse de as gentes de Benavente não conhecerem divertimentos civilizados modernos?

Não sabe o que são divertimentos civilizados modernos?

Eu digo-lhe: são CINEMA, TEATRO, FESTIVAIS DE MÚSICA, CONCERTOS, ARRAIAIS DE DANÇA E MÚSICA POPULAR PORTUGUESA…

Tudo menos largada de Touros, que é um “divertimento” dos TROGLODITAS do tempo das trevas e da ignorância.

E largada de Touros NÃO É TRADIÇÃO, é um COSTUME BÁRBARO praticado por BRONCOS.

Daí que se em Benavente ainda se pratica este costume bárbaro, Benavente é uma terra atrasada civilizacionalmente.

E não sou eu que o digo. É o MUNDO CIVILIZADO que o diz.

E não, não irei a Benavente, enquanto mantiverem esta prática troglodita. É que sou alérgica à ESTUPIDEZ.

Mas a culpa é dos políticos que ainda são mais trogloditas do que o povo de Benavente.
De Vasco Oliveira a 4 de Julho de 2018 às 11:14
Com certeza a senhora não viu o cartaz desta festa, no qual existem cantores de todos os estilos, aqui a festa agrada a todos, seja de que maneira for, há de tudo para todos os gostos, se a tradição é assim não há motivo para a a quebrar
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:24
Vou repetir:

A largada de Touros NÃO É uma tradição. É um COSTUME BÁRBARO.

Divirtam-se com os cantores, não com os TOUROS, que não nasceram para divertir BRONCOS.

O que é que ainda não percebeu?
De Vasco Oliveira a 4 de Julho de 2018 às 11:27
Não sei se já reparou, mas quem não está a querer entender é a senhora. Já percebi que deve ser anti taurina ou algo do género, e não a condeno, eu mesmo acho que os toiros não deviam de ser humilhados em praça pública desta maneira, mas comparar 3 dias de uma festa humilde às grandes touradas que há tanto em Portugal como no país vizinho, tal como em samora é Salvaterra, etc (terras junto à nossa), as festas são realizadas da mesma maneira, com largadas de toiros.
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:55
Não sei se já reparou, mas quem NÃO ESTÁ a querer entender é o senhor, desculpe.

Eu sou ANTI-TUDO o que diga respeito a maus tratos a animais humanos e a animais não-humanos.

Sou pelo RESPEITO à dignidade de todos os seres humanos e não-humanos, daí que CONDENE e me REPUGNE a vossa prática troglodita da largada de touros.

Penso que o senhor não entendeu: NÃO FAÇO COMPARAÇÃO NENHUMA da largada de Touros às touradas em praça.

Ambas as práticas são trogloditas, abomináveis e condenáveis.

E não venha para aqui dizer que as outras terras fazem o mesmo.

As outras terras que fazem o mesmo são ATRASADAS CIVILIZACIONALMENTE TAMBÉM.

Não justifique uma estupidez com estupidez. Por favor.

Gostaria de ver Benavente fora rol das terras incivilizadas. Só isso.
De Vasco Oliveira a 4 de Julho de 2018 às 11:57
Mas é o que lhe estou a tentar dizer, todas as terras ribatejanas têm esta tradição, grande parte do povo gosta portanto deixam na andar.
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 12:06
Sim, o senhor está a insistir no erro.

Diga antes: todas as terras ribatejanas têm esse COSTUME BÁRBARO, portanto todas as terras ribatejanas são atrasadas civilizacionalmente. Aliás, o Ribatejo é uma região bastante atrasada.

Grande parte do povo GOSTA deste costume bárbaro? Pois está na hora de mudar o paradigma.

Está na hora de dizer a esse povo, que isso não é tradição, e não faz parte dos GOSTOS de gente civilizada, porque tudo o que implica maus tratos a animais não tem a ver com GOSTO, mas com ÉTICA.

Podemos dizer que GOSTAMOS mais de música clássica do que de música metálica. Aqui sim, é uma questão de GOSTO.

Mas quando se trata de VIDA, já não há gosto. Há ÉTICA.

