Muito brevemente estes belos e mansos e magníficos mamíferos, deixarão de ser torturados, para divertir sádicos e encher os bolsos a tauricidas...
Transcrevo aqui uma carta do Professor PAULO BORGES (primeiro subscritor do PAN – Partido pelos Animais e pela Natureza) que traduz o sentimento de todos os abolicionistas. Estamos a caminho do fim da tortura de Touros e Cavalos...
«Caríssim@s amig@s, esta petição pela abolição da tauromaquia já ultrapassou as 50 000 assinaturas, tendo crescido muito nos últimos dias como mostra evidente do repúdio de um cada vez maior número de pessoas por este espectáculo cruel, pelo investimento nele de dinheiros públicos, pelas suas consequências trágicas para touros, cavalos e homens - como o jovem forcado que ficará paraplégico - , pelo comportamento criminoso do cavaleiro Marcelo Mendes, bem como pelo ridículo comunicado da Federação Prótoiro a dizer que os defensores dos animais são "terroristas" que põem em causa a "segurança do Estado".
Estamos todos de Parabéns e, em meu nome, enquanto primeiro subscritor, e do PAN, que tomou esta iniciativa, quero agradecer do fundo do coração a todas e todos que a assinaram e divulgaram.
Mas quero também pedir-vos que não paremos por aqui e que sejamos capazes de levar a discussão num plenário da Assembleia da República uma petição com um número ainda maior de assinaturas: 100 000 será excelente, pois obrigará o Governo e os partidos com assento parlamentar a reconhecerem ainda mais a força desta causa.
O combate contra a tauromaquia e o que ela simboliza - a violência contra o outro e o mais fraco, animal ou homem - , a luta pelo progresso ético da consciência e da civilização é transversal a todas as forças políticas e partidárias.
O movimento pelo reconhecimento de direitos fundamentais aos animais é uma continuação e um alargamento dos movimentos pelo respeito dos direitos humanos, pelo fim da escravatura e do apartheid, pelo reconhecimento de direitos iguais às mulheres e contra todas as formas de discriminação. Somos cada vez mais e a Vitória é o nosso único horizonte.
É um privilégio estar convosco nesta luta, que é inseparável da luta por uma sociedade mais justa, de onde seja banida toda a opressão e exploração do homem pelo homem.
Conto convosco para a levarmos até à celebração da Vitória final. Estamos a fazer história. Bem hajam!
QUEM NÃO ASSINOU AINDA, AQUI ESTÁ O LINK PARA ASSINAR ESTA PETIÇÃO: