Comentários:
De Pedro Neves a 24 de Janeiro de 2020 às 13:07
Boa tarde,
Reparámos, aqui na equipa Blogs, que o seu blog ainda usa um template antigo, que não está adaptado para telemóveis.
Podemos ajudar, mudando o blog para um layout mais recente? O novo template não seria igual ao atual, mas conservaria a estrutura (uma coluna lateral), além de proporcionar uma melhor experiência aos visitantes do blog.
De Isabel A. Ferreira a 24 de Janeiro de 2020 às 15:55
Boa tarde,

Primeiro: gostaria de saber quem é o Pedro Neves, e se pertence à Equipa Sapo Blogs.

Segundo: sei que uso um template antigo e que isso atrapalha ALGUNS cibernautas. Digo “alguns” porque existem muitos, entre eles eu própria, que venho ao Blogue, e não nos atrapalhamos.

Terceiro: eu ainda não mudei, porque já li muitas queixas de outros blogueiros que mudaram o template e deram-se mal.

Quarto: continuo a ter bastantes visitantes e nenhumas queixas.

Quinto: posto isto, peço para se identificar, primeiro, e depois dar-me uma razão para que eu deixe na mão de quem não conheço, e nem sei se é da equipa do Sapo Blogues, que costuma abordar-me via e-mail, e não via comentário numa publicação, a mudança do template do meu Blogue.

Obrigada.
De Pedro Neves a 24 de Janeiro de 2020 às 16:02
Boa tarde Isabel,
Para lhe responder por pontos:

Identidade: a minha identificação está no meu perfil, associado ao meu nome. Na dúvida, pode contactar-nos pelo sapoblogs@sapo.pt

Mudar o template e algo correr mal: podemos mudar o template e se algo correr mal, podemos voltar a mudar para o template antigo.

Por fim, não precisamos (nem nunca pedimos) dados para mudar o template. Conseguimos fazer isso a partir da nossa área de gestão. Só precisamos mesmo que nos dê luz verde para fazer esta alteração, que não afeta conteúdos.
De Isabel A. Ferreira a 24 de Janeiro de 2020 às 16:33

Boa tarde, Pedro Neves,

Estava mesmo agora a ver o seu perfil, algo que deveria ter feito antes de comentar o seu comentário.

Pois já vi quem é.

Mas como nunca fui abordada VIA COMENTÁRIO, por alguém do Sapo Blogs, estranhei. E como anda por aí muita gente a fazer-se passar por aquilo que não é, precavi-me.

Quando diz que as alterações não afecta conteúdos, preciso de saber mais, porque já vi, por experiência de outros blogueiros, que as coisas não são assim tão lineares.

Diga-me: se as alterações não afectam os conteúdos, afectam então o quê?

É que não gostaria de mudar a cor do Blogue, nem o cabeçalho, nem precisar de andar sempre a pedir “conselhos” para isto e para aquilo…

Gosto do meu lugar verde, assim como ele é.

Além disso preciso que me responda o seguinte: porque escolheu ESTA publicação e não a via e-mail, para me propor a alteração? E por que só o Arco de Almedina e não o meu outro Blogue também?

Obrigada.
De Pedro Neves a 24 de Janeiro de 2020 às 16:37
Isabel,
temos aqui uma lista automática de algumas dezenas de blogs ainda ativos que o Google nos alertou que não estão a ser apresentados devidamente, devido ao template que usam.
O seu blog consta dessa lista e estou a contactar, pelos comentários, alguns blogs que reconheço e que sei que são mais ativos. O contacto via e-mail, infelizmente, é demasiado oneroso para mim em termos de tempo.
A mudança de template aumenta os tamanhos de letra do formulário de comentários, torna mais legível os posts em ecrãs de telemóveis e, algo importante, evita que o Google venha a penalizar o blog no futuro, devido à forma como o template atual apresenta o blog em telemóvel.
De resto, se aceitar, posso experimentar mudar o template e a Isabel diz se gosta ou não. Se não gostar, poderá manter o template atual, sem qualquer prejuízo de poder vir a mudar, por sua própria iniciativa no futuro.
Se não tiver interesse, não há qualquer problema, nem precisamos de insistir mais no assunto.
De Isabel A. Ferreira a 24 de Janeiro de 2020 às 17:21
Pedro Neves,

Vou pensar um pouco mais no assunto, até porque tenho conhecimento (como já lhe disse) de que as reclamações são muitas, com a mudança do template.

Por isso, preciso de mais um tempo para pensar.

Quando chegar a uma conclusão, comunico consigo. Pode ser?

Obrigada.




