Sábado, 30 de Junho de 2018

BENAVENTE - FESTA DE QUE AMIZADE?

 

Quem deu a notícia foi a SIC, com grandes parangonas, destacando a Banda Filarmónica, a tocar o Paso Doble "A Tourada", para dizerem, logo ali, ao que vinham.

 

Para disfarçar falaram de comezainas, abordaram a “amizade da festa” e a terminar, um indefeso e desventurado Touro a ser assediado na rua… tudo com muita boçalidade à mistura

 

Pergunto: as gentes de Benavente (vila portuguesa do distrito de Santarém) não conhecerão os divertimentos civilizados dos tempos modernos? Têm de se “divertir” a molestar um bovino indefeso, retirado do seu habitat natural, e fazer dele um brinquedo, como se ele fosse de borracha?

 

BENAVENTE.jpg

 A criança da foto foi colhida por um Touro, em Benavente, durante uma largada de touros, aqui há tempos. Estava acompanhada daquele que tem o dever inalienável de a proteger, e não a protegeu: o progenitor. Portugal continua a não cumprir as suas obrigações e a fugir a responsabilidades que lhe compete, no que respeita à protecção de menores, que são expostos à violência da tauromaquia.

 

Os de Benavente saberão que a "largada de Touros” é uma prática medieval, cruel e violenta, e não é coisa que se ofereça aos olhos das crianças, como se fosse um divertimento civilizado? Isto não é normal, nos tempos que correm.

 

Isto ainda consta do rol dos divertimentos do século XXI D.C.? Sabem que os bovinos são mamíferos ruminantes, e como tal, pacíficos, e que é uma crueldade retirá-los do seu habitat natural e andar a assediá-los na rua, aos gritos, como se ali também fossem largados uns tantos doidos saídos de um manicómio?

 

Sabem que este tipo de "divertimento" pertence a um tempo medievalesco, que há muito ficou para trás?

 

Sabem que esta é uma coisa que não dignifica Benavente, nem educa as crianças da terra, no sentido da civilização?

 

Sabem que a "largada de Touros” é sinónimo de atraso civilizacional?

 

Se não sabem, estou a informar-vos.

 

Gostaria que esta minha informação vos fosse proveitosa, e que retirassem da vossa falsa “festa da amizade” a vossa profunda inimizade pelos Touros. Amizade significa sentimento de afeição e simpatia recíprocas, uma relação de entendimento, concordância, afinidade, entre dois ou mais seres, que podem ser humanos ou não-humanos?

 

Pois é! Uma “festa de amizade” onde se molesta psicologicamente e até fisicamente seres vivos, incluindo seres humanos, não é uma “festa de amizade”, é um castigo, configura uma prática de maus-tratos.

 

Espero tê-los sensibilizado no sentido de substituírem a “largada de Touros” por uma prática mais condizente com o século XXI, como por exemplo, um festival de música, com os cantores da moda. Ou um arraial de música popular portuguesa, que, isso sim, é cultura portuguesa.

 

Sabem, na semana passada fui a um arraial e fartei-me de dançar aquelas modinhas a que chamam música pimba. Adoro dançar música pimba, sabiam? Mas só nos arraiais das festas de aldeia e dos Santos Populares.

 

Não conheço Benavente. Gostaria de ir a Benavente dançar num arraial. Jamais irei a Benavente, enquanto não sair do rol das terras atrasadas civilizacionalmente.

 

O povo de Benavente merece melhor.

 

Aqui deixo esta sugestão civilizada. Garanto-vos que as crianças e até os adultos divertir-se-iam muito mais. E civilizadamente. Que é o mais importante. E Benavente deixaria de estar virada para trás.

 

Isabel A. Ferreira

 

