De Vânia a 14 de Outubro de 2012 às 21:44
Pois, ontem quando vi a reportagem, estava à espera de ver algum cartaz a pedir apoios para a tauromaquia, mas... rien de rien! Concordo com as suas 2 opções, ela não é arte nem cultura e recebe chorudos subsídios. Os verdadeiros artistas, os da dança, da música, do teatro,da literatura,etc, deveriam insurgir-se e exigir os mesmos subsídios. O povo está farto de andar a manter o mundinho tauromáquico! Temos um país vergonhoso, para onde quer que olhemos, só vemos parasitas.
O nosso País é um belo País, lindas paisagens, bom clima, uma Cultura Culta preciosa, uma gastronomia rica, mas infelizmente é governado por gente que não tem um pingo de bom senso e, salvo raríssimas excepções, candidatam-se aos assentos governamentais para tratarem da vida deles, e mais nada.
Por isso, temos um país onde a CULTURA é estrangulada, e a COLTURA é apoiada, Vânia.
De Ricardo a 15 de Outubro de 2012 às 14:30
Segundo li por esses blogs e fóruns, aparentemente os aficionados não estão preocupados com a crescente contestação à sua actividade. Eles gostam de usar este argumento para justificar o porquê de os movimentos pró tourada não possuírem qualquer apoio enquanto os movimentos pró animal ganham momento de dia para dia.
A verdade é que não há qualquer organização dentro desse mundinho . Mesmo os poderosos da prótoiro se vêm gregos para mobilizar seja quem for. Já vi imensos aficionados a queixarem-se disso e outros mesmo a acreditarem que o fim das touradas virá pela falta de organização e corrupção na indústria tauromáquica. É verdade que a tauromaquia beneficia do erário público, mas também é verdade que são poucos aqueles que recebem este dinheiro. As touradas em Portugal estão suportadas apenas por um punhado de ganadeiros com altas conexões a partidos (de direita obviamente) que asseguram estes financiamentos. Tudo o resto são um bando de coitadinhos ignorantes, que acham que lutam para preservar a "cultura" nacional, quando na realidade estão apenas a ser manipulados por estes senhores. A prova disso são as famosas touradas a 3€ ou outras em que a os bilhetes são comprados pelas câmaras municipais e depois oferecidos aos munícipes. Já alguém viu um teatro ou cinema a fazer algo do género? O lucro é secundário nestes casos. O dinheiro que recebem de subsídios deve ser tal que compensa este tipo de atitudes.
Era preciso muito descaramento por parte dos aficionados para aparecerem a uma manifestação deste tipo. Isso significava que eles estariam a equiparar a tourada a artes como a música, o cinema ou o teatro, algo que é inconcebível em qualquer sociedade que se crê civilizada.
Tem toda a razão no que diz, Ricardo.
No tauricídio os grandes senhores, os do dinheiro, são os ganadeiros, que se fartam de enganar os restantes que, coitados, como são ignorantes engolem tudo o que lhes dizem.
Arte e cultura todos sabemos que o tauricídio não é.
Então, não havia realmente motivo para se fazerem representar numa manifestação cultural.
E crise, há na tauromaquia. Uma crise tal que está aqui está acabar. É só darmos a "tacadinha" certa (como no bilhar) para irem todos parar ao buraco.
Comentar post