Saibam separar o trigo do joio.
Eles andam por aí a criticar o passado com a pretensão de serem os novos donos dos escravos modernos.
Vandalizam Estátuas, vandalizam a Língua, vandalizam a Cultura e a História, amaldiçoam o Passado, cegos pelo deslumbre que o Poder tem.
E vós, ó Povo que dormis, ACORDAI, enquanto é tempo!
Isabel A. Ferreira
De Jorge Marques a 19 de Junho de 2020 às 19:16
Engraçado que mencione a língua, porque em 2018 foi o PCP que fez uma proposta para reverter o AO de 1990 que foi promulgado pelo PSD (que votou contra) no tempo do Cavaco:
http://www.pcp.pt/recomenda-recesso-de-portugal-do-acordo-ortografico-de-1990-acautelando-medidas-de-acompanhamento
Caro Jorge Marques, agradeço o seu comentário, porque me dá oportunidade de esclarecer o que parece não ter ficado claro:
Se reparar, o cartaz refere uma “pseudo-esquerda retrógrada, mal informada, mal formada, ignorante e cega mental”, ora se o PCP não se revê nesta descrição não tem nada de que se preocupar. O que aqui se foca é a “pseudo-esquerda”, ou seja, aqueles que se dizem de esquerda (e por definição a esquerda é um movimento PROGRESSISTA) mas fazem políticas RETRÓGRADAS.
E quando me refiro que essa “pseudo-esquerda” quer apagar a nossa História, a nossa Língua, a nossa Cultura, refiro-me àqueles que andam por aí a criticar o passado histórico-linguístico-cultural de Portugal, e pretendem excluir do currículo escolar a História de Portugal que inclui coisas boas e más, quer introduzir em Portugal a grafia brasileira e modismos, porque não se identificam mais com a EUROPA, e com isso atiram ao lixo uma cultura milenar riquíssima, em nome de uma falsa “modernidade” assente no retrocesso.
Na questão do AO90, não se esqueça de que tudo começou com a ratificação do AO90 por Mário Soares. Consulte este link, por favor:
https://dre.pt/pesquisa/-/search/403300/details/maximized
Cavaco Silva promulga o AO90. Consulte este link, por favor:
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/acordo/cavaco-silva-promulga-acordo-ortografico/1886
Foi José Sócrates, ministro de Cavaco, que mandou aplicar ilegalmente o AO90 em Portugal. Consultar este link:
https://olugardalinguaportuguesa.blogs.sapo.pt/foi-jose-socrates-que-ilegal-e-121814
Actualmente é o governo socialista que tem a Língua Portuguesa cativa nos calabouços do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e que partidos, com assento no Parlamento, que se dizem de esquerda, unidos aos da direita, não pretendem libertar.
Portanto, nesta questão da Língua, socialistas e sociais-democratas têm a mesma dose de culpas.
A História, a Língua e a Cultura Portuguesas estão em perigo.
Com a introdução da grafia brasileira, em Portugal, perdemos a nossa identidade cultural.
O PCP poderá ser contra o AO90, mas não é maioria. Por outro lado, no que respeita à abolição das touradas, por exemplo, o PCP alinha com o conservadorismo dos partidos da direita. E quando se é de ESQUERDA há que manter a coerência: ou se é progressista em tudo, ou não se é progressista, pendendo mais para o retrógrado.
Foi apenas isto que qui dizer.
Comentar post