«Hoje em dia, só é ignorante quem quer.
A informação sobre esta matéria é mais que muita.
Hoje em dia, ser ignorante é uma opção. E como é triste comprovar que ainda há criaturas, e algumas com diplomas universitários, governantes no activo, ex-governantes e candidatos a governantes que optam pela ignorância» …
Aqui deixo a verdade verdadeira sobre a selvajaria que o Estado português vergonhosamente promove…» (Isabel A. Ferreira)

Este é o Médico Veterinário, Dr. Vasco Reis, o único expert português que tem a coragem de dar a cara e o nome pela abolição da selvajaria tauromáquica em Portugal, por isso tem a minha admiração e respeito (IAF)
«Os animais humanos e não humanos são seres dotados de sistema nervoso, mais ou menos desenvolvido, que lhes permitem sentir e tomar consciência do que se passa em seu redor e do que é agradável, perigoso e agressivo e doloroso.
Estes seres experimentam sensações, emoções e sentimentos muito semelhantes. Este facto leva-os a utilizar mecanismos de defesa e de fuga, sem as quais, não poderiam sobreviver. Portanto, medo e dor são condições essenciais de sobrevivência.
Afirmar-se que nalguma situação não medicada, algum animal possa não sentir medo e dor se for ameaçado ou ferido, é testemunho da maior ignorância, ou intenção de negar uma verdade vital.
A ciência revela que o esquema anatómico, a fisiologia e a neurologia do touro, do cavalo e do homem e de outros mamíferos são extremamente semelhantes.
As reacções destas espécies são análogas perante a ameaça, o susto, o ferimento. O senso comum apreende e a ciência confirma-o.
Depois desta explicação, imaginem o sofrimento horrível que uma pessoa teria se fosse posta no lugar de um touro capturado e conduzido ao “calvário” de uma tourada.
Conclusão comportamental ética?
Seres humanos (tauromáquicos) não devem infligir a outros seres de sensibilidade semelhante (touros e cavalos), sofrimentos a que os próprios infligidores (tauromáquicos) não aceitariam ser submetidos.
Na tourada à portuguesa importa mencionar o terrível sentimento de claustrofobia e pânico que o touro sofre desde que é retirado violentamente da campina e transportado em aperto até à arena. Depois, há o maltrato com a finalidade de o enfraquecer física e animicamente antes de ser toureado.
Na arena, o touro enfrenta a provocação e a tortura durante a lide e no fim desta, com a retirada sempre violenta e muito dolorosa das bandarilhas, rasgando ou cortando mais o couro sem qualquer anestesia.
No final de tudo, o animal é metido no transporte, esgotado, ferido e febril, em acidose metabólica horrível que o maldispõe e intoxica, até que a morte o liberte de tanto sofrimento.
O cavalo sofre um esgotamento e terrível tensão psicológica ao ser usado como veículo, sendo dominado, incitado e lançado pelo cavaleiro e obrigado a enfrentar o touro, quando a sua atitude natural seria a de fuga e de pôr-se a uma distância segura.
À força de treino, de esporas que o magoam e ferem, de ferros na boca e corrente à volta da mandíbula, que o magoam e o subjugam, o cavalo arrisca morte por síncope/paragem cardíaca, ferimentos mais ou menos graves, até a morte na arena.
É difícil, senão impossível, acreditar que toureiros e aficionados amem touros e cavalos, quando os submetem a violência, risco, sofrimento.
Questiono-me porque se continua a permitir uma actividade que assenta na violência e no sofrimento público de animais, legalizado e autorizado por lei e até apreciado, aplaudido e glorificado por alguns?
E uma verdadeira democracia não permite nem legaliza a tortura. E você?
Vasco Reis,13.6.13
Publicado no Algarve Jornal 123, Portimão, Algarve, Portugal
Fonte:
http://abolicionistastauromaquiaportugal.blogspot.pt/p/os-animais-humanos-e-nao-humanos-sao.html
***
Comentários:
«Se algum médico veterinário afirmar que o touro não sofre na tourada e em outros espectáculos igualmente bárbaros, só vislumbro estas hipóteses: ou é incompetente ou intelectualmente desonesto ou ambas!!!
(Ana Teresa Cunha)
***
«Concordo plenamente com cada frase escrita e isto só continua porque o dinheiro que envolve as touradas fala mais alto; na minha opinião não é por aficionamento mas sim pelo lucro e o egocentrismo em dominar um animal de grande porte entrincheirado, deslocado do seu meio ambiente, assustado e sem se poder defender.»