publicado por Isabel A. Ferreira às 18:01

link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
Comentários:
De Arsénio Sousa Pires a 2 de Julho de 2018 às 00:03
Sim. Benavente tem que evoluir e deixar de se divertir à custa do sofrimento dos outros.
Que gozo poderá causar a um humano do século XXI este brutalidade sádica que dá pelo nome de "largada de touros"?
Os touros, como bovinos que são, devem ser largados mas é nos campos e prados. Não fazem mal a niguém. Não lhe façamos mal também!
De Isabel A. Ferreira a 2 de Julho de 2018 às 10:37
Exacto, Arsénio Pires.
Mas o seu pensar é das mentes superiores.
E esta gentinha de Benavente ainda tem muito que evoluir. Está ainda no estádio mais baixo da evolução da Humanidade.
Temos de continuar a insistir.
De Tânia Serafim a 2 de Julho de 2018 às 16:59
Eu sou de Benavente, e concordo com o post, mas quero pedir que não generalizem tanto esse "gosto" por esse tipo de práticas, pois cada vez mais pessoas (como eu) detestam essa pratica, e cada vez mais pessoas vão la para ver as pessoas que se metem com o animal se darem mal (a piada está cada vez mais em vez as pessoas que provocam e depois fogem como cobardes do que em ver o animal sofrer, que deixo na claro que não é mal tratado dessa maneira que retratam, e olhem que eu odeio essa pratica, pois o animal está a ser incomodado sim, mas não é mal tratado) é verdade sim que há casos em que abusam da brincadeira e são mais brutas com os touros, mas não generalizem isso, não comparem com os animais que são mesmo mal tratados e mortos... Não estou a defender a prática, porque também acho errado, o animal está a ser incomodado, porem é uma prática ja com muitos muitos anos, não desaparece de um ano para o outro, pois ainda há muitas pessoas que cresceram com essa brincadeira nas festas e que viveram com isso, não vão aceitar perder essa pratica assim sem mais nem menos, mas isso não é só em Benavente, é como em todo o lado, então não generalizem Benavente como se todos fossem ignorantes e tal, porque não é assim, e o interesse ja parece estar a desaparecer para os mais novos (visto que isso é uma coisa que pertence aos mais velhos e que acompanhou a sua vida, normal ainda ser adotada por eles) infelizmente ainda muitos jovens já estão a ganhar interesse, mas por influencia de mais velhos. Então sim concordo com o post, esta prática devia ser proibida, mas não utilizem isso como imagem de Benavente, é uma pratica errada como muitas em Portugal e que é praticada em muitos sítios, não só aqui! E é como a nossa festa da sardinha assada, onde o tema são as sardinhas, mas cada vez há menos interesse nelas (apenas ainda existem porque faz parte da tradição, apesar de ja quase ninguém comer) então não olhem para Benavente com essa imagem, e tentem conhecer pessoalmente!
De Isabel A. Ferreira a 2 de Julho de 2018 às 18:23
Tânia, vamos lá a ver: quando se diz que Portugal é um país pobre, será verdade? Não haverá nele gente muito, muito rica? E os ricos ficarão a chorar, por causa disso?

O mesmo se passa ao nível de Benavente.

Benavente é uma terra atrasada civilizacionalmente. É um facto. Mas terá gente de nível mais elevado. É um facto também. E ninguém tem de levar a mal. É só não enfiar a carapuça, e fazer com que a terra evolua.

Quanto aos maltratos do Touro, eles existem, sim. Basta retirar o Touro do seu habitat natural e levá-lo para um lugar estranho, confinado, com gente parva a gritar atrás dele, estando ele indefeso, isto é uma VIOLÊNCIA. É que não se sofre apenas se somos espetados com farpas. Sofre-se muito quando nos molestam PSICOLOGICAMENTE. Veja que os Touros não nasceram para isto. E eles sofrem horrores, porque não sabem o que estão ali a fazer, num lugar estranho às pastagens. Consegue entender isto?

Além disso, largadas de Touros é uma prática medieval e muito, muito grosseira. Por que não largam várias dezenas de enxames de abelhas, e se divertem a andar atrás delas? Sabe porquê? Porque as abelhas FERRAM e os Touros não ferram. E se largassem leões esfomeados? Não, porque os leões FERRAM, mas os Touros não ferram. Vê a diferença?

Não venha para aqui dizer que não maltratam o Touro, porque o Touro é violentado, sem dó nem piedade. E já morreram alguns e todos ficam feridos, com tanta brutalidade.

Se querem evoluir, deixem-se dessas práticas broncas. E sim, as coisas podem mudar do dia para a noite, se forem bárbaras. Basta querer.

E quer queira, quer não, Benavente foi alvo de uma notícia na televisão e a imagem que ficou foi a de uma terrinha muito, mas muito atrasada.

Não querem ser atrasados? Então evoluam. Mandem às malvas essas práticas boçais. E façam festivais de música. Se é contra esta parvoíce, proponha diversões mais civilizadas, e não venha para aqui falar de “tradição” por isso não passa de um costume bárbaro. A tradição dignifica o povo. E essa parvoíce catapulta-o para o rol dos atrasados.

