Quarta-feira, 1 de Julho de 2020

«Ainda não vimos nada!»

 

ATERRADORA PROFECIA JÁ EM DESENVOLVIMENTO!

Uma profecia feita com a lucidez e o realismo de António Barreto. A LER com atenção e a PARTILHAR, pois é deveras preocupante e já se encontra em desenvolvimento na Europa e no Mundo.
António Barreto no jornal Público sobre a revisão da História.

Ainda não vimos nada! (José Cerca)

 

António Barreto.jpg

Por António Barreto

 

Republicanos, corporativistas, fascistas, comunistas e até democratas mostraram, nos últimos séculos, que se dedicaram com interesse à revisão selectiva da História, assim como à censura e à manipulação.

14 de Junho de 2020


É triste confessar, mas ainda estamos para ver até onde vão os revisores da História. Uma coisa é certa: com a ajuda dos movimentos anti-racistas, a colaboração de esquerdistas, a covardia de tanta gente de bem e o metabolismo habitual dos reaccionários, o movimento de correcção da História veio para ficar.


Serão anos de destruição de símbolos, de substituição de heróis, de censura de livros e de demolição de esculturas. Até de rectificação de monumentos. Além da revisão de programas escolares e da reescrita de manuais.


Tudo, com a consequente censura de livros considerados impróprios, seguida da substituição por novos livros estimados científicos, objectivos, democráticos e igualitários. A pujança deste movimento através do mundo é tal que nada conseguirá temperar os ânimos triunfadores dos novos censores, transformados em juízes da moral e árbitros da História.


Serão criadas comissões de correcção, com a missão de rever os manuais de História (e outras disciplinas sensíveis como o Português, a Literatura, a Geografia, o Meio Ambiente, as Relações Internacionais…), a fim de expurgar a visão bondosa do colonialismo, as interpretações glorificadoras dos descobrimentos e os símbolos de domínio branco, cristão, europeu e capitalista.


Comissões purificadoras procederão ao inventário das ruas e locais que devem mudar de nome, porque glorificam o papel dos colonialistas e dos traficantes de escravos. Farão ainda o levantamento das obras de arte públicas que prestam homenagem à política imperialista, assim como aos seus agentes. Já começou, aliás, com a substituição do Museu dos Descobrimentos pelo Memorial da Escravatura.


Teremos autoridades que tudo farão para retirar os objectos antes que as hordas cheguem e será o máximo de coragem de que serão capazes. Alguns concordarão com o seu depósito em pavilhões de sucata. Outros ainda deixarão destruir, gesto que incluirão na pasta de problemas resolvidos.


Entretanto, os Centros Comerciais Colombo e Vasco da Gama esperam pela hora fatal da mudança de nome.


Praças, ruas e avenidas das Descobertas, dos Descobrimentos e dos Navegantes, que abundam em Portugal, serão brevemente mudadas.


Preparemo-nos, pois, para remover monumentos com Albuquerque, Gama, Dias, Cão, Cabral, Magalhães e outros, além de, evidentemente, o Infante D. Henrique, o primeiro a passar no cadafalso. Luís de Camões e Fernando Pessoa terão o devido óbito. Os que cantaram os feitos dos exploradores e dos negreiros são tão perniciosos quanto os próprios. Talvez até mais, pois forjaram a identidade e deram sentido aos mitos da nação valente e imortal.


Esperemos para liquidar a toponímia que aluda a Serpa Pinto, Ivens, Capelo e Mouzinho, heróis entre os mais recentes facínoras. Sem esquecer, seguramente, uns notáveis heróis do colonialismo, Kaúlza de Arriaga, Costa Gomes, António de Spínola, Rosa Coutinho, Otelo Saraiva de Carvalho, Mário Tomé e Vasco Lourenço.


Não serão esquecidos os cineastas, compositores, pintores, escultores, escritores e arquitectos que, nas suas obras, elogiaram os colonialistas, cúmplices da escravatura, do genocídio e do racismo. Filmes e livros serão retirados do mercado.


Pinturas murais, azulejos, esculturas, baixos-relevos, frescos e painéis de todas as espécies serão destruídos ou cobertos de cal e ácido. Outras comissões terão o encargo de proceder ao levantamento das obras de arte e do património com origem na África, na Ásia e na América Latina e que se encontram em Portugal, em mãos privadas ou em instituições públicas, a fim de as remeter prontamente aos países donde são provenientes.