Os políticos que consentem esta barbárie são mais trogloditas do que o povo, porque nem sequer lhe dão oportunidade de evoluir.
De Vasco Oliveira a 4 de Julho de 2018 às 12:11
Eu há não sei se hei de rir ou de chorar, não o considero um costume bárbaro, mas OK a senhora é que sabe da sua opinião.

De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 12:25
O senhor não precisa nem de rir, nem de chorar. Basta ficar lúcido.

Vamos lá a ver: não sou eu que considero COSTUME BÁRBARO a todas as actividades onde se torturam animais, para divertimento de trogloditas.

É o SENSO COMUM.

Além de que as tradições DIGNIFICAM o Homem. Os costumes bárbaros NÃO.

E a tortura de TOUROS não dignifica a HUMANIDADE, logo, não é tradição, nem aqui, nem na Cochinchina.

É que essa mentira da "tradição" de tão repetida, quase que virou verdade. Mas continua a ser uma grande mentira.
De Francisco a 4 de Julho de 2018 às 00:40
"Benavente é uma terra atrasada civilizacionalmente"... Texto que revela um nível extremo de ignorância e falta de sensatez.
Quando não se tem nada que fazer acho pouco legítimo vir para a internet dizer disparates e criar picardias para com as gentes seja lá de onde forem.
É de lamentar ver pessoas a opiniar sem fundamento e sem conhecimento de causa. A própria forma da escrita deixa-me incomodado: o desejo de culpar, de incriminar, de criticar, de ofender chega a roçar o nojo.
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 10:57
Vou repetir:

BENAVENTE É UMA TERRA ATRASADA CIVILIZACIONALMENTE.

Porquê?

Porque mantém uma prática do tempo em que as pessoas eram analfabetas, não sabiam ler nem escrever, nem tinham divertimentos civilizados. Eram umas IGNORANTES.

Quer que eu repita:

BENAVENTE É UMA TERRA ATRASADA CIVILIZACIONALMENTE, porque mantém uma prática TROGLODITA: largada de Touros.

Se ainda não entendeu, diga, porque repetirei.
De Tomás a 4 de Julho de 2018 às 17:18
Já la foi? Vá e depois veja então se a reportagem da SIC "esconde" os touros, ou se a festa não é mesmo só isso. E Vá lá, veja o espirito e depois escreva de novo. Nada contra quem não gosta atenção, mas é ir lá e observar bem a festa. Ah e se a criança que foi colhida o foi, a culpa não é do touro ou da festa, acho que é dos progenitores ou estou completamente errado?...
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 18:18
Respondendo ao único comentário do Tomás (entre quatro que enviou) que merece uma resposta:
1 - Nunca fui a Benavente. E a propaganda que a SIC fez de Benavente foi tal que afugenta qualquer pessoa civilizada de visitar Benavente. Quem falou à reportagem foi de uma boçalidade inigualável. De fugir!!!!

2 – Portanto, jamais irei a Benavente, a não ser que me mostrem uma reportagem com gente civilizada a falar de uma festa de amizade sem a troglodita prática da largada de Touros.

3 – Não vou a Benavente. O espírito de Benavente ficou bem claro: uma localidade que ainda mantém um costume bárbaro, dos tempos da mais profunda ignorância, não merece ser visitado por gente civilizada.

4 – Isto não é uma questão de GOSTAR. Isto é uma questão de Evolução, de Civilização e de Ética. Porque isto não é uma sardinha assada, que podemos gostar, ou podemos não gostar. Isto implica a VIDA de um ser VIVO que é retirado do seu habitat natural, para ser lançado à rua e divertir trogloditas histéricos e embriagados. E isto nem sequer é uma festa: é um acto de violência para com um animal herbívoro, que, por natureza, é manso, e só marra para se defender. E a TORTURA não pertence ao domínio do GOSTO, mas da ÉTICA.

5 - É óbvio que a culpa de a criança ser colhida pelo Touro, jamais será do Touro. O Touro tem toda a legitimidade de matar quem o ataca. Tal como eu terei o direito de matar em legítima defesa, quem me atacar. É precisamente a mesma coisa. E essas crianças que são atacadas por Touros deviam ser retiradas aos progenitores que não as protegem devidamente, e lança-las para o mundo da violência e crueldade. Já vi retirar crianças a progenitores, por muito, muito menos.

6 – Portanto, você está completamente errado em TUDO o que disse.

Comentar post