Um excelente texto que tenho a honra de transcrever, e que sintetiza na perfeição o que andam, ou melhor não andam a fazer os nossos “governantes” no que respeita à Cultura, que em qualquer país que se preze é uma mais-valia… mas não em Portugal.
Por Manuel CD Figueiredo
(Comandante da Marinha Portuguesa)
«Pelas touradas se torturam animais. A tortura dos animais é crime. A tourada é um crime.
Apoiadas por governantes insensíveis e incultos, assim são elas, as touradas!
Suportadas com dinheiros públicos.
Em Portugal, hoje, os impostos pagam touradas! Pagam o crime da tortura de animais! E pagam a transmissão de espectáculos degradantes!
Os deputados da Nação fogem às suas responsabilidades e obrigações: depois de adiarem, sem justificação, a discussão de uma proposta de lei visando a revogação da actual legislação vergonhosa, no sentido de acabar com a tortura animal, particularmente com as touradas, predispõem-se a manter os interesses instalados, mesmo que isso constitua uma violação das suas próprias consciências.
Inconcebível num país culto!
Inimaginável num país civilizado!
Cabe aqui uma especial chamada de atenção à entidade que tem a obrigação de reprovar a lei que autoriza as touradas e permite a tortura dos animais: a entidade governamental responsável pela Cultura em Portugal - a Secretaria de Estado da Cultura.
Só por grande distracção poderá o Senhor Secretário de Estado da Cultura permitir a existência de leis irracionais e incultas que colocam Portugal na lista dos países subdesenvolvidos e sem cultura.
Acredito que o Senhor Secretário de Estado não deseje que no nosso país seja legalizada a tortura de animais. Por isso - por acreditar nisso - espero que promova a lei que faça abolir as touradas!
Que faça de Portugal um país respeitado!
Que mostre ao Mundo que Portugal quer voltar a ser um país onde a Cultura é vasta e predominante!
Que seja um marco da Civilização.»
Fonte:
http://sextante-poveiro.blogspot.pt/2013/11/a-incultura-lusitana-pelas-touradas-se.html