Os principais monumentos erectos em homenagem à expansão, a começar pelos Jerónimos e pela Torre de Belém, serão restaurados com o cuidado de lhes retirar os elementos de identidade colonialista. Os memoriais de homenagem aos mortos em guerras do Ultramar serão reconstruídos a fim de serem transformados em edifícios de denúncia do racismo. Não há liberdade nem igualdade enquanto estes símbolos sobreviverem.


Muitos pensam que a História é feita de progresso e desenvolvimento. De crescimento e melhoramento. Esperam que se caminhe do preconceito para o rigor. Do mito para o facto. Da submissão para a liberdade.


Infelizmente, tal não é verdade. Não é sempre verdade. Republicanos, corporativistas, fascistas, comunistas e até democratas mostraram, nos últimos séculos, que se dedicaram com interesse à revisão selectiva da História, assim como à censura e à manipulação.


E, se quisermos ir mais longe no tempo, não faltam exemplos. Quando os revolucionários franceses rebaptizaram a Catedral de Estrasburgo, passando a designá-la por Templo da Razão, não estavam a aumentar o grau de racionalidade das sociedades. Quando o altar-mor de Notre Dame foi chamado de Altar da Liberdade caminharam alegremente da superstição para o preconceito.


E quando os bolchevistas ocuparam a Catedral de Kazab, em São Petersburgo e apelidaram o edifício de Museu das Religiões e do Ateísmo, não procuravam certamente a liberdade e o pluralismo. E também podemos convocar os Iconoclastas de Istambul, os Daesh de Palmira ou os Taliban de Bamiyan que destruíram símbolos, combateram a religião e tentaram apropriar-se tanto do presente como do passado.


Os senhores do seu tempo, monarcas, generais, bispos, políticos, capitalistas, deputados e sindicalistas gostam de marcar a sociedade, romper com o passado e afastar fantasmas. Deuses e comendadores, santos e revolucionários, habitam os seus pesadelos. Quem quer exercer o poder sobre o presente tem de destruir o passado.


Muitos de nós pensávamos, há cinquenta anos, que era necessário rever os manuais, repensar os mitos, submeter as crenças à prova do estudo, lutar contra a proclamação autoritária e defender com todas as forças o debate livre.


É possível que, a muitos, tenha ocorrido que faltava substituir uma ortodoxia dogmática por outra. Mas, para outros, o espírito era o de confronto de ideias, de debate permanente e de submissão à crítica pública.


O que hoje se receia é a nova dogmática feita de novos preconceitos. Não tenhamos ilusões.


Se as democracias não souberem resistir a esta espécie de vaga que se denomina libertadora e igualitária, mergulharão rapidamente em novas eras obscurantistas.»

 

Fontes:

https://www.publico.pt/2020/06/14/opiniao/opiniao/nao-vimos-nada-1920419

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10213756651270540&set=a.1133116028121&type=3&theater

 

publicado por Isabel A. Ferreira às 17:05

link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos (1)
Comentários:
De Anónimo a 1 de Agosto de 2020 às 18:16
Grande verdade o texto está muito bem escrito e estamos a assistir a destruição do passado e de tudo o que o simboliza.
De graça a 1 de Agosto de 2020 às 20:29
Este tipo pirou de vez! Com que então Descobrimentos resumem-se a escravatura???
De Isabel A. Ferreira a 2 de Agosto de 2020 às 16:34
Vai desculpar-me, “graça”, mas quem pirou de vez é quem leu o texto de António Barreto, e não percebeu nada do que leu. Sinto muito.

Sugiro que o leia novamente, do princípio ao fim, e verá a inutilidade do seu comentário, que só diz da iliteracia que por aí vai.

Ah! E já agora: o autor do texto chama-se António Barreto, um dos mais ilustres intelectuais do nosso tempo, um ser pensante, que sabe o que diz e, principalmente, por que o diz.

