Reparem na violência desta imagem, e na expressão bacoca do “rabejador”. Foi isto que os “notáveis” forcados foram ensinar às crianças de Alter do Chão? É esta “cultura” que os responsáveis pelo ENSINO pretendem para as crianças de Alter? Pobres crianças desprotegidas!
Li esta notícia no seguinte link:
http://diariotaurino.blogspot.com/2012/02/forcados-vao-escola.html
«Os notáveis forcados Simão Comenda e João Patinhas vão estar presente no Agrupamento de Escolas do Concelho de Alter do Chão no dia 8 pelas 14 horas na biblioteca escolar, a convite do Clube Taurino daquela instituição escolar. Assim, este convite tem como missão aproximar a tauromaquia da escola granjeando assim novos aficionados. O convite foi desde logo aceite pelos distintos forcados, que irão poder falar aos mais novos de uma arte tão genuína portuguesa – a pega do toiro.
No final das suas intervenções, os petizes poderão colocar perguntas aos forcados. Como sempre nas organizações do clube Taurino, as entradas são livres e abertas a todas as pessoas que queiram participar»
***
Fiquei completamente siderada! Como é possível?
Primeiro com a abertura da notícia: “notáveis forcados”, como se “ser forcado” fosse uma profissão nobre, adequada ao ser humano, uma profissão que dignifica a Humanidade.
Depois aquele “a convite do Clube Taurino daquela instituição escolar”!!!!! Uma instituição escolar com Clube Taurino? Isto faz parte do currículo da Escola?
Estará na Declaração Universal dos Direitos da Criança aprender como se pega um Touro moribundo, depois de barbaramente torturado?
O que terão os “notáveis” forcados para ensinar às crianças? Violência sobre um ser vivo? Isto é possível, no meu País?
Permite-se que gente que vive da violência vá a uma BIBLIOTECA ESCOLAR, um lugar sagrado de Cultura Culta, ensinar imbecilidades às crianças?
Quem serão os IRRESPONSÁVEIS pelo Ensino em Portugal que permitem esta aberração?
Por onde andará a ÉTICA dos profissionais do Ensino?
Quando quero divulgar a minha obra para crianças, junto a Escolas ou deslocar-me a Bibliotecas, os senhores da cultura têm a gentileza de NÃO RESPONDEREM à minha solicitação.
Mas os “notáveis” forcados podem ir a uma BIBLIOTECA ESCOLAR divulgar a “obra” de como ser COBARDE e atacar um Touro depauperado pela tortura, depois da lide numa arena.
Dirão: «Quando se executa uma pega, oito homens entram na arena, o primeiro é o forcado da cara; os outros sete ajudam-no a imobilizar o touro, havendo um (o rabejador) que segura no rabo do touro, para provocar o seu desequilíbrio e para quando os seus companheiros o largarem este não invista sobre eles.
O “rabejador”...! Só isto diz da ESTUPIDEZ e da COBARDIA de uma “pega”.
Por onde andará a LUCIDEZ de quem permite um acto anti-educacional de tamanha gravidade?
E ninguém é suficientemente PODEROSO para pôr cobro a esta estupidez.
Porquê?
Porque o PODER ESTÁ COMPLETAMENTE PODRE.
Isabel A. Ferreira