Comentários:
De Isabel Abreu a 30 de Junho de 2013 às 15:28
Respondendo ao seu convite, comento o seu novo post. Continuo de facto a achar que no seu discurso existe uma falta de relação causa-efeito que lhe retira a eventual credibilidade da posição que defende. Primeiro, permita-me que lhe diga que me parece que tem as suas prioridades invertidas pois "quem não respeita a vida humana jamais poderá respeitar a vida de um animal" mas o inverso não é verdade. Por outro lado, é evidente que apenas enquanto houver touradas é que existirão toureiros, forcados, etc.; mas não vejo como o fim das touradas faria acabar com a violência no mundo.
Por último, permita-me uma vez mais uma sugestão: talvez um discurso menos faccioso fosse mais proveitoso para a sua causa; não me parece que chamar de "esta gente" e de ignorantes a quem tem uma posição diferente da sua poderá convencer alguém a ver o problema por outro prisma. Quer-me também convencer que ninguém a perceberá se utilizar uma linguagem diferente na resposta aos comentários do seu post? Saiba que Portugal já não é felizmente um país de iletrados.
De Isabel A. Ferreira a 30 de Junho de 2013 às 16:13
Infelizmente Portugal é um país ainda cheio de ILETRADOS e BRONCOS a comjçar pelos governantes.

As palavras deste texto não são minhas. Eu apenas no final digo que "faço minhas" essas palavras por concordar com elas.

Não conseguiu aperceber-se desse detalhe?

Está a ver?

As touradas vão acabar e a violência vai diminuir em relação a Touros e Cavalos.

Talvez as pobres mulheres dos torcionários apanhem mais do que já apanhavam. Mas a escolha foi delas.

Os Touros e os Cavalos não escolhem. São levados à força para a TORTURA.

E a verdade é esta: QUEM NÃO RESPEITA A VIDA DE UM ANIMAL NÃO HUMANO NÃO SE RESPEITA A SI PRÓPRIO, E POR ARRASTO NÃO RESPEITA A VIDA DE TODOS OS OUTROS SERES.

Quanto à linguagem, a maioria que me lê não conhece o vocabulário normal. Outro dia, um jovem aficionado, não sabia o que era um predador.

Então para não andar sempre a dar explicações de borla, tenho de baixar ao básico. É como falar com crianças, que não sabem ler. A linguagem tem de ser apropriada.

Não podemos dizer a uma criança que o semblante dela está carregado, pois não, Isabel Abreu?
De Mariana a 30 de Junho de 2013 às 16:40
Desculpe, mas parece-me que é o facto de, no seu artigo referente ao que aconteceu com o Zé Maria Cortes, estabelecer uma relação directa entre a tauromaquia e a morte deste jovem que levanta alguma indignação.

Quanto à violência destes jovens relatada pela Prótouro, é um facto reconhecido até pelo próprio meio, que, segundo o artigo inserido, os relata como nenhum outro meio de comunicação. No entanto, se fizer uma pesquisa bastante rápida na internet, irá encontrar várias notícias relatando casos de violência envolvendo jovens de várias origens e meios.

Deixo-lhe aqui alguns exemplos, para que possa constatar que esta realidade não acontece só entre ou com forcados:
- http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/lobos-acusados-de-agredir-em-bar
- http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=62931
- http://www.publico.pt/sociedade/noticia/um-morto-em-confrontos-a-porta-de-escola-secundaria-da-amadora-1596659
- http://www.publico.pt/noticia/seis-jogadores-de-raguebi-detidos-no-uruguai-por-desacatos-numa-discoteca-1289386
http://videosptnet.blogspot.pt/2011/02/violencia-no-pacha-de-ofir.html

Não quero que, por isto, me considere defensora da violência praticada por estes ou outros jovens, queria apenas que tomasse conhecimento que este tipo de violência não é exercida apenas pelos forcados.

Finalmente, tenho pena que não consiga perceber esta crítica e que, além disso, considere pessoas que claramente vêm uma "uma falta de relação causa-efeito" no seu artigo "ILETRADOS e BRONCOS" (quando percebem que existem pequenas subtilezas na comunicação que resultam em pontos totalmente diferentes).

Em suma, concordo plenamente com os diferentes comentários da Isabel Abreu em ambos os artigos (sempre escritos num Português correcto e sem erros ortográficos, um sinal de tudo menos de iliteracia).
De Isabel A. Ferreira a 30 de Junho de 2013 às 17:40
Vamos lá a ver, Mariana. Por partes.

Primeiro, eu não escrevi nenhum artigo referente ao assassinato do José Maria Cortes. Limitei-me a transcrever artigos de jornais e Blogs e comentei-os.