Os outros, esses outros que não sabem pensar, é que são o TIPO de gente que faria melhor estar calada, ou então fosse estudar Língua Portuguesa, que anda pela rua da amargura, daí a proliferação da iliteracia, que não permite compreender o que se escreve.
De Anónimo a 7 de Setembro de 2020 às 11:36
Muito bem respondido
De Sandra a 2 de Agosto de 2020 às 19:01
Minha senhora, leia outra vez o que está escrito.
De Isabel A. Ferreira a 2 de Agosto de 2020 às 19:36
Sandra, não sei a qual "senhora" se refere.
Se é à senhora "graça", penso que sim, ela deve ler outra vez, com atenção, o que António Barreto escreveu, com muita sapiência.
De Anónimo a 3 de Fevereiro de 2021 às 02:54
Oh homem, não foi o "tipo" que pirou, isto é o que está a acontecer, senhor "muito distraído".
De Anónimo a 3 de Agosto de 2020 às 18:28
Mais um texto brilhante do dr.António Barreto.
De Isabel A. Ferreira a 3 de Agosto de 2020 às 18:46
Concordadíssimo.
De victor brito a 4 de Agosto de 2020 às 11:40
Felicito o ilustre autor.
Os tempos que vivemos são de destruição.
Se não reagirmos vamos começar por perder a nação
e a não termos nada para nos orgulharmos de um passado
de quase 9 séculos. Passado de muias lutas, de muitas vitórias e, naturalmnte, de alguns dramas mal sucedidos
dos quais me permito destacar a forma desastrosa, irresponsável, vergonhosa como foi conduzida a
descolonização. Com tudo isto na nossa históia recente,
é caso pª nos perguntarmos "quo vadis domine?"
Bem haja Sr. Dr. A Barreto|
Victor de Brito
Cor pil aviador (ref)

De Bernardeth Vera a 5 de Agosto de 2020 às 18:20
Muitissimo bem comentado!
Todos devemos reagir!
Afinal quando foi preciso chamaram o "povo", os anonimos.
Agora teremos e queremos impedir que meia duzia de doutores,
destruam todo o nosso patrimonio comum.
De Telmo a 9 de Agosto de 2020 às 08:34
O Professor António Barreto, aplica métodos científicos nas suas análises.
É muito elucidativo e obriga-nos a repensar temas muito importantes.
Este artigo foca um conjunto de técnicas comuns a qualquer percurso inicial das ditaduras.
O que se está a passar é sem dúvida muito sério e destrutivo.
De Isabel A. Ferreira a 10 de Agosto de 2020 às 14:56
O que está a passar-se é assustador, Telmo.

Caminhamos, a passos largos, para uma nova ditadura. Se é que já não podemos chamar ao regime vigente uma ditadura disfarçada de democracia.
De demolidor89 a 23 de Agosto de 2020 às 14:19
Há marcas do passado que devem ser 《 derrubadas》e outras não. Por exemplo, estátuas de Afonso de Albuquerque. Para a conquista de Goa este senhor mandou matar até mulheres grávidas ,crianças e cães. Isso agora cabe ao povo esclarecido português decidir. Uma coisa é certa , logo depois da libertação de Goa, em 19/ 12/1961 as estátuas coloniais desapareceram logo, naquele estado indiano.
De Isabel A. Ferreira a 23 de Agosto de 2020 às 14:46
Demolidor89 sugiro que releia o texto de António Barreto.

Lá encontrará os motivos pelos quais o passado não pode ser julgado pelos parâmetros do tempo ACTUAL, aliás, onde SE CONTINUA a matar mulheres grávidas e não-grávidas, crianças, cães e outros animais indefesos, a troco de nada, ou melhor a troco da estupidez, e apesar da existência de leis que o proíbem. E isto acontece porque ainda existe gente com a mentalidade parada no tempo de Afonso de Albuquerque.

Será óbvio que jamais nenhum hodierno erguerá estátuas aos energúmenos que continuamos a ter entre nós.

E o que Goa fez ou deixou de fazer depois da libertação do jugo português, é problema dos goeses. E sermos “macacos de imitação” não deve fazer parte do nosso ADN.
De SILVANA FAZAN a 10 de Agosto de 2020 às 14:49
Perfeita reflexão futurista mas real. uma sociedade se referencia exatamente pelo que já viveu e está registrado ao longo dos séculos. Na minha modesta opinião, não se constrói futuro sem voltar ao passado, que serve de parâmetro para aquilo que se deve mudar ou aprimorar. Somos seres pensantes e em pleno movimento, tudo muda o tempo todo, mas jamais deve se anular o que foi vivido. Parabéns António Barreto.
De José Álvaro a 11 de Agosto de 2020 às 08:58
Tenho 56 anos, a minha formação infantil passou por armas e barões assinalados, apesar da minha idade, nenhum idiota irá destruir a história de Portugal atacando os símbolos que embelezam as nossas cidades , a bandeira ou o hino que me faz ainda correr lágrimas, porque eu não deixo.
Como eu, são já milhões os portugueses fartos do desrespeito dos nossos costumes, antevejo tempos de grande tribulação, os mouros também eram muitos mas o mar é maior...
De Isabel A. Ferreira a 11 de Agosto de 2020 às 16:08
Meu caro José Álvaro, os tempos serão de grande tribulação, sim, já estão a ser, porque somos governados por gente sem nenhuma cultura, sem nenhuma visão de futuro, sem perspectivas; gente que não se respeita a si própria, como poderá respeitar o País, que nada lhe diz?

