
«Somos um grupo de cidadãos que considera uma afronta a cobertura que a RTP (sábado dia 6) e a SIC (domingo dia 7) pretendem dar às festas do colete encarnado.
A referida festa é paradigmática de como o poder autárquico se empenha - em todos os sentidos do termo - para satisfazer as suas clientelas em detrimento das acções verdadeiramente benéficas para as populações que servem. Nalgumas autarquias, como Vila Franca de Xira, é a sua íntima relação com os agentes tauromáquicos que define a agenda e o investimento públicos. É vergonhoso que a grande maioria dos portugueses suporte cortes brutais, sofra despedimentos em massa e ainda tenha de assistir à transmissão despudorada de como essas verbas são aplicadas em regabofes tauromáquicos, para sustentar uma indústria decadente.
No caso específico da RTP, ainda temos um acréscimo de desperdício do dinheiro que devia ser de todos nós para cobrir esta festa que nos devia envergonhar a todos.
E poupem-nos à conversa sobre o retorno económico das touradas, pois a única coisa que se consome em profusão é cerveja.
As televisões a participarem no velho princípio romano do pão e circo, para distrair as populações dos seus maus governantes.»
(Vilafranquenses Anti-touradas)
***
Que vergonha RTP e SIC.
Não são meios de comunicação social.
São meios de divulgação do que de pior se faz em Portugal.
São os meios da decadência.
Isabel A. Ferreira
De Maria a 29 de Junho de 2014 às 01:50
Eu moro em Vila Franca de xira há precisamente dois anos, e tenho lhe a dizer que nunca apreciei qualquer tipo de tourada, largada ou novilhadas. Porém, aqui em Vila Franca de xira e raro encontrar alguém que não aprecie tal coisa. Com a chegada do colete encarnado percebo que o povo não pensa simplesmente em '' assistir às largadas'' mas sim também, no convívio que se dá ou longo da vila. Até, porque o colete encarnado existe principalmente como homenagem ao campino, e, não como meio para torturar os animais. Mesmo quem não gosta de touradas (ou largadas) consegue aproveitar esta festa. O povo pensa todo o ano nesta festa. Não lhe vou dizer que os touros são o menos importante, porque não é bem assim, são importantes. Mesmo sendo eu contra isso, mas a verdade é que o ambiente que se vive aqui nesta altura do ano, e um ambiente de festa, mesmo com a crise que se vive. Até é bom, as pessoas acabam por se abstrair. E verdade que o mundo dos touros assim como o dos cavalos, e um mundo de ganância onde só chega ao topo, muitas vezes só quem tem poder e nenhuma competência, mas não é só por existir algumas parasitas dessa género que todos os taurinos são assim. Vila Franca vive o colete encarnado com esta emoção porque já é uma tradição tão enraizada que é como se já fizesse parte do sangue dos vila fraquenses. Se vier este ano ao colete encarnado, não vá para as largadas, para isso venha há noite e verá o tipo de ambiente que aqui se vive toda a noite, especialmente nas tertúlias.
Senhora Dona Maria, com todo o respeito pela sua opinião, gostaria de chamar a sua atenção para alguns pormenores que não estão bem analisados neste seu comentário.
Diz-me que em Vila França de Xira (que é uma terra arreigada a um costume medieval que não dignifica nem o animal humano, nem o animal não humano) é raro encontrar alguém que não aprecie TAL COISA.
É verdade. É raro. Mas existem pessoas que abominam o atraso de vida que por aí vai. Porque TAL COISA não dá prestígio à terra. Pelo contrário.
Vila Franca de Xira é conhecida pelo seu atraso civilizacional.
Quanto ao colete encarnado: se essa “festa” existe para homenagear o CAMPINO, então o bovino deve ficar no seu habitat. Homenagear campinos com tortura de bovinos não é de gente de tino. Uma homenagem tem de ser DIGNA e essa “homenagem” é INDIGNA de gente civilizada. Não combina uma coisa com a outra. Certo?
Se é pelo CONVÍVIO, acho muito bem. O convívio entre o povo e povo e saudável. Agora o convívio, com TORTURA DE BOVINOS é simplesmente ABOMINÁVEL.
O que vocês vivem nesta ápoca do ano NÃO É um ambiente de festa. Não pode haver festa onde há TORTURA. O que vocês vivem é uma histeria colectiva, a descambar para o macabro.
O colete encarnado NÃO É UMA TRADIÇÃO. Seria tradição se não utilizassem Bovinos para se “divertirem”. Apenas os broncos o fazem.
As tradições dignificam os povos. TAL COISA (como lhe chamou) não dignifica Vila Franca de Xira. TAL COISA é apenas um COSTUME BÁRBARO herdado de um tempo onde reinava a IGNORÂNCIA e não havia grandes opções de divertimento, como HOJE HÁ.
Mas o povo de Vila Franca de Xira desconhece os DIVERTIMENTOS CIVILIZADOS, e ficam amarrados a um passado de má memória e incivilizado.
Lembre-se que estamos no ano 2014 DEPOIS DE CRISTO. Não é antes de Cristo.
O grande problema está nesse primitivismo que (como diz) FAZ PARTE DO SANGUE dos vila-franquenses. Um sangue apodrecido de tão velho e de tão contaminado pela ignorância.
E a Senhora Dona Maria termina deste modo: «Se vier este ano ao colete encarnado, não vá para as largadas, para isso venha há noite e verá o tipo de ambiente que aqui se vive toda a noite, especialmente nas tertúlias.»
Primeiro: nunca irei a Vila Franca de Xira enquanto esta terra não se CIVILIZAR, e largar as largadas.
Segundo: o ambiente nocturno que a senhora diz que aí se vive, poderia ser mais saudável, mais limpo, mais civilizado, se deixassem os bovinos na paz dos campos, o lugar certo para eles estarem, pois é lá o habitat natural deles.
O colete encarnado é algo que pertence a um passado atrasado. Muito primitivo.
Façam a festa. Homenageiem os campinos. Mas DEIXEM OS BOVINOS NOS CAMPOS.
Divirtam-se CIVILIZADAMENTE.
Quando isso acontecer… Vila Franca de Xira merecerá a minha visita e a de todas as pessoas que lá não vão pelo mesmo motivo.
De Vilafranquense a 3 de Julho de 2014 às 19:23
Tenha cuidado por está a ofender todos os que cá nasceram, como eu e os meus ascendentes. Tenha também cuidado porque informáticamente poderá ser localizada.
O quê? Isto é uma ameaça? Mais uma, entre centenas.
Não tenho medo de COBARDES nem de COBARDICES.
E ofensas fazem vocês à Humanidade civilizada e a todos os seres humnanos e não humanos, com o vosso primitivo modo de se divertirem, rorturando seres sencientes.
CIVILIZEM-SE. EVOLUAM.
Comentar post