A versão que me chegou, e vimos de raspão na televisão, e os forcados até estavam vestidos à maneira, é que tinham vindo de uma GARRAIADA, e houve muito ÁLCOOL (ouvi na televisão, no programa da Querida Júlia) e numa zaragata que ninguém sabe como começou, mas que testemunhas dizem que foram os forcados que começaram, já bem bebidos, um energúmeno sacou de uma faca e o resto já sabemos. E tudo isto ao ar livre, num campo… onde se viu marcas de sangue no chão.

O forcado não morreu na arena. Morreu na sequência de uma rixa fora da arena, depois de ter vindo de uma garraiada. E estava BEM BEBIDO. Como todos os outros.

O problema aqui, e é a CRÍTICA QUE SE FAZ, é que se os forcados se CONSIDERAM UM SÍMBOLO NACIONAL, que REPRESENTA O NOSSO PAÍS NO ESTRANGEIRO, pois se são um símbolo nacional, deixam muito a desejar como SÍMBOLO.

Esses outros infelizes, que morrem nas rixas de rua, esfaqueados, baleados, etc., NÃO SÃO SÍMBOLOS NACIONAIS, não têm que dar satisfações a um País.

Ora para se REPRESENTAR um PAÍS não se pode ser ARRUACEIRO E BEBER para lá da conta. Que IMAGEM DÃO? Claramente de BRONCOS BÊBADOS.

E é essa pretensão de serem SÍMBOLOS VIOLENTOS E BÊBADOS que SE CRITICA.

Símbolos da VIOLÊNCIA? Da COVARDIA? Tenham santa paciência… e VERGONHA NA CARA.

Pois Mariana, se há pessoas como a Mariana e a Isabel Abreu que até nem dão erros ortográficos, nem são broncas, 99,9% dos comentários que recebi, foram de gente BRONCA, MALCRIADA, SEM INSTRUÇÃO, e que sofrem de uma ILITERACIA ASSUSTADORA.

Mas isso faz parte do mundinho da tauromaquia.

Pois se até os autarcas, DOUTORES, são os MAIORES BRONCOS!
De Maria a 30 de Junho de 2013 às 20:56
Das dezenas de grupos forcados que existem, quantos são alvo de noticias por motivos de violência ou vandalismo?
Acho que não se deve generalizar.
Mantenho uma relação com um forcado há 5 anos e nunca tive conhecimento de nenhuma situação deste género. Sim, por vezes existe álcool a mais, como existe em festas, em queimas das fitas, em casamentos, etc, etc, etc.. mas não faz com que todos os grupos tenham as mesmas atitudes.
Actos de vandalismo são condenáveis sim, mas para isso refira situações idênticas cometidas outras pessoas.
De Isabel A. Ferreira a 30 de Junho de 2013 às 21:05
O problema aqui, e é a CRÍTICA QUE SE FAZ, é que se os forcados se CONSIDERAM UM SÍMBOLO NACIONAL, que REPRESENTA O NOSSO PAÍS NO ESTRANGEIRO, pois se são um símbolo nacional, deixam muito a desejar como SÍMBOLO.

Esses outros infelizes, que morrem nas rixas de rua, esfaqueados, baleados, etc., NÃO SÃO SÍMBOLOS NACIONAIS, não têm que dar satisfações a um País.

Ora para se REPRESENTAR um PAÍS não se pode ser ARRUACEIRO E BEBER para lá da conta. Que IMAGEM DÃO? Claramente de BRONCOS BÊBADOS.

E é essa pretensão de serem SÍMBOLOS VIOLENTOS E BÊBADOS que SE CRITICA.

Símbolos da VIOLÊNCIA? Da COVARDIA? Tenham santa paciência… e VERGONHA NA CARA.

Os SÍMBOLOS NACIONAIS são INTOCÁVEIS. SAGRADOS. INVIOLÁVEIS.

Não são BÊBADOS E COVARDES.

Amanhã publicarei o comentário de um aficionado, que resume TUDO o que aqui foi dito por quem TENTOU defender o indefensável.
De Gustavo a 6 de Julho de 2013 às 18:51
Isto ainda é mais estúpido.

Das duas, uma

Ou reconhecemos os simbolismo ao toureio e respectivos praticantes (eu não reconheço)

Ou acreditando que nenhum destaque à sua actividade deve o país dar, nenhum forcado tem deve ser responsabilizado pela má imagem que dá do país.

Eu não votei num desses tipos, logo ele não me representa a mim. Tal como não ache que o Cristiano Ronaldo etc devam ter essa preocupação presente
De Isabel A. Ferreira a 6 de Julho de 2013 às 19:33
Faça-me um favor, Gustavo Gouveia….

PENSE! E não ande por aqui a dizer disparates.

O Cristiano Ronaldo não anda a TORTURAR SERES VIVOS PARA SE DIVERTIR.

Há uma grande diferença entre o mundo dos broncos, e o mundo dos seres humanos.

Já estou farta da vossa IGNORÂNCIA!

Até tira um SANTO do sério.

ARRE!


