Quarta-feira, 9 de Junho de 2010

EXPOSIÇÃO DE "ARTE" TAUROMÁQUICA

 

 

«ESTAVA AQUI UMA VIDA QUE SOFREU ATROZMENTE, SOB APLAUSOS DE UMA MULTIDÃO EM FESTA»...

*** 

 

EIS O RESULTADO FINAL DO QUE EM PORTUGAL CHAMAM DE "TRADIÇÃO", “ARTE”, “CULTURA”, "FESTA", "ALEGRIA" E “PATRIMÓNIO”...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O TOURO É UM MAMÍFERO SUPERIOR, E POSSUI UM SISTEMA NERVOSO CENTRAL TAL COMO O HOMEM.

O QUE AQUI SE APRESENTOU NÃO PASSA DE TORTURA E MASSACRE DE UM SER VIVO QUE SENTE A DOR TAL COMO TODOS NÓS A SENTIMOS.

 

 

 

 

 

 

 SERÁ ISTO ARTE?...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SERÁ ISTO CULTURA?...  

 

 

 

 

 

SERÁ ISTO FESTA?... 

 

 

 

 

 

SERÁ ISTO ALEGRIA... 

 

 

 

 

 

 

 SERÁ ISTO PATRIMÓNIO?...

 

 

 

 

publicado por Isabel A. Ferreira às 18:34

link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
Comentários:
De elmanofilo a 10 de Junho de 2010 às 13:48
Em homenagem a este post fiz o soneto:
TOURO PORTUGAL

Pode ver-se em

www.rouxinoldebernadim.blogspot.com
De Isabel A. Ferreira a 10 de Junho de 2010 às 14:34
elmanofilo, gostaria muito de ler este soneto, mas o enderêço que referiu não funciona. Algo deverá estar errado. A indicação que dá é que este blog não existe. Poderá verificar, e depois dizer alguma coisa. Já agora fiquei curiosa.
Obrigada.
De Isabel A. Ferreira a 10 de Junho de 2010 às 14:43
elmnofilo, procurei o blog Rouxinol de Bernardim por outra via e encontrei-o. E já li o soneto. Gostei. Esperemos que novas leis nos tirem das trevas. Obrigada.
De Pandora a 14 de Setembro de 2011 às 19:22
Parabéns Isabel!
vou partilhar no Facebook (sou a Maria Cristina Amorim), e no meu blog também.
Aliás também tenho algo do género que partilhei por lá à mais de um ano...está na hora de RE-publicar.
Beijos
De Isabel A. Ferreira a 15 de Setembro de 2011 às 09:13
Obrigada, Cristina.
Pode e deve partilhar.
Esta insanidade tem de chegar ao fim. Aliás, tem os dias contados. Mas enquanto o fim não chega, muitos magníficos Touros são sacrificados para DIVERSÃO (Imagine-se)!
De Patricia a 17 de Setembro de 2011 às 15:41
Chorei de ver essas cenas!!!Precisamos lutar mesmo, e dar um fim a essas crueldades com nossos animais!!!Pra mim isso é inadmissível."
"BASTA DE CRUELDADE COM ANIMAIS"!
De Isabel A. Ferreira a 18 de Setembro de 2011 às 10:54
Até as pedras choram, Patrícia! Apenas os torturadores de animais não choram, porque são desprovidos de sensibilidade, de bom senso e de racionalidade.
De claudia t fatori a 24 de Setembro de 2011 às 15:53
como no sèculo em que estamos ainda existe coisas como estas?????
nasci no planeta erradooooo!!!!!
triste pela humanidade....
De Isabel A. Ferreira a 24 de Setembro de 2011 às 17:39
Parece impossível, não parece, Cláudia? Mas é a mais pura verdade.
Tão primitivos, como os mais primitivos.
De Anónimo a 24 de Setembro de 2011 às 17:32
pelo menos os bombistas matam por valores "discutíveis ou não" isto é mais irracional, do ponto de vista humano isto deveria ser visto por todos como um atentado................e punível como tal.
De Isabel A. Ferreira a 24 de Setembro de 2011 às 17:43
Que isto é um crime, ninguém tem dúvida. Só que estes "crimes" não são puníveis porque as leis estão feitas de tal maneira que não há punição possível.

Mas é como diz, seja quem for que o diz: até um bombista ou um terrorista tem os seus motivos. Aqui é crueldade pura e gratuita. Para diversão. Algo que não tem classificação.
De Clarissa a 14 de Outubro de 2011 às 22:21
Assassinos
De Isabel A. Ferreira a 15 de Outubro de 2011 às 11:38
Clarissa, Leonardo da Vinci já dizia, no seu tempo, que lá virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime, tanto quanto o assassinato de um homem.
Espero ver esse dia, com muita esperança.

