De NMCM a 23 de Março de 2016 às 12:37
Como já tive cavalos e fiz formação na área de tração animal este é um tema que me toca diretamente. Para além de que sou um 'adepto' do bem estar animal e estudante de mestrado em desenvolvimento sustentável (com especialização em conservação dos recursos naturais). Estas são questões complexas e que devem ser avaliadas de forma integral. A utilização de cavalos para trabalho e transporte tem claramente menor impacto sobre o ambiente (e, por isso, de uma forma global, tem um menor impacto sobre o bem estar animal). A utilização de tratores ou carros tem consequências ainda mais negativas. E uma questão adicional poderia ser se tb será uma 'vergonha' (fazendo jus ao título) os invisuais 'escravizarem' cães labradores, se será vergonha as pessoas manterem animais dentro de construções humanas alimentados com rações com restos de outros animais ou farinhas vegetais de milho transgénico, embalados em plástico (de origem petrolífera), metal (através de explorações mineiras que têm um impacto brutal sobre os ecossistemas locais) ou cartão (que provem de desflorestação ou reciclagem - e esta última está tb longe de não ter impactos), ou se será uma 'vergonha' serem humanos manterem animais com seus 'escravos emocionais' para suprirem necessidades de afeto. Qual será o impacto que teremos ao abdicar da utilização de animais em prole da maquinização do planeta? Deveras gigantesca!
Acontece, NMCM (não sei por que não se identificou)… que estamos a falar de ANIMAIS SENCIENTES que não nasceram para ser tractores, nem escravos do homem.
Os animais não nasceram para SERVIR os homens. Se os homens querem ou precisam de puxar coisas, que PUXEM eles essas coisas.
Os animais não. Não nasceram para ser as MÁQUINAS do homem.
Há muita maneira de fazer as coisas. E se os homens fossem RACIONAIS e INTELIGENTES encontrariam um modo de não ESCRAVIZAR animais ou MATAR a Natureza com máquinas.
Experimentem substituir as máquinas e os animais não humanos, por animais HUMANOS. Quantos milhares de DESEMPREGADOS existem no mundo? Seria uma maneira de os ocupar.
Francamente…
Em pleno Século XXI DEPOIS de Cristo, ainda estamos aqui a discutir a utilização de animais SENCIENTES para servir homens PREGUIÇOSOS, INUMANOS e IRRACIONAIS.
Nenhum animal não humano existente à face da Terra existe para SERVIR o animal humano. NENHUM.
Comentar post