E é isso que querem para Benavente?
De Anónimo a 3 de Julho de 2018 às 00:51
Vocês é que são atrasados mentais não se esconda venham cara a cara dizer isso não sejam ipocritas
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 12:19
Apesar de este comentário ser extremamente parvo, vou publicá-lo e aproveitar para chamar a atenção para três pontos:

Primeiro: é dos atrasados mentais divertirem-se a torturar animais. Nós não nos divertimos a torturar animais, logo, não somos atrasados mentais. Então quem são os atrasados mentais?

Segundo: pois eu já estive cara a cara com um torturador de Touros para lhe dizer isto mesmo, e sabe o que aconteceu? Ele começou a tremer como varas verdes, diante de mim. Tiveram de o levar dali, porque estava quase a dar-lhe um chelique. É que os torturadores de Touros são muito valentes diante de Touros já enfraquecidos e com os cornos embolados. Agora diante de alguém que tem a força dos ventos e não tem cornos embolados, os torturadores borram-se de medo.

Terceiro: vá estudar Português, porque “ipocritas” é o linguajar da Dona Nanselê Nansescreve.
De Anónimo a 3 de Julho de 2018 às 15:38
Não sei qual o argumento pior, se é o facto de comparar um enxame de abelhas ou leões esfomeados e dizer que a única razão pela qual não são escolhidos para o mesmo efeito é porque os touros não ferram...pois certamente nunca viu um touro a marrar. Ou o facto de caracterizar uma festa e uma terra que apenas conhece através de uma noticia (que toda a gente sabe que são moldadas ao que as pessoas gostam de ouvir). Como nunca foi a esta festa, posso garantir de que fica muito a quem do que possa imaginar, pois se pensa que a festa da amizade apenas de touros se trata está muito enganado. Benavente é tradição e não, não me refiro às largadas mas sim a toda a festa em seu redor. Aconselho vivamente a experimentar até porque benavente tem muito mais para se conhecer. E na verdade, se caracteriza Benavente e os seus habitantes apenas por uma tradição que se acontece por cerca de 50 horas durante um ano inteiro, não sei quem é mais retrógrado e não vê a evolução a frente.
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:43
Bem, se não percebeu a analogia dos leões e das abelhas, leia até perceber.

Quanto às marradas, que marradas? se o Touro tem os cornos embolados? Se o Touro está indefeso? Se o Touro é um bovino?

Mas nada disto interessa, o que interessa é que a festa da amizade de Benavente é MANCHADA pela largada de Touros, uma prática troglodita, de trogloditas, para trogloditas. Isto NÃO É uma tradição. Isto é um COSTUME BÁRBARO.

E isto catapulta Benavente para o rol das localidades atrasadas civilizacionalmente.
PONTO.

O que é que ainda não entendeu?
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:44
Bem, se não percebeu a analogia dos leões e das abelhas, leia até perceber.

Quanto às marradas, que marradas? se o Touro tem os cornos embolados? Se o Touro está indefeso? Se o Touro é um bovino?

Mas nada disto interessa, o que interessa é que a festa da amizade de Benavente é MANCHADA caracterizada pela largada de Touros, uma prática troglodita, de trogloditas, para trogloditas. Isto NÃO É uma tradição. Isto é um COSTUME BÁRBARO.

E isto catapulta Benavente para o rol das localidades atrasadas civilizacionalmente.
PONTO.

O que é que ainda não entendeu?
De Luis a 2 de Julho de 2018 às 20:11
☺️ 😊 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄
Como se o ser humano fosse um ser "civilizado" 🤣🤣🤣🤣
Ora então... Já que o "coitadinho do toiro" tem "sentimentos" e "sofre", presumo, primeiramente que vocês devem falar "tourês", em segundo presumo que todos vós haveis abdicado do vosso telemóvel, pois de tão sentimentais e complacentes que vós sois, seguramente não compactuais com a exploração abusiva e assassina levada a cabo na Africa sub-sariana...para permitir a construção dos vossos "bijoux"... Em terceiro, presumo, perante a vossa indignação e révoltant, que V. Exc. não tenham tenham esquecido de defender os: seres humanos, presos politicos, torturados, refugiados, orfãos de guerra, indigentes, doentes terminais etc, etc, etc e outros que polulam por este mundo... Seguramente abominais e sois igualmente tão criticos... Ou afinal não sois mais que meros cìnicos e pobres "bois e vacas (igualdade de género" " que apenas seguis "à manada" ☺️ 😄 😂 😊 ☺️
Como dizia o outro... "vai mas é trabalhar, ó malandro" ☺️ 😄 😂 😊
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 10:51
Ó Luís, vou dar-me ao trabalho de publicar este seu comentário, para que corra mundo, e o mundo saiba da ESTUPIDEZ que caracteriza os trogloditas e Benavente.