De Carlos Ricardo a 10 de Julho de 2012 às 05:31
Em Março deste ano em resposta a um amigo que, teimosamente, continua a considerar as touradas cultura, enviei-lhe este e-mail com fotos iguais ás que aqui publica:
«Cultura é o que engrandece um povo, é o que o torna mais tolerante, o que lhe dá mais bom senso e sensibilidade. Cultura é, em resumo, aquilo que faz evoluir as mentalidades!! A tourada, vulgo massacre dum ser vivo, não é cultura é TORTURA !! Quem continua a chamar-lhe "património cultural" não sofreu nenhuma evolução na sua mentalidade!! Parece-me ser o teu caso!!
Diverte-te com as imagens e mostra-as aos teus netos. Eles precisam de "cultivar-se", precisam de conhecer o "património cultural" deste país...!!»

Até hoje não respondeu!!

Esta "exposição de arte tauromáquica" mostra apenas uma parte do que se faz a este SER VIVO.
Espero que venha a sensibilizar algumas mentes...
Parabéns Isabel pela idéia !!

De Isabel A. Ferreira a 10 de Julho de 2012 às 11:01
Eles quando chegam a um determinado ponto não respondem, Carlos Ricardo. Responder o quê?

Estas imagens não deixam nenhuma dúvida quanto ao que é a tauromaquia.

Mas apenas as pessoas que têm massa cinzenta no cérebro conseguem alcançar a mensagem deste post.

Enviei esta "exposição" a uma aficionada monárquica, "gente fina", e ela simplesmente respondeu que "isto não lhe dizia NADA a não ser o que respeita aos toureiros que SOFREM muito". Ficou tudo dito acerca dessa "pessoa". É preciso ter muito descaramento e ser uma pessoa desprovida de lucidez para dizer uma coisa destas.

Enfim...Entre os animias humanos, há de tudo.
De Francisco a 7 de Setembro de 2012 às 02:11
Que a transformação num espectáculo do sofrimento e da morte de um animal seja considerado um crime, plenamente de acordo. Mas considerar que um dia a matança de um animal para fins alimentares seja um crime? Leonardo da Vinci foi/é um génio, mas como qualquer um deles também dizia algumas asneiras. Todas as religiões proibem os maus tratos contra os animais, mas salvo erro com excepção dos vegetarianos/vegans e dos "pacifistas" hindus nenhuma proibe o consumo de carne
De Isabel A. Ferreira a 7 de Setembro de 2012 às 10:16
Comer ou não comer carne Francisco, não tem nada a ver com religiões. Tem a ver com a consciência de cada um.

Na Natureza há tudo o que é necessário e na quantidade necessária para alimentar BEM toda a Humanidade, sem ser preciso matar animais com a crueldade com que os matam. Essa alimentação natural está mal distribuída. Não é aproveitada. Uns têm mais do que outros e não partilham.

Por isso a fome é um dos grandes flagelos do mundo.

O Leonardo Da Vinci era um génio, e disse uma grande verdade.

Não será para o seu tempo, Francisco, mas lá virá o dia em que matar um animal será um crime. Estamos a caminho desse dia, mas ainda falta muito caminho por percorrer... Já faltou mais.

A mim, ninguém me proibe coisa nenhuma. Nem os vegetarianos, nem os vegans, nem os pacifistas hindus, nem nenhumna religião.

Eu sigo apenas o que me dita a minha CONSCIÊNCIA.

De Francisco a 7 de Setembro de 2012 às 11:27
Que Leonardo da Vinci era um génio, com certeza, um dos maiores! Mas se vamos por aí, muitos outros génios da Antiguidade Clássica, da epoca de Leonardo e da actualidade defenderam o consumo de carne. Aliás o seu consumo é defendido pela OMS e aprece na roda dos alimentos. Que o ser humano não é carnívoro é fácil de ver: não temos os caninos desenvolvidos; que não somos herbívoros: não temos as queixadas correspondentes nem os molares tão desenvolvidos. Fora desta discussão, que demorará até ao fim da eternidade, até porque em alguns defensores dos animais e/ou vegetarianos existem contradições: o próprio Leonardo inventou armas de guerra, que eram - sorte deles e nossa - demasiado avançadas para a época; outros chocam-se contra o sofrimento animal enquanto seres humanos passam miséria e nada. Fora de tudo isto digo-lhe que sou contra a tourada: O sofrimento de um animal tornado espectáculo choca-me, mas também sei infelizmente que neste assunto o país está dividido: uma zona norte contra as touradas e uma zona sul (Alentejo e Ribatejo, principalmente) onde o touro e a tourada fazem parte do sentir populacional, na Andalucia (aliás em quase toda a Espanham - o touro de Osborne está em todos os lados: estradas, roupas, cadernos escolares, até aparece nas bandeiras de Espanha colocadas nas varandas) onde estive agora de férias acontece o mesmo. Espero que um dia isto se resolva: acabar com as touradas como são, manter a referência cultural e a ligação ao touro das populações do Sul.
De Isabel A. Ferreira a 7 de Setembro de 2012 às 13:54
Olhe, Francisco, quem luta pela Causa Animal, está a lutar pela Causa dos animais HUMANOS e dos animais NÃO HUMANOS.

