Comentários:
De Acessórios Moda Jovem a 5 de Julho de 2013 às 19:07
: / é o pais que temos

Beijinhos
De Isabel A. Ferreira a 5 de Julho de 2013 às 19:20
É mais o país que não temos.

E é mais as gentes broncas que temos.

E quando a Bronquice Crónica se alastara por televisões, é o caos total.

De onde devia vir o melhor exemplo, vem o lixo.
De anonimo a 28 de Junho de 2014 às 13:24
isabel a ferreira va defecar argamassa e viva a festa brava. viva os touros de morte. viva a alma portuguesa e nossa tradicao.
De Isabel A. Ferreira a 28 de Junho de 2014 às 16:31
O que diz este anónimo cobarde é a verdadeira essência DOS AFICIONADOS DE TORTURA DE BOVINOS: utilizar linguagem ordinária; gostar de sangue e morte, tal como os vampiros; ter uma alma portuguesa corrompida, e não saber distinguir tradição (que dignifica os povos) de costume bárbaro (que identifica os broncos) da “festa” do colete encarnado.

Agradecemos mais esta ajuda em prol da ABOLIÇÃO DA TAUROMAQUIA. É só somar pontos.
De Miguel a 13 de Março de 2014 às 14:34
Tem toda a razão vivo aqui nesta LERDA DE VILA FRANCA DE XIRA E ISTO METE NOJO
De Vilafranquense a 16 de Maio de 2014 às 11:03
Meus caros,
Não sei se já repararam mas vivemos numa democracia há já 40 anos! E isso dá-nos a possibilidade de vermos ou não aquilo que gostamos ou não gostamos, também deveria dar-nos a possibilidade de respeitar os gostos e opiniões de todos...Dá-nos ainda a possibilidade de mudarmos de sitio se não gostamos de lá estar ou de lá morar. Também existe um botãozinho da tv que diz on/of...
De Isabel A. Ferreira a 16 de Maio de 2014 às 12:08
Este comentário só podia vir de um vila-franquense aficionado. Porque os há civilizados e cultos.

Pois é! Diz que há 40 anos vivemos numa democracia, mas não vivemos numa democracia.

Se vivêssemos numa DEMOCRACIA, estas manifestações bárbaras, dos tempos primitivos, não existiriam, porque a Democracia implica civilização, e não rima com TORTURA de animais para diversão de broncos.

Posto isto, e uma vez que a TORTURA de animais não é um prato de comida de que se goste ou deixe de gostar, nem sequer é uma opinião, é um acto criminoso, condenável e rejeitado pelo mundo civilizado, uma DEMOCRACIA nunca permitiria a liberalização desse acto criminoso.

Vivemos num regime político disfarçado de democracia.

Quanto ao mudar de terra ou mudar de canal…. Sim. Concordo.

Quem não se sente bem numa terra com um atraso civilizacional de séculos, e a dever milhões de Euros à Cultura culta, pode abandonar o ninho dos torcionários, se puder. Porque há os que não podem… infelizmente, e têm de suportar a incultura.

Em relação à televisão, sim, aí temos opção.

Ninguém é obrigado a ver uma estupidez, seja qual for, se não quiser. É a vantagem da existência da TV Cabo com centenas de canais à escolha.

Contudo, uma estação de televisão de serviço público, PAGA COM DINHEIROS PÚBLICOS, não tem o direito de cobrar taxas quando transmite programas rascas, para uma minoria inculta.

Infelizmente, vila-franquense, lamento dizer que a sua “teoria” está completamente fora da realidade civilizacional.

Sugiro que reveja os seus conceitos de Democracia, de gostos e de opiniões.
De HERMINIO RAMUSGA a 6 de Julho de 2014 às 23:49
FICO VERDADEIRAMENTE LIXADO QUE ME CHAMEM DE INCULTO ATRAZADO OU ASSASSINO,SÓ POR GOSTAR DA FESTA BRAVA,COMO PODERIA EU CLASSIFICAR A DITA SENHORA DE FUNDAMENTALISTA IGNORANTE,V.F.DE XIRA EXISTIU MUITO ANTES DA SENHORA COM A PAIXAO PELA FESTA BRAVA E CERTO QUE IRÁ EXISTIR PARA DEPOIS DELA E NÃO DIGA QUE SÃO UMA MINORIA OS APAIXONADO PELA FESTA DOS TOIROS OS ANTI-TAURINOS ESSES SIM SÃO UMA MINORIA SEM CONHECIMENTO DO QUE É UM TOIRO DE LIDE.
De Isabel A. Ferreira a 7 de Julho de 2014 às 12:08
Hermínio Ramusga, se enfiou a carapuça o problema é seu, porque aqui NINGUÉM SE DIRIGIU A SI NESSES TERMOS.