Bem apanhado. Nada poderia ser mais favorável à nossa luta do que os vossos comentários a tresandar a ESTUPIDEZ.

E você é o Prémio Nobel dessa ESTUPIDEZ!

Entende-se agora, por que Benavente é uma localidade atrasada civilizacionalmente. Se existem por aí, muitos luíses… fica tudo dito.
De De Benavente com orgulho a 3 de Julho de 2018 às 18:35
A gentinha pouco civilizada que refere aqui é civilizada o suficiente para respeitar a opinião das pessoas que não conhecem e falam e boca cheia, ou as pessoas que conhecem e não gostam. Seria civilizado da duas partes referidas acima que respeitassem as gentes que não conhecem e as tradições que não aceitam. Um pouco de educação seria de esperar de quem não gosta ou não conhece. Obrigada pela sua opinião, é de diferenças que é feito o nosso planeta. Se achássemos todos o mesmo seria o mundo muito desinteressante e com musica pimba demais. Cumprimentos
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:20
Ó de Benavente, não tenha orgulho de ser de Benavente, porque Benavente é uma terra ATRASADA CIVILIZACIONALMENTE.

É que isto nada tem a ver com OPINIÕES, nem GOSTOS. Tem a ver com EVOLUÇÃO, CIVILIZAÇÃO e ÉTICA.

Quem não sabe RESPEITAR um ser vivo senciente e indefeso como o Touro, NÃO MERECE RESPEITO algum.

Repito: a largada de Touros não é uma tradição. É um COSTUME BÁRBARO praticado por trogloditas.
O mundo civilizado APLAUDE a música pimba, que é um divertimento civilizado. Mas ABOMINA a largada de Touros, porque isso não é um divertimento CIVILIZADO. É uma prática TROGLODITA.

Se não entendeu, diga, porque não me importo de REPETIR.
De Vasco Oliveira a 4 de Julho de 2018 às 00:02
Acho graça quando a senhora refere que ""As gentes de Benavente,não conhecerão os divertimentos civilizados modernos?",uma festa que tem 50 anos , na qual se cumpre a tradição,mesmo assim não sei a que divertimentos se estava a referir. Enfim, a senhora falou daquilo que não sabe,quando tiver oportunidade venha cá no último fim de semana de junho comer uma sardinha e verá o que é a amizade,pois com essas opiniões e maneiras de pensar, acho que a senhora a desconhece.
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:11
Ó Vasco Oliveira, achou graça ao que eu disse de as gentes de Benavente não conhecerem divertimentos civilizados modernos?

Não sabe o que são divertimentos civilizados modernos?

Eu digo-lhe: são CINEMA, TEATRO, FESTIVAIS DE MÚSICA, CONCERTOS, ARRAIAIS DE DANÇA E MÚSICA POPULAR PORTUGUESA…

Tudo menos largada de Touros, que é um “divertimento” dos TROGLODITAS do tempo das trevas e da ignorância.

E largada de Touros NÃO É TRADIÇÃO, é um COSTUME BÁRBARO praticado por BRONCOS.

Daí que se em Benavente ainda se pratica este costume bárbaro, Benavente é uma terra atrasada civilizacionalmente.

E não sou eu que o digo. É o MUNDO CIVILIZADO que o diz.

E não, não irei a Benavente, enquanto mantiverem esta prática troglodita. É que sou alérgica à ESTUPIDEZ.

Mas a culpa é dos políticos que ainda são mais trogloditas do que o povo de Benavente.
De Vasco Oliveira a 4 de Julho de 2018 às 11:14
Com certeza a senhora não viu o cartaz desta festa, no qual existem cantores de todos os estilos, aqui a festa agrada a todos, seja de que maneira for, há de tudo para todos os gostos, se a tradição é assim não há motivo para a a quebrar
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:24
Vou repetir:

A largada de Touros NÃO É uma tradição. É um COSTUME BÁRBARO.

