De Ricardo a 16 de Outubro de 2012 às 21:45
Isabel, essa "famosa" estatística de 89% a favor da tauromaquia provém de um estudo de sondagem encomendado pela Prótoiro (só podia...). Tive o prazer de ter sido brindado com essa pérola de documento numa das últimas discussões que tive com esses senhores na sua página do Facebook (antes de ser bloqueado lá está). Eu apresentei-lhes as várias sondagens feitas nos últimos anos pelos mais diversos meios e todas elas se encontravam num ponto comum: a causa abolicionista vencia expressivamente em qualquer uma.
Como contra-argumento, a prótoiro apresentou-me este documento:
http://issuu.com/protoiro/docs/estopiniao_protoiro_marco11
Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimentos de matemática, ou que pelo menos já tenha analisado estudos de opinião, fica logo desconfiada. O logótipo da prótoiro em cada página obriga logo a levantar o sobrolho.
Numa das páginas é dito que 76,6% dos inquiridos já assistiu ou assiste regularmente a touradas na televisão. Ora tendo em conta que as audiências da última tourada no Campo Pequeno nem chegam a 5% da população total, surge logo aqui uma dúvida crítica:
Ou os telefonistas tiveram muita sorte com os inquiridos ou houve aqui uma clara manipulação da amostra populacional.
A partir desta premissa, o resto do estudo torna-se inválido pois é claramente tendencioso.
Aliás, após anos e anos de sondagens e estudos de opinião, sempre com a causa abolicionista na frente (por vezes com uma margem bem expressiva) e do nada surge um estudo que coloca 89% da população como aficionada? Escusado será dizer que quando confrontei os "senhores" da prótoiro com esta hipótese, não só não obtive resposta como fui prontamente bloqueado de voltar a comentar.
De Susana Paço a 17 de Outubro de 2012 às 01:18
este querem mas é continuar a embebedar-se e a fazer concursos de fotografias eróticas! é a COLTURA
Que a tourada está ligada ao VINHO e ao SEXO (daí a NECROFILIA DE MUITOS) está mais do que provado.
A isto chama-se FRUSTRAÇÃO.
Precisam de álcool e ver sangue a jorrar, ver a agonia de um ser vivo, para se "entusiasmarem".
Coitados! São uns anormaizinhos.
Comentar post