Essa “festa” de que fala, não é FESTA alguma, porque uma FESTA JAMAIS envolveria TORTURA DE BOVINOS, em parte alguma do mundo civilizado.
Mas como em Vila Franca de Xira a civilização ainda não entrou, e os aficionados já nasceram velhos e a cheirar ao mofo, de tanta antiguidade, chamam “festa” a algo que era um divertimento de broncos num passado longínquo.

Sim, eu não sou dessa época. Sou da modernidade. Evoluí. Por isso tenho o DIREITO CÍVICO de lutar pela abolição de uma “diversão” de um tempo onde não havia mais nada para o povo se divertir.

Mas hoje, a tortura de bovinos já não tem mais razão de ser, porque há uma infinidade de DIVERTIMENTOS CIVILIZADOS.

Lamentamos o ATRASO CIVILIZACIONAL de Vila Franca de Xira.

E fique sabendo que as touradas estão por um fio; os aficionados são uma MINORIA INCULTA mais do que comprovada em todas as sondagens feitas em Portugal e no estrangeiro; e temos um conhecimento profundo de um TOURO, que é um ANIMAL COMO QUALQUER UM DE NÓS, e que será vingado pela LEI DO RETORNO, que cairá sobre os seus CARRASCOS sem piedade.
De ********** a 4 de Junho de 2014 às 21:31
existe alguém com dores gravissimas é melhor consultarem um veterinário se precisarem posso dispensar o numero de alguns .

Anti Merdas ...
De Isabel A. Ferreira a 5 de Junho de 2014 às 10:00
A cobardia dos aficionados no seu melhor **********

É bom que tenham à mão os números de veterinários, não vá a família do *********** precisar, porque mais dia, menos dia, a Lei do Retorno bater-vos-á à porta e irão precisar de MUIIIIIIITOS veterinários.

E isto é como dois e dois serem quatro.

A era do retorno já começou, e é imparável.
De Vilafranquence aficionado a 4 de Junho de 2014 às 22:53
Se as pessoas, como a senhora, passassem mais tempo a trabalhar em vez de perderem o seu tempo a escrever estas críticas, se calhar Portugal não estava na situação que actualmente se encontra...
"Quem não gosta põem à borda do prato"
De resto deixo aqui o convite para aparecer no primeiro fim-de-semana de Julho para assistir a esta festa magnifica que é a do Colete Encarnado, até lhe pago uma cerveja para ajudar a economia local. Ou então sempre pode ficar a ver na RTP1 ou na SIC.
De Isabel A. Ferreira a 5 de Junho de 2014 às 09:53
A “festa” do colete encarnado é uma aberração tauromáquica. A festa dos broncos.

Se os vila-franquenses que perdem o seu tempo a torturar bovinos, se dedicassem à agricultura, Portugal estaria muito mais evoluído do que está, e não haveria tanta gente a passar fome. Isto é que é.

Porque eu TRABALHO. Sou ÚTIL à sociedade. Não sou um parasita como os tauricidas, que recebem dinheiros públicos para torturar bovinos indefesos, e fazer “festas” imbecis como essa do colete encarnado, que já passou de moda e é algo de má memória.

E fique sabendo, que nisto da tortura de seres vivos não há gostos, há ÉTICA, que é algo que vocês desconhecem… por falta de INSTRUÇÃO.

E podem fazer quantas festas quiserem, porque quantas mais fizerem, mais se enterram no lodo fétido da tauromaquia, que já está mais do que podre.

Vila Franca de Xira é uma das terrinhas portuguesas com um atraso civilizacional vergonhoso.

Não tendes nada de que vos orgulhar. Pelo contrário, essa Vila ficará para a História como a terra que no século XXI depois de Cristo ainda estava cheia de broncos primitivos e incultos.
De Alexandra a 7 de Junho de 2014 às 14:36
Para esta Senhora que se considera tão culta posso apenas dizer, a festa do "COLETE ENCARNADO" é uma festa tradicional que não tem apenas touros, tem também cavalos e crianças e adultos que gostam de viver a vida com o que vida tem de melhor, a Amizade, a paixão pelos animais e as tradições desta bela terra que é VILA FRANCA de XIRA.