Divirtam-se com os cantores, não com os TOUROS, que não nasceram para divertir BRONCOS.

O que é que ainda não percebeu?
De Vasco Oliveira a 4 de Julho de 2018 às 11:27
Não sei se já reparou, mas quem não está a querer entender é a senhora. Já percebi que deve ser anti taurina ou algo do género, e não a condeno, eu mesmo acho que os toiros não deviam de ser humilhados em praça pública desta maneira, mas comparar 3 dias de uma festa humilde às grandes touradas que há tanto em Portugal como no país vizinho, tal como em samora é Salvaterra, etc (terras junto à nossa), as festas são realizadas da mesma maneira, com largadas de toiros.
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 11:55
Não sei se já reparou, mas quem NÃO ESTÁ a querer entender é o senhor, desculpe.

Eu sou ANTI-TUDO o que diga respeito a maus tratos a animais humanos e a animais não-humanos.

Sou pelo RESPEITO à dignidade de todos os seres humanos e não-humanos, daí que CONDENE e me REPUGNE a vossa prática troglodita da largada de touros.

Penso que o senhor não entendeu: NÃO FAÇO COMPARAÇÃO NENHUMA da largada de Touros às touradas em praça.

Ambas as práticas são trogloditas, abomináveis e condenáveis.

E não venha para aqui dizer que as outras terras fazem o mesmo.

As outras terras que fazem o mesmo são ATRASADAS CIVILIZACIONALMENTE TAMBÉM.

Não justifique uma estupidez com estupidez. Por favor.

Gostaria de ver Benavente fora rol das terras incivilizadas. Só isso.
De Vasco Oliveira a 4 de Julho de 2018 às 11:57
Mas é o que lhe estou a tentar dizer, todas as terras ribatejanas têm esta tradição, grande parte do povo gosta portanto deixam na andar.
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 12:06
Sim, o senhor está a insistir no erro.

Diga antes: todas as terras ribatejanas têm esse COSTUME BÁRBARO, portanto todas as terras ribatejanas são atrasadas civilizacionalmente. Aliás, o Ribatejo é uma região bastante atrasada.

Grande parte do povo GOSTA deste costume bárbaro? Pois está na hora de mudar o paradigma.

Está na hora de dizer a esse povo, que isso não é tradição, e não faz parte dos GOSTOS de gente civilizada, porque tudo o que implica maus tratos a animais não tem a ver com GOSTO, mas com ÉTICA.

Podemos dizer que GOSTAMOS mais de música clássica do que de música metálica. Aqui sim, é uma questão de GOSTO.

Mas quando se trata de VIDA, já não há gosto. Há ÉTICA.

Os políticos que consentem esta barbárie são mais trogloditas do que o povo, porque nem sequer lhe dão oportunidade de evoluir.
De Vasco Oliveira a 4 de Julho de 2018 às 12:11
Eu há não sei se hei de rir ou de chorar, não o considero um costume bárbaro, mas OK a senhora é que sabe da sua opinião.

De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 12:25
O senhor não precisa nem de rir, nem de chorar. Basta ficar lúcido.

Vamos lá a ver: não sou eu que considero COSTUME BÁRBARO a todas as actividades onde se torturam animais, para divertimento de trogloditas.

É o SENSO COMUM.

Além de que as tradições DIGNIFICAM o Homem. Os costumes bárbaros NÃO.

E a tortura de TOUROS não dignifica a HUMANIDADE, logo, não é tradição, nem aqui, nem na Cochinchina.

É que essa mentira da "tradição" de tão repetida, quase que virou verdade. Mas continua a ser uma grande mentira.
De Francisco a 4 de Julho de 2018 às 00:40
"Benavente é uma terra atrasada civilizacionalmente"... Texto que revela um nível extremo de ignorância e falta de sensatez.
Quando não se tem nada que fazer acho pouco legítimo vir para a internet dizer disparates e criar picardias para com as gentes seja lá de onde forem.
É de lamentar ver pessoas a opiniar sem fundamento e sem conhecimento de causa. A própria forma da escrita deixa-me incomodado: o desejo de culpar, de incriminar, de criticar, de ofender chega a roçar o nojo.
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 10:57
Vou repetir:

BENAVENTE É UMA TERRA ATRASADA CIVILIZACIONALMENTE.