(Luís Filipe Ricardo)
De Luis Filipe Ricardo a 17 de Agosto de 2016 às 10:01
Concordo plenamente com cada frase escrita e isto só continua porque o dinheiro que envolve as touradas fala mais alto na minha opinião não é por aficionamento mas sim pelo lucro e o egocentrismo em dominar um animal de grande porte entrincheirado deslocado do seu meio ambiente, assustado e sem se poder defender
Completamente de acordo, Luís Filipe Ricardo.
De Luisa Seixas a 18 de Agosto de 2016 às 00:34
Completamente de acordo.
Só gostava que me explicassem porque razão o animal de 2 pernas tem tanto prazer em maltratar o animal de 4 patas?
Como é que é possível esses atos contribuírem para a felicidade do dito ANIMAL HUMANO o tal ANIMAL RACIONAL?
Apenas o Homo Parvus (que é ainda um animal pré-humano) sente esse prazer mórbido, por ainda não ter evoluído.
O Homo Sapiens, Sapiens, o animal humano, que já evoluiu, não sente prazer ao ver o sofrimento dos animais.
E o termo RACIONAL já não se usa para caracterizar os HOMENS.
Descobriu-se que os animais não humanos podem ser bastante mais racionais que o animal pré-humano.
De Anónimo a 18 de Agosto de 2016 às 02:45
Para algumas pessoas se ainda houvesse escravatura elas aproveitavam. Há pouco a fazer em relação a certas mentalidades .
Como havemos de deixar esta vil tristeza em que vivemos? ??
Lutando contra a estupidez.
Esclarecendo os ignorantes.
De Antonio nolasco a 18 de Agosto de 2016 às 20:43
Obviamente tem toda a razao.
Mas como diz..., hoje em dia ignorancia e opcao. Nada mais.
De Nuno Castro a 19 de Agosto de 2016 às 20:31
Boas noites
Sempre que faço comentarios sobre algo que considero animalesco.... retrogado. ...
barbaro...
estupido...
Dizem sempre k ė tradiçao.....
Por isso aos defensores das touradas, digo apenas o seguinte:
1-homens que defendem touradas... devem ser circuncizados como antigamente...
2-Mulheres que defendem touradas...
Devem fazer cesarianas .... mas à maneira de Julio Cesar...m
3- pessoas que defendem touradas devem usar preservativos de tripa de porco... e ter relacoes com montes de seropositivos....
Afinal de contas podia estar aki a noite toda a contar tradicoes...
Nao è isso k interessa ?
Tristes....
Decadentes....
Incultos....
Insensiveis....
Mais animalescos que os animais k torturam....
Para o seu belo prazer....
Gostam de tradicao?
Façamos ao contrario....
Eu tb gosto de tradiçao....
Epoca dos gladiadores...
Parece me bem... cheio de tradiçao. ..
Toureiros na arena... mas touros nao....
Nao se usava à k manter a tradiçao...
Leoes... ursos...
Era top....
Animais ... leoes... ursos ...
Contra BESTAS.... que massacram seres indiscriminadamente...
Ai pagava bilhete...
Desculpem o desabafo....
Mas ja perdemos tempo suficiente a falar de barbaros....
Acabam com a merda das touradas....
De Sara a 19 de Agosto de 2016 às 22:24
Não estaria mais de acordo, tanto para touros como cavalos.
Força
De Maria Luísa Silva a 20 de Agosto de 2016 às 08:59
O ser humanos por vezes consegue ser mais burro do que os burros.
Engana-se Maria Luísa.
Os Burros (o animal não humano) não são nada ESTÚPIDOS. São animais inteligentíssimos. Muito mais inteligentes do que alguns animais ditos humanos, que não passam de animais pré-humanos.
Chamar BURRO ao animal humano ESTÚPIDO é uma OFENSA, um INSULTO aos Burros (animal não humano).
De Anónimo a 21 de Agosto de 2016 às 12:45
Sou contra as touradas, sempre nunca consegui perceber como conseguem ver beleza em em tanta turtura ,infelizmente o bicho homem não evoluiu ,eu tenho a impressão que a mentalidade do ser humano esta a regredir , e não a evoluir ,agora eu pergunto ,o que se pode fazer,?quanto a este atraso de vida ,estou pronta para tudo vamos acabar com esta merda de uma vez por todas
De José Pinto a 22 de Agosto de 2016 às 10:49
Concordo inteiramente com cada palavra que aqui foi escrita e arrepia-me imaginar o sofrimento infligido a estes animais síntese, durante e no final de cada tourada. Isto só acontece porque os interesses económicos se sobrepõem à dignificação humana. Afinal não se promovem guerras horríveis pela ganância do lucro e do poder? As touradas são iguais.
De MANUEL FERNANDES a 4 de Setembro de 2016 às 18:23
Ainda não compreendi quem é ignorante?
Finalmente há os sabidos, os ignorantes e os burros!
Pergunto eu quem estará certo no meio desta confusão?
Comentar post