De João Cabrita a 30 de Junho de 2013 às 21:41
Isabel com todo o respeito...
Viu na SIC os forcados ainda fardados em Alcacer?
Os incidentes deram-se praticamente hora e meia depois da garraiada, ou seja, era impossivel ainda haver alguém fardadso.

A sua televisão deve ser diferente da minha...viu coisas que eu não vi
De Isabel A. Ferreira a 1 de Julho de 2013 às 09:41
Sim, João Cabrita, com todo o respeito vi.
Se o João Cabrita não viu, estivesse mais atento.

Ou só vêem aquilo que vos interessa, com todo o respeito?
De Ana Isabel a 1 de Julho de 2013 às 14:45
João Cabrita, aIsabel A. Ferreira deve estar a fazer confusão e o que viu eram as fardas do grupo de Setúbal (lol)
De Isabel A. Ferreira a 1 de Julho de 2013 às 14:55
O que interessa se as fardas eram destes ou daqueles?

O que interessa é que eram forcados.
E os forcados para serem SÍMBOLOS NACIONAIS têm de TER DIGNIDADE. TRANSPIRAR HONRA. E SEREM HOMENS.

E isto é o que sempre esteve em causa nos textos publicados, e que vocês não CONSEGUEM ENTENDER.

A culpa é minha?
De Ricardo Filipe a 1 de Julho de 2013 às 17:02
Excelentíssima Isabel Ferreira

Torno a a fazer questão de procurar interpretar a sua opinião, enquanto faço questão de contribuir com a minha... Ainda que a minha resposta a uma outra publicação não tenha sido aceite da sua parte.

Compreendo que deverá ser difícil de gerir tantos comentários, mas eu gostaria de perceber, pelo menos, se a cara Isabel fez caso da minha opinião, tal como eu fiz da sua.

Estes factos que a senhora descreve, ocorrem não derivado à actividade propriamente dita, mas sim devido à falta valores cívicos por parte das pessoas, seus concidadãos. Infelizmente, cenas deste carácter, facilmente as encontra num jogo de futebol, hóquei, ou qualquer outra modalidade, festas de carácter popular, ou mesmo particular, ou simplesmente na via pública. Não confunda as coisas, pois a violência advém na larga maioria dos casos da personalidade das pessoas, e não das actividades lúdicas, desportivas ou tradicionais que as mesmas frequentam.

Tal como há alguns forcados que não sabem ter uma postura à altura e responsabilidade das vestes que carregam, também há militares, polícias, médicos, professores, padres, entre outros, que não honram os seus juramentos nem as suas profissões.

Trata-se de um problema de valores e princípios, uma crise que se arrasta neste país, paralelamente a esta crise económica que se vive.

Já nem lhe questiono o porquê de não discutir assuntos mais relevantes, como a falta de credibilidade de altos funcionários públicos e políticos, a destruição que se tem feito à economia do nosso país desde do 25 de Abril, a manipulação das massas pelos meios de comunicação social, e o porquê de não incentivar a uma mudança de mentalidades sobre esta matéria tão energicamente como o faz relativamente a este assunto taurino - Não questiono pois a meu ver, cada qual opina sobre o assunto entende ter de opinar. Mas será que criticar é o mais difícil? Será que irá mudar alguma coisa?

Contribua com ideias, e não com criticas, porque se estamos onde estamos neste momento, não é por falta de criticas aos problemas, mas sim por falta de gentes que sejam capazes de apresentar soluções.

Atenciosamente,

Ricardo Filipe
De Isabel A. Ferreira a 1 de Julho de 2013 às 17:09
Vai desculpar-me, Ricardo Filipe.

Já estou farta dessa conversa.
LEIA, POR FAVOR, O QUE ESTÁ ESCRITO, MAS LEIA COM OLHOS DE LER. COM OS SEUS OLHOS E O SEU CÉREBRO.

E veja se entende o que lá esta.
Se não entender, não vou explicar nada.
Ou entendem ou não entendem.
De Jay Nandi a 5 de Julho de 2013 às 17:34
Coitadinhos dos aficionados, não percebem a ligação entre atacar touros feridos e a violência entre seres humanos! Vejam bem que psiquiatras e peritos em ciências criminais há muito tempo que sabem que as duas coisas andam de “braço dado” e que se promovem uma à outra.
“Maltratar um animal nunca é apenas um facto lamentável, mas sim um sério alerta de perigo.” - Allen Brantley, ex agente especial do FBI e membro da unidade especial BSU (Behavioral Science Unit)
http://www.incasa.org/PDF/2011/animal_human_violence.pdf
De Isabel A. Ferreira a 5 de Julho de 2013 às 17:43
Jay, e eles lá capazes de ler Inglês?
Se nem o Português conseguem decifrar.

Mas a culpa é do sistema. Acrescento. Para que não fiquem a pensar que estou a insultar.

Comentar post