Convido-a a vir assistir ao desfile de Cavalos e Cavaleiros onde são mostradas aqs várias Escolas de Equitação da região, onde os nossos filhos aprendem a ser gente de bem...
De Isabel A. Ferreira a 7 de Junho de 2014 às 14:55
Eu não me considero tão culta, EU SOU CULTA (sem falsa modéstia), e por ser culta, tenho o DEVER de criticar uma “festa” antiquada, fora de moda, extremamente primitiva, na qual são vilipendiados vários animais, de um modo cruel (basta estarem fora do seu habitat natural) que não são as ruas, as arenas, as cavalariças, nem escolas de equitação.

E ENSINAR OS IGNORANTES É UMA OBRA DE CARIDADE.

A vida moderna oferece muitos divertimentos civilizados, mas os indivíduos que não evoluíram e ficaram num passado marcado pela ignorância (que é a mãe da estupidez), acham que este tipo de “festa” é o que a vida tem de melhor.

Pois… Não conhecem a vida. Não conhecem outros divertimentos. Apenas a tortura de Touros e Cavalos, demonstrando um enorme desrespeito não só por estes seres que têm o direito a viver a vida deles da melhor maneira (e não forçados a servir de brinquedos a um bando de broncos) como também pelas crianças, que não tendo outra escolha, são obrigadas a seguir as pisadas de gente que de bem não tem nada.

Os vossos filhos serão os broncos do futuro, se não se desviarem a tempo desse mundinho pequeno, tacanho, sangrento e extremamente cruel.

Nem os Touros nem os Cavalos existem para servirem gente de plástico de má qualidade.
De Maria a 29 de Junho de 2014 às 01:50
Eu moro em Vila Franca de xira há precisamente dois anos, e tenho lhe a dizer que nunca apreciei qualquer tipo de tourada, largada ou novilhadas. Porém, aqui em Vila Franca de xira e raro encontrar alguém que não aprecie tal coisa. Com a chegada do colete encarnado percebo que o povo não pensa simplesmente em '' assistir às largadas'' mas sim também, no convívio que se dá ou longo da vila. Até, porque o colete encarnado existe principalmente como homenagem ao campino, e, não como meio para torturar os animais. Mesmo quem não gosta de touradas (ou largadas) consegue aproveitar esta festa. O povo pensa todo o ano nesta festa. Não lhe vou dizer que os touros são o menos importante, porque não é bem assim, são importantes. Mesmo sendo eu contra isso, mas a verdade é que o ambiente que se vive aqui nesta altura do ano, e um ambiente de festa, mesmo com a crise que se vive. Até é bom, as pessoas acabam por se abstrair. E verdade que o mundo dos touros assim como o dos cavalos, e um mundo de ganância onde só chega ao topo, muitas vezes só quem tem poder e nenhuma competência, mas não é só por existir algumas parasitas dessa género que todos os taurinos são assim. Vila Franca vive o colete encarnado com esta emoção porque já é uma tradição tão enraizada que é como se já fizesse parte do sangue dos vila fraquenses. Se vier este ano ao colete encarnado, não vá para as largadas, para isso venha há noite e verá o tipo de ambiente que aqui se vive toda a noite, especialmente nas tertúlias.
De Isabel A. Ferreira a 29 de Junho de 2014 às 11:17
Senhora Dona Maria, com todo o respeito pela sua opinião, gostaria de chamar a sua atenção para alguns pormenores que não estão bem analisados neste seu comentário.

Diz-me que em Vila França de Xira (que é uma terra arreigada a um costume medieval que não dignifica nem o animal humano, nem o animal não humano) é raro encontrar alguém que não aprecie TAL COISA.

É verdade. É raro. Mas existem pessoas que abominam o atraso de vida que por aí vai. Porque TAL COISA não dá prestígio à terra. Pelo contrário.

Vila Franca de Xira é conhecida pelo seu atraso civilizacional.

Quanto ao colete encarnado: se essa “festa” existe para homenagear o CAMPINO, então o bovino deve ficar no seu habitat. Homenagear campinos com tortura de bovinos não é de gente de tino. Uma homenagem tem de ser DIGNA e essa “homenagem” é INDIGNA de gente civilizada. Não combina uma coisa com a outra. Certo?

