Não insulte Pedro Álvares Cabral ao dizer que Bolsonaro é o novo Cabral. Nem aos calcanhares de Cabral o Bolsonaro chega. Bolsonaro é o actual predador-mor dos indígenas brasileiros, os únicos donos dos territórios que ocupam, dos quais NUNCA os Portugueses os expulsaram.
A vandalização da estátua do descobridor do Brasil não foi um acto simbólico contra Bolsonaro: foi ignorância pura de quem mistura alhos com bugalhos, e de singelo aquele acto vandálico nada tem.
Incendiar uma estátua poderá não ter o mesmo grau de gravidade (máximo) dado ao que os bárbaros talibã fazem com as mulheres afegãs, às quais já dediquei um texto de solidariedade, que é a única coisa que, como simples cidadã do mundo, sem qualquer PODER, posso fazer.
Contudo, queimar estátuas de pessoas que estão mortas, tem o mesmo simbolismo do que queimar pessoas que estão vivas.