Mas é como refere: os mouros também eram muitos, mas o MAR é maior, e ALMA portuguesa, ainda mais. Não permitiremos que os joguetes levem a melhor.
De Jorge Luis Mendes Rosa a 16 de Agosto de 2020 às 23:19
Excelente "alerta" de António Barreto, no que toca ao "branqueamento" de algumas estórias da nossa história.
De Domingos Manuel Alves Quintino a 17 de Setembro de 2020 às 17:43
Infelizmente Dou razão a Antonio Barreto pelos exemplo que os atrazados inteletuaisdo do be e afins já deram.. Só espero que fiquem por palavras e que a razão e o bom senso impere por esses lados. Nas proximas eleicoes vamos ver quantos são esses atrazados.
De António Miguel a 22 de Agosto de 2020 às 21:57
Grande pedrada no charco desta Sociedade indiferente que se prolonga num sono destruidor do passado, comprometendo o futuro ...
De Arnaldo António Rodrigues Rios Vasques a 25 de Agosto de 2020 às 15:44
António Barreto gosta do sensacionalismo e habituou-se, para que se faça ouvir, a descrever, não o que pensa, mas o que suscita polémica.
E, sabendo estar em coisas de fascínio, p. ex. : "O Museu do Douro", na Régua, ou a acção meritória na "Casa de Mateus", por ali deveria ter ficado!?...

Contudo, nunca perco a leitura do que escreve.
De Isabel A. Ferreira a 25 de Agosto de 2020 às 17:10
É óbvio que o senhor Arnaldo António Rodrigues Rios Vasques tem o direito à sua opinião. E agradeço que a tenha dado.
No entanto, permita-me discordar de si.
António Barreto é tudo menos sensacionalista. É um homem lúcido, que ousa usar a sua lucidez para dizer o que pensa, e verdades que muitos não gostam de ouvir.

A última parte do seu comentário está confusa. Pelo menos para mim.

E sim, penso que não deve perder nenhum dos escritos de um dos intelectuais mais marcantes da nossa época, ainda que discorde dele.

Obrigada pela sua intervenção.
De Arnaldo António Rodrigues Rios Vasques a 30 de Agosto de 2020 às 18:23
Agradeço a resposta de D. Isabel A. Ferreira e termino s/ António Barreto: não duvidando sobre a sua vertente opinativa, atenta e pertinente, entendo este seu escrito como um relambório panfletário. Aquele desmesurado rosário descritivo poderia ter sido evitado, pois perceberíamos na mesma o fim em causa. Finalmente, A. B. é uma enorme figura intelectual, porém, tem escritos em dias menos bons.
De Isabel A. Ferreira a 31 de Agosto de 2020 às 15:21
Sr. Arnaldo António Rodrigues Rios Vasques, uma vez mais, como autora do Blogue, venho dizer-lhe que o senhor tem todo o direito à sua opinião, e de não gostar dos textos de António Barreto, pois eles incomodam, e quando incomodam é óptimo, mas há sempre os que implicam com os “relambórios panfletários” de quem tem muito o que dizer.

Se nem Jesus Cristo, que era Jesus Cristo agradou a todos! Se nem Mahatma Gandhi, que era Mahatma Gandhi agradou a todos! Se nem Luther King, que era Luther King, agradou a todos! E acabaram até por ser assassinados! (O que espero jamais acontecer a António Barreto, obviamente).

Se nem esta magistral obra de Mozart

https://www.youtube.com/watch?v=Z8uvPLsah0s

agrada a todos: 97 MIL gostam; 9,4 MIL não gostam!

Como vê, nem sempre as grandes figuras intelectuais geram consensos. Mas não será por isso que não devam incomodar.

Agitar as consciências é preciso, para que o mundo possa avançar!
De Arnaldo António Rodrigues Rios Vasques a 31 de Agosto de 2020 às 15:57
Cara D. Isabel A. Ferreira,
Esperando que não se mostre (mais)  agastada com o que escrevi s/ António Barreto - há que mostrar desportivismo - também envereda por um discurso que não tem nada a ver com o assunto versado. E eu nunca escrevi que não gostava dos textos de António Barreto: há que ter atenção ao que escrevem os opinadores, além de os saber ler, o que me parece que não foi o Seu caso! Assim, assunto encerrado, por mim, pois a sua continuação não levará a lado nenhum, a não ser a continuada distorção do que escrevi!Entretanto, apresento os
Meus Cumprimentos
Arnaldo Vasques
De Isabel A. Ferreira a 31 de Agosto de 2020 às 18:50
Muito bem, senhor Arnaldo Vasques.
Não podia estar mais de acordo com o senhor.