Se é pelo CONVÍVIO, acho muito bem. O convívio entre o povo e povo e saudável. Agora o convívio, com TORTURA DE BOVINOS é simplesmente ABOMINÁVEL.

O que vocês vivem nesta ápoca do ano NÃO É um ambiente de festa. Não pode haver festa onde há TORTURA. O que vocês vivem é uma histeria colectiva, a descambar para o macabro.

O colete encarnado NÃO É UMA TRADIÇÃO. Seria tradição se não utilizassem Bovinos para se “divertirem”. Apenas os broncos o fazem.

As tradições dignificam os povos. TAL COISA (como lhe chamou) não dignifica Vila Franca de Xira. TAL COISA é apenas um COSTUME BÁRBARO herdado de um tempo onde reinava a IGNORÂNCIA e não havia grandes opções de divertimento, como HOJE HÁ.

Mas o povo de Vila Franca de Xira desconhece os DIVERTIMENTOS CIVILIZADOS, e ficam amarrados a um passado de má memória e incivilizado.

Lembre-se que estamos no ano 2014 DEPOIS DE CRISTO. Não é antes de Cristo.

O grande problema está nesse primitivismo que (como diz) FAZ PARTE DO SANGUE dos vila-franquenses. Um sangue apodrecido de tão velho e de tão contaminado pela ignorância.

E a Senhora Dona Maria termina deste modo: «Se vier este ano ao colete encarnado, não vá para as largadas, para isso venha há noite e verá o tipo de ambiente que aqui se vive toda a noite, especialmente nas tertúlias.»

Primeiro: nunca irei a Vila Franca de Xira enquanto esta terra não se CIVILIZAR, e largar as largadas.

Segundo: o ambiente nocturno que a senhora diz que aí se vive, poderia ser mais saudável, mais limpo, mais civilizado, se deixassem os bovinos na paz dos campos, o lugar certo para eles estarem, pois é lá o habitat natural deles.

O colete encarnado é algo que pertence a um passado atrasado. Muito primitivo.

Façam a festa. Homenageiem os campinos. Mas DEIXEM OS BOVINOS NOS CAMPOS.

Divirtam-se CIVILIZADAMENTE.

Quando isso acontecer… Vila Franca de Xira merecerá a minha visita e a de todas as pessoas que lá não vão pelo mesmo motivo.
De Vilafranquense a 3 de Julho de 2014 às 19:23
Tenha cuidado por está a ofender todos os que cá nasceram, como eu e os meus ascendentes. Tenha também cuidado porque informáticamente poderá ser localizada.
De Isabel A. Ferreira a 6 de Julho de 2014 às 10:46
O quê? Isto é uma ameaça? Mais uma, entre centenas.

Não tenho medo de COBARDES nem de COBARDICES.

E ofensas fazem vocês à Humanidade civilizada e a todos os seres humnanos e não humanos, com o vosso primitivo modo de se divertirem, rorturando seres sencientes.

CIVILIZEM-SE. EVOLUAM.
De Anónimo a 4 de Julho de 2014 às 01:01
esta tipa e completamente maluca da cabeca, nao gosta de touros pronto mais ninguem pode gostar, ah pessoas que nao gostam de atum vamos fazer uma manifestacao para acabar com o atum outras nao gostam de nadar vamos acabar com as praias outras nao gostam de andar a pe bora arrancar os passeios das ruas, opa nao me lixem, esta tipa e mais uma pessoa que n tem mais nada para fazer e para se sentir ocupada anda a lixar a cabeca aos outros, mulher vai durmir um sono. e se quizeres aparece la no colete que os anominos que cumentao tratao te do pelo, mula! ehehe
De Isabel A. Ferreira a 6 de Julho de 2014 às 10:38
EU GOSTO DOS TOUROS, POR ISSO OS DEFENDO DE PREDADORES COMO ESTE COBARDE ANÓNIMO QUE NEM TEM CORAGEM DE DIZER O QUE DIZ COM UM NOME DECENTE.

QUEM NÂO GOSTA DE TOUROS SÃO OS TAURICIDADAS E OS QUE APLAUDEM A TORTURA DE TOUROS.

NEM SEQUER CONSCIÊNCIA DISTO TÊM.

O RESTO, SÃO PONTOS A FAVOR DA ABOLIÇÃO: A LINGUAGEM ORDINÁRIA DOS AFICIONADOS É A LINGUAGEM DE BRONCOS.

Comentar post