XPTO, são as despesas do infeliz paraplégico, são os apoios financeiros para as touradas, tudo saírá dos nossos bolsos.
É a governação que temos, e o povo MANSO que também temos.
E os "tios e tias" mais as suas desprotegidas criancinhas, com o apoio do governo.
Poderá chamar-se Governo a isto?
Não me parece.
Repare, vivemos num mundo onde existe pelos paises civilizados a cadeia de acontecimentos que vou de seguida descrever: uma pessoa tem um cão com o qual deixou de poder coabitar, devido a um problema comportamental do cão e falta de tempo, como existem leis contra o abandono, que é considerado um ato de crueldade punivel por lei, o dono leva o cão até uma associação de cães abandonados e faz uma rendição (não é abandono), nessa rendição explica a sua situação, diz que comportamentos tem o cão e que motivos a levam a abdicar dele, ficando assim a associação melhor preparada para mudar o comportamento do cão e encontrar uma familia adequada, a associação fica com o cão se tiver espaço e dinheiro para isso, coloca os seus treinadores de cães a resolver os problemas comportamentais, faz-lhe uma avaliação comportamental final e o cão fica apto para adopção, nisto uma cadeia que tem um programa de treino de cães, pelos reclusos, para deteção de ataques epilepticos, decide receber esse cão no programa de treino, por ter um carater adequado, educa-o para essa função e no final entrega-o a uma familia onde existe uma pessoa com epilepsia, onde vive vários anos e é apreciado pela familia.
Existem paises onde esta situação que descrevi acontece com frequência, onde não é uma coisa boa que acontece, as coisas boas acontecem em cadeia... nesta situação tudo funciona, toda a gente beneficia, não existem lesados. Mas isto não é possivel num país com touradas, onde as crianças as vêm, onde são educados a achar que os animais são coisas e são para uso humano, neste país quase não existem cães para cegos, quase não existem cães de terapia, quase não existem cães nos lares, hospitais e outras instituições onde podem ser uteis, existem canis municipais cheios de cães abandonados. Quem acha que as coisas não estão ligadas entre si está enganado, quem acha que defender os direitos dos idosos, das mulheres, das crianças, das minorias, etc. não se faz através da defesa dos direitos dos animais está redondamente enganado, lutar por isto é luta por um mundo melhor.
Exactamente, José Dores.
Mas há quem não compreenda assim.
Lutar pela Causa Animal é lutar pelo animal humano e não humano. E se formos benévolos para os não humanos, seremos com toda a certeza benévolos para com os humanos.
E é isso que essa gente não entende.