Também dou por encerrado o caso, porque estamos desencontrados. E não me parece que nos acertemos.

De qualquer modo, foi um gosto "conhecê-lo".

Os meus cumprimentos,

Isabel A. Ferreira
De Arnaldo António Rodrigues Rios Vasques a 1 de Setembro de 2020 às 01:34
Cara D. Isabel A. Ferreira,
Pois foi, também para mim, um gosto "conhecê-la"! Continuarei a ler o seu blog e continuarei a gostar do Sociólogo e pensador António Barreto, independentemente das discordâncias.
Creia-me com Estima
Arnaldo Vasques
De Isabel A. Ferreira a 1 de Setembro de 2020 às 11:01
Prezado senhor Arnaldo Vasques, agradeço a sua gentileza.

Pois a vida é feita de concordâncias e discordâncias. Muitas são as vezes que discordamos dos que mais gostamos, até porque nem tudo o que reluz é ouro.

"Ver-nos-emos", então, por aqui, uma vez que o senhor, gentilmente, continuará a ler o meu Blogue, o que agradeço.

Com as minhas cordiais saudações

Isabel A. Ferreira

De Maria Guedes a 18 de Dezembro de 2020 às 15:00
Mas que raio de pensamento tem este senhorse é para assustar quem já está assustado que guarde para os intelectuais que såo capazes de entender.Nao distruam a nossa istória
De Isabel A. Ferreira a 18 de Dezembro de 2020 às 15:27
Maria Guedes, desculpe que lhe diga, mas o seu comentário parece-me um tanto ou quanto descabido, o que me leva a pensar que o escreveu em tom de gozo. Então a última frase é espantosa!

Se é em tom de gozo, está no seu direito. Cada um é livre de gozar com o que lhe der na telha.

Se não é em tom de gozo, então tenho a dizer-lhe que o pensamento deste senhor é o pensamento de todas as pessoas que têm a capacidade de PENSAR em Portugal.

E não, não é para assustar quem já está assustado. É para alertar as pessoas, que NÃO SÃO intelectuais (pois estes não precisam de ser alertados) do que pode vir a acontecer num futuro, que já não está assim tão distante, se os governantes e gente quejanda não acautelarem a HISTÓRIA de Portugal, tal como ela aconteceu, e não tal como os ignorantes querem que ela tivesse acontecido.

Apenas isto.

Comentar post

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Março 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts recentes

«Não há a mínima TOLERÂNC...

São José festejado em San...

Brasileira diz que são os...

Legislativas 2024: nenhum...

Parabéns, Colômbia sem to...

Os milhares de pessoas pr...

Dois anos de guerra na Uc...

«Bicadas do Meu Aparo: “P...

Na passagem do 97º aniver...

Aleixei Navalny, um símb...

Arquivos

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Julho 2023

Junho 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Direitos

© Todos os direitos reservados Os textos publicados neste blogue têm © A autora agradece a todos os que os divulgarem que indiquem, por favor, a fonte e os links dos mesmos. Obrigada.
RSS

AO90

Em defesa da Língua Portuguesa, a autora deste Blogue não adopta o Acordo Ortográfico de 1990, nem publica textos acordizados, devido a este ser ilegal e inconstitucional, linguisticamente inconsistente, estruturalmente incongruente, para além de, comprovadamente, ser causa de uma crescente e perniciosa iliteracia em publicações oficiais e privadas, nas escolas, nos órgãos de comunicação social, na população em geral, e por estar a criar uma geração de analfabetos escolarizados e funcionais. Caso os textos a publicar estejam escritos em Português híbrido, «O Lugar da Língua Portuguesa» acciona a correcção automática.

Comentários

Este Blogue aceita comentários de todas as pessoas, e os comentários serão publicados desde que seja claro que a pessoa que comentou interpretou correctamente o conteúdo da publicação. 1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome. 2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas". 3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias. Serão eliminados os comentários que contenham linguagem ordinária e insultos, ou de conteúdo racista e xenófobo. Em resumo: comente com educação, atendendo ao conteúdo da publicação, para que o seu comentário seja mantido.

Contacto

isabelferreira@net.sapo.pt