De Pedro Neves a 24 de Janeiro de 2020 às 17:24
Isabel,
Pode levar o tempo que precisar.
Posso garantir-lhe, todavia, que a lista de blogs com templates antigos é uma minoria em relação à grande maioria de blogs hoje ativos, e em relação aos quais não temos qualquer reclamação - até porque, quando há problemas, estamos cá para ajudar.
Como autor de grande parte dos templates hoje disponíveis, não tenho conhecimento de "muitas" reclamações em relação aos mesmos.
De resto, posso dizer-lhe que, mesmo com 35 anos, custa-me imenso comentar um post com esta letra tão pequena (e a verde!) no formulário de comentários. Imagino a pobre experiência que muitos outros dos seus comentadores têm, sem a mesma acuidade visual. A mudança, pelo menos a este nível, será muito bem-vinda, tenho a certeza.
Até breve,
Pedro Neves
De Isabel A. Ferreira a 24 de Janeiro de 2020 às 18:59
Pedro Neves,

Daquilo que me diz, devo deduzir que o problema maior está na parte dos comentadores?

Estive a ler os comentários na “Ajuda Blogs”, no que respeita ao Templates Antigos, e o que li das reclamações não me deixou tranquila.

Já fiz uma sondagem pelos que costumam aceder ao meu Blogue via telemóvel, e apenas uma pessoa mostrou dificuldade.

Sei que as coisas não podem ficar eternamente na mesma. Mas também sei que se é para as coisas novas não ficarem a funcionar a 100%, como li nos comentários, então os poucos que têm dificuldade em aceder ao Blogue é que têm de procurar alternativas.

Isto não significa que eu não vá pensar no caso. De modo algum.

Vou pensar, obviamente.

Até breve, Pedro Neves.
De Pedro Neves a 27 de Janeiro de 2020 às 10:46
Bom dia Isabel,
Se leu o post https://ajuda.blogs.sapo.pt/templates-antigos-39832, então deve ter lido as minhas respostas a todos os autores (menos de 10) que tiveram alguma dúvida sobre a mudança de template.
Penso que todos os autores, menos de 10 eventualmente, viram a sua dúvida ou dificuldade esclarecida (o que é diferente de falar em "problemas" ou "reclamações").
Se decidir mudar, e aumentar o conforto dos seus leitores, na hora de lerem e comentarem os seus textos aqui no blog, basta avisar-nos, por aqui, ou no nosso blog de ajuda.
De Isabel A. Ferreira a 27 de Janeiro de 2020 às 14:56
Obrigada, Pedro Neves.
De Arsénio de Sousa Pires a 27 de Janeiro de 2020 às 08:36
A caça é uma aberração, sim, e uma actividade própria de trogloditas que conservam no gatilho a primeva actividade de sair para o mato à busca de subsistência.
Hoje é um DESPORTO (?) que, tal como a tauromaquia, se dedica a ter gozo em matar animais TOTALMENTE indefesos.
Onde está o gozo destes antiquíssimos predadores? Em MATAR à queima-roupa!
Onde está a superioridade destes trogloditas? Em ter uma arma automática e com mira telescópica!

Batam palmas a estes heróis!
De Isabel A. Ferreira a 27 de Janeiro de 2020 às 15:14
Estou completamente de acordo consigo, Arsénio.

A cobardia desta "gente" envergonha a Humanidade.
Os que matam seres indefesos por prazer, não têm um pingo de essência humana, de empatia, de compaixão. Estão abaixo de zombies.
De Pedro Bruno a 27 de Janeiro de 2020 às 20:38
Parabéns, desde já pelo seu artigo, que por acaso vai mesmo de encontro ao que eu já venho avisado há muito tempo, e que ninguém me liga, e depois é o que se se ve, com o caso da rola-brava, eu nunca vi nenhuma em 26 anos, e sempre morei numa zona rural, a caça actualmente serve apenas, para encher os bolsos de muita gente, incluindo o governo, que não toma as decisões necessárias, quando deveria de ter mão pesada, a caça não passa de um triste hobie, com o intiuiti de matar e causar sofrimento a um animal indefeso, ou seja não passa de um acto de cobardia. Isto já para não falar que todos os dias, em que há caça tenho os chumbos a bater no telhado, nas portas de casa, no carro, e todas a entidades, acham que é uma coisa normal. sou agricultor biológico certificado, tenho investido muito na preservação de aves, e de biodiversidade no meu terreno, e por questões de segurança pessoal, vejo-me impedido de trabalhar, só poque acham que a caça é mais importante do que tudo isto. É preciso mudar mentalidades que ficam presas no século passado.
De Isabel A. Ferreira a 28 de Janeiro de 2020 às 10:13
Obrigada, Pedro Nuno, por este seu testemunho.

Tenho conhecimento de que neste nosso pobre país, com um pé fincado num passado que já passou e não é chamado para o futuro, existem mais pessoas com o mesmo problema que o Pedro Bruno apresentou.

Sim, é preciso mudar mentalidades, urgentemente, mas temo que as mentalidades estagnadas não tenham capacidade para evoluírem.

Então só nos resta esperar pela extinção natural desta geração de cobardes caçadores.

Entretanto, devemos continuar a insistir para que esta aberração seja proibida, juntamente com todas as outras aberrações, que usam animais para divertimento e encher os bolsos. Algo que nem o homem mais primitivo fazia.

Comentar post