Não teria qualquer lógica, preocuparmo-nos com os Touros e não com os povos famintos e escravizados do mundo. Não acha? Seria estupidez.

Quando a violência sobre aos animais NÃO HUMANOS terminar, a Humanidade estará pronta para ser HUMANA e acabar com a violência sobre os humanos também.

Consegue entender onde pretendemos chegar, com este raciocínio?

E em Portugal, 80 e mais % da população está FARTA de torturas. De 380 concelhos, apenas 40 têm touradas.

Como vê, nem todos os Portugueses são parvos.

O que disse Francisco «acabar com as touradas como são, manter a referência cultural e a ligação ao touro das populações do Sul» não é viável.

Acabar com as touradas sim. Manter os Touros livres, sim. Mas que referência cultural é essa, se a TORTURA DE TOUROS não é CULTURA? Nunca foi, e jamais será.
De Maria João Brito de Sousa a 9 de Julho de 2012 às 20:02
"Eles" não vêem os animais como vidas... muitos nem sequer vêem os humanos mais desfavorecidos como vidas. Parece impossível mas é a mais pura das verdades. Foi-lhes imposto "educacionalmente" que tivessem alguma pena, mas só dos humanos que vivem de forma miserável... não fossem vir a ser castigados. Só por isso, Isabel. Não sentem. Não sabem sentir.

Um abraço!
De Isabel A. Ferreira a 10 de Julho de 2012 às 10:53
Exactamente poeta, são completamente insensíveis.
Emn vez de um coração a latejar têm um pedregulho parado dentro do peito.
Como SENTIR alguma coisa?
São egoístas. Só eles é que importam.
Obrigada, e um abraço.
De Fátima Freitas a 11 de Julho de 2012 às 12:47
Depende de todos nós, colocar um ponto final em toda esta VERGONHA. BASTA ! ABAIXO TODOS OS ESPECTÁCULOS COM TOUROS, ABAIXO TODA A TORTURA E MORTE!
De Isabel A. Ferreira a 11 de Julho de 2012 às 14:05
Absolutamente de acordo, Fátima Freitas.
Esta vergonha VAI ACABAR.
Assim o POVO QUEIRA.

Comentar post

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Abril 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

Boas notícias! A Nova Zel...

Em Vila Franca de Xira: «...

Como os mortos não falam,...

Testes de toxicidade em a...

Enquanto o Povo dorme... ...

Março/09/2021: um dia ne...

«O último adeus» - "Enqua...

Estão a aparecer cordeiro...

Este monstro marinho, cha...

«Morreu [o Touro] Marism...

Arquivos

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Direitos

© Todos os direitos reservados Os textos publicados neste blogue têm © A autora agradece a todos os que os divulgarem que indiquem, por favor, a fonte e os links dos mesmos. Obrigada.
RSS

Acordo Ortográfico

Em defesa da Língua Portuguesa, a autora deste Blogue não adopta o Acordo Ortográfico de 1990, devido a este ser inconstitucional, linguisticamente inconsistente, estruturalmente incongruente, para além de, comprovadamente, ser causa de uma crescente e perniciosa iliteracia em publicações oficiais e privadas, nas escolas, nos órgãos de comunicação social, na população em geral, e por estar a criar uma geração de analfabetos escolarizados e funcionais.

Comentários

Este Blogue aceita comentários de todas as pessoas, e os comentários serão publicados desde que seja claro que a pessoa que comentou interpretou correctamente o conteúdo da publicação. Serão eliminados os comentários que contenham linguagem ordinária e insultos, ou de conteúdo racista e xenófobo. Em resumo: comente com educação, atendendo ao conteúdo da publicação, para que o seu comentário seja mantido.

Contacto

isabelferreira@net.sapo.pt