Comentários:
De Sérgio Rodrigues a 8 de Março de 2012 às 17:57
É uma vergonha!! Muito honestamente..Que povinho que "portugal" tem!!
De Isabel A. Ferreira a 8 de Março de 2012 às 19:34
Se eu fosse vilafranquense, a esta hora estaria a fazer as malas para mudar de concelho. É que é mesmo UMA VERGONHA.
Como é possível. É inacreditável.
De Ricardo Teixeira a 9 de Março de 2012 às 22:40
Cara autora,

Repare que poderia utilizar um qualquer dos muitos termos perjurativos que usou para lhe responder. Poderia até descer um nível idêntico e ofendê-la nas suas ideologias ou crenças. Não o faço. A educação que me incutiram no meu desenvolvimento intelectual, apesar de Vilafranquense, apesar de ter sido transmitida por pais Vilafranquenses, por avós maternos e tios Vilafranquenses, campinos, homens do campo, que seguramente tinham tanto amor ao touro bravo que criavam quanto a senhora à sua mãe, impede-me que seja demagogo, reles ou de baixo nível. Porque acredito que todos temos direito à opinião, tanto quanto devemos respeitar a dos outros. As afirmações que faz, difamatórias e ofensivas, demonstram antes de mais que não conhece o território ou a dinâmica sociológica deste concelho, nem tão pouco a importância que durante décadas o touro bravo, o cavalo e o campino tiveram no desenvolvimento da Lezíria Vilafranquense e por conseguinte do País. Demonstra também que não faz ideia do que é o património taurino agora reconhecido. Tauromaquia não significa necessariamente morte e sofrimento. E ainda assim, com tamanho extremismo, só a posso imaginar vegetariana (e as plantas não sofrem?) e depreender que nunca teve animais domésticos (porque também esses sofrem, se conservados fora do seu habitat, certo?). De qualquer, respeito a sua opinião, achando que só perde por a expressar dessa maneira - essa sim - verdadeiramente bárbara e sanguinária.

Outra coisa que aprendi é a defender, sempre, a minha opinião. Porque acredito que defenda o mesmo, estou certo que não se incomodará que partilhe com os autarcas que aprovaram a candidatura os termos em que a eles se refere.

Bom fim de semana.
De Isabel A. Ferreira a 10 de Março de 2012 às 14:25
Sr. Ricardo Teixeira, agradeço esta sua mensagem, porque realmente ela vem reforçar tudo aquilo que deixei explícito no meu artigo.

Acredito que os adeptos da tourada “tenham tanto amor ao touro como eu à minha mãe”, apenas com uma diferença, eu, que neste momento tenho a minha mãe aos meus cuidados, não vou tratá-la muito bem, para daqui a uns tempos ir torturá-la, e deixá-la de rastos.

O “amor” que vocês têm pelos touros é de facto, muito bizarro.

Todos têm direito à opinião, certo, mas não têm direito de TORTURAR seres vivos para se divertirem e ganharem dinheiro à custa desse sofrimento. E é este pormenor que combato, e não as ideias de quem gosta de torturar e ver torturar os Touros e Cavalos. Porque essas estão enquistadas. Não há soda cáustica que as desenquistem.

As afirmações que faço (difamatórias e ofensivas? Isto é para rir ou para chorar?) baseiam-se na IGNORÂNCIA que os autarcas de Vila Franca de Xira demonstraram ao declararem a TORTURA de seres vivos, património cultural. Um absurdo que só pode vir de gente que não tem a capacidade de raciocinar. De outro modo não se expunham, deste modo, ao ridículo.

E mais, quem não quer molhar-se, não ande à chuva.

Património taurino? Então não faço ideia do que seja? As bandarilhas, os ferros, as espadas, as carcaças ensanguentadas dos Touros, as tripas dos Cavalos de fora, as poças de sangue que ficam na arena... Grande património! Cultíssimo património!... Digno realmente apenas da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Em relação às plantas e aos animais domésticos, abstenho-me de responder, porque o que disse só por si, já diz tudo, ou seja, não sabe do que fala.
Não preciso que respeite a minha opinião. Eu não tenho de ser POLITICAMENTE CORRECTA com quem TORTURA TOUROS E CAVALOS. Não tenho.

PARA SEREM RESPEITADOS, RESPEITEM O OUTRO. A partir de então pode ser que eu modere a minha «linguagem bárbara e sanguinária», como o Ricardo Teixeira diz. Mas não sei se reparou que não sou eu que ando a torturar Touros e Cavalos numa arena. De facto, eu amo os Touros e os Cavalos tal como amo a minha mãe. Respeito-os profundamente. Porque amar não é dar-lhes de comer e beber. Amar é muito mais do que isso.
Pois pode partilhar tudo o que quiser, com quem quiser, porque o que escrevo é público, e repito, quando vocês aprenderem a RESPEITAR os Touros e os Cavalos, deixando-os viver a suas vidas tranquilamente (que mal vos fizeram estes animais, para os torturarem barbaramente?), pode ser que eu vos respeite a vós.
De Anónimo a 17 de Abril de 2012 às 22:24
Alguém sabe o que é a festa brava em portugal , muitos de vós que vem para aqui comentar , aliás criticar, ainda nem eram nascidos e já a tradição existia em vila franca de xira , agora só falta dizer que ninguem come ovos, nem bifes de peru, nem de frango , etc .
por favor cuidem das vossas vidas e deixem as tradições andarem para a frente
olé vila franca estaremos sempre do teu lado .
De Isabel A. Ferreira a 18 de Abril de 2012 às 09:09
Seja quem for este Anónimo, que não tem a coragem de dar o nome para dizer das suas convicções (será por VERGONHA?) agradeço este comentário porque traduz perfeitamente a ignorância que grassa entre quem aplaude a TORTURA DE TOUROS.

É um comentário típico dos aficionados.

Sem terem argumentos RACIONAIS para defenderem a "tradição sangrenta", só sabem dizer isto, que aqui se vê. O que é o mesmo que ZERO.
De Pedro Farias a 24 de Outubro de 2013 às 16:56
Cultura de gente idiota que usa dinheiro dos nossos impostos para a tortura animal. Vila Franca de Xira terra de assassinos que se divertem a torturar animais. Capital da idiotice. Quando no mundo inteiro se abandona esta barbaridade, aqui na parvalheira chamam-lhe "Património Cultural". Uns evoluem, outros atrofiam. Tal como a escravatura ficou para a história, também esta pseudo-cultura será vista no futuro pela humanidade. Tempos miseráveis de gente que não merece o ar que respira
De Isabel A. Ferreira a 24 de Outubro de 2013 às 18:28
Ficarão perpectuados no LIVRO NEGRO DA TAUROMAQUIA.

Um dia os descendentes destes tauricidas ENVERGONHAR-SE-ÃO DELES.

Comentar post