Porquê?

Porque mantém uma prática do tempo em que as pessoas eram analfabetas, não sabiam ler nem escrever, nem tinham divertimentos civilizados. Eram umas IGNORANTES.

Quer que eu repita:

BENAVENTE É UMA TERRA ATRASADA CIVILIZACIONALMENTE, porque mantém uma prática TROGLODITA: largada de Touros.

Se ainda não entendeu, diga, porque repetirei.
De Tomás a 4 de Julho de 2018 às 17:18
Já la foi? Vá e depois veja então se a reportagem da SIC "esconde" os touros, ou se a festa não é mesmo só isso. E Vá lá, veja o espirito e depois escreva de novo. Nada contra quem não gosta atenção, mas é ir lá e observar bem a festa. Ah e se a criança que foi colhida o foi, a culpa não é do touro ou da festa, acho que é dos progenitores ou estou completamente errado?...
De Isabel A. Ferreira a 4 de Julho de 2018 às 18:18
Respondendo ao único comentário do Tomás (entre quatro que enviou) que merece uma resposta:
1 - Nunca fui a Benavente. E a propaganda que a SIC fez de Benavente foi tal que afugenta qualquer pessoa civilizada de visitar Benavente. Quem falou à reportagem foi de uma boçalidade inigualável. De fugir!!!!

2 – Portanto, jamais irei a Benavente, a não ser que me mostrem uma reportagem com gente civilizada a falar de uma festa de amizade sem a troglodita prática da largada de Touros.

3 – Não vou a Benavente. O espírito de Benavente ficou bem claro: uma localidade que ainda mantém um costume bárbaro, dos tempos da mais profunda ignorância, não merece ser visitado por gente civilizada.

4 – Isto não é uma questão de GOSTAR. Isto é uma questão de Evolução, de Civilização e de Ética. Porque isto não é uma sardinha assada, que podemos gostar, ou podemos não gostar. Isto implica a VIDA de um ser VIVO que é retirado do seu habitat natural, para ser lançado à rua e divertir trogloditas histéricos e embriagados. E isto nem sequer é uma festa: é um acto de violência para com um animal herbívoro, que, por natureza, é manso, e só marra para se defender. E a TORTURA não pertence ao domínio do GOSTO, mas da ÉTICA.

5 - É óbvio que a culpa de a criança ser colhida pelo Touro, jamais será do Touro. O Touro tem toda a legitimidade de matar quem o ataca. Tal como eu terei o direito de matar em legítima defesa, quem me atacar. É precisamente a mesma coisa. E essas crianças que são atacadas por Touros deviam ser retiradas aos progenitores que não as protegem devidamente, e lança-las para o mundo da violência e crueldade. Já vi retirar crianças a progenitores, por muito, muito menos.

6 – Portanto, você está completamente errado em TUDO o que disse.

Comentar post

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Julho 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts recentes

OS CIVILIZADOS E MODERNOS...

A PARODIAR TAMBÉM SE DEST...

CIMEIRA DA CPLP EM CABO V...

MORREU ANTINO DO TOJAL, U...

TOURADAS: «HÁ LIMITES PAR...

REGRESSO PARA FAZER CAMPA...

TIRO AOS POMBOS - A BARBÁ...

NO SILÊNCIO DESTE BOSQUE ...

«A TOURADA VISTA POR UM M...

ABOLIÇÃO DAS TOURADAS FO...

Arquivos

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Direitos

© Todos os direitos reservados
RSS

ACORDO ORTOGRÁFICO

EM DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA, A AUTORA DESTE BLOGUE NÃO ADOPTA O “ACORDO ORTOGRÁFICO” DE 1990, DEVIDO A ESTE SER INCONSTITUCIONAL, LINGUISTICAMENTE INCONSISTENTE, ESTRUTURALMENTE INCONGRUENTE, PARA ALÉM DE, COMPROVADAMENTE, SER CAUSA DE UMA CRESCENTE E PERNICIOSA ILITERACIA EM PUBLICAÇÕES OFICIAIS E PRIVADAS, NAS ESCOLAS, NOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, NA POPULAÇÃO EM GERAL E ESTAR A CRIAR UMA GERAÇÃO DE ANALFABETOS.

CONTACTO

isabelferreira@net.sapo.pt