Da Câmara Municipal da Trofa recebemos o seguinte e-mail, referente a uma Tortura de Touros e Cavalos que querem lá realizar, e o qual passamos a transcrever:
«Exmo. (a) Senhor (a),
Em resposta ao vosso e-mail, informamos que até ao momento a Câmara Municipal da Trofa não recebeu nenhum pedido de licenciamento.
Informamos ainda que, como sempre, cumpriremos escrupulosamente a lei.
Atenciosamente,
Rute Borges
Gabinete de Apoio Pessoal
Secretária da Presidente»
***
Entretanto, a prótoiro na sua página do facebook afirma que teve uma reunião com a Presidente da Câmara da Trofa.
Eis o que é afirmado pela prótoiro:
«CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA RESPEITARÁ A LEGALIDADE
A PRÓTOIRO reuniu ontem com a Presidente da Câmara Municipal da Trofa - Dr.ª Joana Lima. Nesse encontro, foi-nos deixada a garantia de que, caso sejam observados todos os requisitos de licenciamento necessários, será respeitada a legalidade e a corrida de toiros será licenciada.
Recordamos que nenhuma Câmara Municipal em Portugal tem poderes para proibir os espectáculos tauromáquicos, estando todas, sem excepção, obrigadas ao cumprimento da lei geral do País.»
Contudo, ao contrário do que a prótoiro afirma, qualquer Câmara Municipal tem poderes para proibir espectáculos tauromáquicos no seu município. E tanto assim é que várias Câmaras já recusaram conceder licenças para estes rituais sanguinários.
Entretanto, em nome dos TOUROS e CAVALOS, enviámos à senhora secretária a seguinte resposta, à resposta do nosso e-mail:
Exma. Senhora Dr Joana Lima:
Cumprir escrupulosamente a lei é ser cúmplice da iniquidade.
Quando as leis são más e atentam contra a vida (seja humana ou não humana), devemos cumprir escrupulosamente a lei da consciência, que faz parte da essência do ser humano.
Se a tourada na Trofa (que não tem “tradição” deste ritual sanguinário) se realizar, o mundo saberá que na Trofa impera a lei da tortura.
A Trofa entrará para o rol das localidades carniceiras.
Atenciosamente...
***
E já agora daqui enviamos um outro recadinho à senhora DOUTORA Joana Lima (que, só pelo facto de ter tirado um CURSO SUPERIOR, deveria ser superior à baixeza da lei e da iniquidade de um ritual sanguinário): vemos na fotografia que ilustra este texto que a palavra-chave da sua campanha eleitoral foi “ENERGIA PARA MUDAR»
Pois aqui tem uma grande oportunidade para evidenciar essa energia, MUDANDO o rumo desta triste história: NÃO CONCEDENDO O LICENCIAMENTO PARA UM ESPECTÁCULO INDIGNO DE GENTE CIVILIZADA, fazendo da Trofa uma cidade ANTI-TOURADA.
Só assim merecerá o respeito dos seus eleitores, por CUMPRIR o que prometeu: MUDANÇA.
SIGA O EXEMPLO DAS CIDADES QUE JÁ SE DECLARARAM ANTI-TOURADA EM PORTUGAL, e terá mudado o rumo da história da Trofa.
E nas próximas eleições terá a vitória garantida.
De Alexandre Freutas a 20 de Julho de 2012 às 14:40
http://www.mun-trofa.pt/Site/FrontOffice/default.aspx?module=News/News&ID=768
Tourada na Trofa, esclarecimento
Esse esclarecimento não justifica a realização da tourada, Alexandre.
A Câmara Municipal da Trofa ao passar a licença para um espectáculo de tortura é cúmplice dessa tortura, porque tem a opção de NÃO PASSAR A LICENÇA.
Se o faz, é porque CONCORDA, ou então os interesses são OUTROS.
De Carlos Ricardo a 23 de Julho de 2012 às 03:33
É isso que as pessoas não querem ver !!!
TÃO CULPADO É QUEM FAZ COMO QUEM AUTORIZA !!!
Cumprem a Lei MAS ATRAIÇOAM A SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA !! SÃO TODOS OS MESMOS.
A Presidente Joana Lima é uma LINDA MULHER !!
Quando a vi a 1ª vez, sinceramente atraíu-me...
Só que depois desta atitude não consigo ver nela MAIS QUE UMA BRUXA FEIA DE CABELO PINTADO !!
Claro, é mais uma "loura" da nossa praça !
A verdadeira BELEZA, Carlos Ricardo, está no interior das pessoas.
E esta Joana Lima é uma fraude.
De Carlos Ricardo a 23 de Julho de 2012 às 20:14
Claro que sim, Isabel. Quem vê caras não vê corações e neste caso consciências e éticas ...!!!
E esta gente lá tem consciência, ou lá sabe o que é a Ética, Carlos Ricardo?
De Andreia a 29 de Julho de 2012 às 00:45
Como é que é possível que algum evento se realize num município sem o aval da câmara municipal? Como é que se afixam cartazes com publicidade ao evento, sem a autorização da autarquia? Como é que se atenta desta forma à inteligência das pessoas, emitindo um comunicado a dizer que "nada tem a ver com a iniciativa", se por outro lado, a deixam acontecer?
Ainda dizem que as mulheres são melhores líderes, a mim espanta-me que haja uma mulher na liderança seja do que for que não tenha sensibilidade suficiente para proibir eventos que promovam a tortura de animais... Por estas é que se vê quem se senta nas cadeiras do poder, anda-se nas ruas a levar com cartazes a publicitar esta pouca vergonha, e dão-se ao trabalho de emitir comunicados a informar que "nada têm a ver com a organização do evento"...como se isso interessasse para alguma coisa. Se o podem proibir e não proibem, "é tão cego o que não vê como o que não quer ver".
Menina Joana, aconselho a ex.ª a dedicar-se à agricultura porque ao menos as couves não se incomodam com os maus tratos de que eventualmente, nas suas mãos, possam padecer.
A sua indignação, Andreia, é a indignação de todos os cidadãos sensíveis, que evoluíram.
A senhora Joana Lima com a sua atitude de sacudir o capote, só demonstrou ignorância e incompetência.
Esperamos que se se candidatar nas próximas eleições o honrado povo de Trofa saiba rejeitar uma governante, que não serve os SUPERIORES interesses da Trofa.
De Daniela R S a 30 de Julho de 2012 às 14:23
Entretenimento absurdo, bárbaro, violento e retrógrado... A pessoa que autorizou tal acontecimento, deve de alguma forma reconhecer-se, ou pelo menos identificar-se com tais características...Ganhou a estupidez!
Completamente de acordo, Daniela.
O mundo da tauromaquia é um mundo de baixezas.
E a estupidez é o seu maior trunfo.
Comentar post