
«Somos um grupo de cidadãos que considera uma afronta a cobertura que a RTP (sábado dia 6) e a SIC (domingo dia 7) pretendem dar às festas do colete encarnado.
A referida festa é paradigmática de como o poder autárquico se empenha - em todos os sentidos do termo - para satisfazer as suas clientelas em detrimento das acções verdadeiramente benéficas para as populações que servem. Nalgumas autarquias, como Vila Franca de Xira, é a sua íntima relação com os agentes tauromáquicos que define a agenda e o investimento públicos. É vergonhoso que a grande maioria dos portugueses suporte cortes brutais, sofra despedimentos em massa e ainda tenha de assistir à transmissão despudorada de como essas verbas são aplicadas em regabofes tauromáquicos, para sustentar uma indústria decadente.
No caso específico da RTP, ainda temos um acréscimo de desperdício do dinheiro que devia ser de todos nós para cobrir esta festa que nos devia envergonhar a todos.
E poupem-nos à conversa sobre o retorno económico das touradas, pois a única coisa que se consome em profusão é cerveja.
As televisões a participarem no velho princípio romano do pão e circo, para distrair as populações dos seus maus governantes.»
(Vilafranquenses Anti-touradas)
***
Que vergonha RTP e SIC.
Não são meios de comunicação social.
São meios de divulgação do que de pior se faz em Portugal.
São os meios da decadência.
Isabel A. Ferreira
A “festa” do colete encarnado é uma aberração tauromáquica. A festa dos broncos.
Se os vila-franquenses que perdem o seu tempo a torturar bovinos, se dedicassem à agricultura, Portugal estaria muito mais evoluído do que está, e não haveria tanta gente a passar fome. Isto é que é.
Porque eu TRABALHO. Sou ÚTIL à sociedade. Não sou um parasita como os tauricidas, que recebem dinheiros públicos para torturar bovinos indefesos, e fazer “festas” imbecis como essa do colete encarnado, que já passou de moda e é algo de má memória.
E fique sabendo, que nisto da tortura de seres vivos não há gostos, há ÉTICA, que é algo que vocês desconhecem… por falta de INSTRUÇÃO.
E podem fazer quantas festas quiserem, porque quantas mais fizerem, mais se enterram no lodo fétido da tauromaquia, que já está mais do que podre.
Vila Franca de Xira é uma das terrinhas portuguesas com um atraso civilizacional vergonhoso.
Não tendes nada de que vos orgulhar. Pelo contrário, essa Vila ficará para a História como a terra que no século XXI depois de Cristo ainda estava cheia de broncos primitivos e incultos.
De Alexandra a 7 de Junho de 2014 às 14:36
Para esta Senhora que se considera tão culta posso apenas dizer, a festa do "COLETE ENCARNADO" é uma festa tradicional que não tem apenas touros, tem também cavalos e crianças e adultos que gostam de viver a vida com o que vida tem de melhor, a Amizade, a paixão pelos animais e as tradições desta bela terra que é VILA FRANCA de XIRA.
Convido-a a vir assistir ao desfile de Cavalos e Cavaleiros onde são mostradas aqs várias Escolas de Equitação da região, onde os nossos filhos aprendem a ser gente de bem...
Eu não me considero tão culta, EU SOU CULTA (sem falsa modéstia), e por ser culta, tenho o DEVER de criticar uma “festa” antiquada, fora de moda, extremamente primitiva, na qual são vilipendiados vários animais, de um modo cruel (basta estarem fora do seu habitat natural) que não são as ruas, as arenas, as cavalariças, nem escolas de equitação.
E ENSINAR OS IGNORANTES É UMA OBRA DE CARIDADE.
A vida moderna oferece muitos divertimentos civilizados, mas os indivíduos que não evoluíram e ficaram num passado marcado pela ignorância (que é a mãe da estupidez), acham que este tipo de “festa” é o que a vida tem de melhor.
Pois… Não conhecem a vida. Não conhecem outros divertimentos. Apenas a tortura de Touros e Cavalos, demonstrando um enorme desrespeito não só por estes seres que têm o direito a viver a vida deles da melhor maneira (e não forçados a servir de brinquedos a um bando de broncos) como também pelas crianças, que não tendo outra escolha, são obrigadas a seguir as pisadas de gente que de bem não tem nada.
Os vossos filhos serão os broncos do futuro, se não se desviarem a tempo desse mundinho pequeno, tacanho, sangrento e extremamente cruel.
Nem os Touros nem os Cavalos existem para servirem gente de plástico de má qualidade.
Comentar post