De Marco Aurélio Leite da Silva a 17 de Dezembro de 2010 às 16:47
Eu acho que os portugueses não entendem como é o espírito do brasileiro. Não se trata de menosprezo aos portugueses, os quais, ressalto com toda a ênfase, continuam sendo MUITO BEM TRATADOS nas terras além do Atlântico.

O brasleiro não é brasileiro somente a partir de 1822... Há até hoje, na verdade, muitos Brasis, todos irmanados no senso de unidade que permeia culturas em tudo diferentes. Um habitante da região norte usa de expressões que o habitante do sul (distante mais de 3.000 quilômetros) muitas vezes não entende. Mas há algo em comum a todos: a irreverência. Já era assim antes de 1822. Seja uma virtude, seja um defeito, pouco importa, o brasileiro ri de si próprio com a mesma facilidade com que abraça, com pirraça, os que lhe são caros. Somente a indiferença é dedidaca aos indesejados.

Para cá vieram muitos escravos. Povo belíssimo de cultura maravilhosa, o africano trouxe ao brasil a ginga que o português jamais conquistou. Lamento. Vocês continuam se ofendendo com a fuga do rei. Ora, o brasileiro não cansa de apontar, com todas as letras, todas as mazelas de nossa própria sociedade. O brasileiro não tem falsos pudores com quem não os merece.

O negro foi aqui espoliado, trucidado, e o Brasil (vejam bem: o Brasil, não Portugal) tem uma mácula fétida em sua história por ter sido o último a acabar com a escravidão.

Recentemente (em termos históricos) fomos os primeiros a depor um presidente por corrupção. Tivemos uma ditadura militar que cometeu atrocidades que são continuamente desnudadas hoje em dia.

Por que o rei não pode ser visto como covarde? Foi um ato de coragem? Deixou o povo português aguardando Napoleão sob a necessária proteção? Por que tanto melindre acerca de uma figura bondosa, inteligente, que talvez jamais devesse ter sido rei? Era hesitante... Era medroso.

Se o português se ofende com isso, deveriam os brasileiros ficar felizes quando o mesmo rei --- tão logo as coisas voltaram à calma --- resolveu retornar à pátria mãe e reconduzir o Brasil ao status de colônia?

Foi preciso coragem para retornar a Portugal e tentar reter o "projeto" de um "reino unido"?

Não, meus amigos. O português continua e sempre continuará sendo tratado como irmão no Brasil. Exatamente por isso, não tenhamos meias palavras entre nós.

O rei fugiu. É fato. Deixou o povo português à mingua de comando e proteção.

Nosso primeiro grande e valoroso brasileiro foi um português: Dom Pedro I. Era mulherengo e cresceu em meio à nudez com que os trópicos enlouquecem um jovem. Cresceu brasileiro. Brincalhão, dava ouvidos ao Chalaça ao invés de procurar os filósofos. Não se trata de menosprezo --- o próprio brasileiro continua sendo assim.

Graças a Deus!!!

Acabemos com essa piequisse de passar verniz sobre a madeira riscada. O rei fugiu. E daí?


De Isabel A. Ferreira a 17 de Dezembro de 2010 às 19:54
E daí, Marco Aurélio?

E daí, o rei NÃO FUGIU. Transferiu a corte.

E daí, o rei NÃO ERA UM COVARDE. Foi o único monarca que não se vergou a Napoleão e defendeu o seu Reino e o seu nome.

E daí, o rei NÃO DEIXOU O POVO SEM PROTECÇÃO.

E daí a história que nos contam no Brasil (e eu já estudei História no Brasil, inclusive a nível superior) não está correcta.

E daí, o autor do 1808 escreveu com muito preconceito.

E daí, eu não gostei.
E daí, contestei.
E daí, eu, que sou de cá e também de lá (daí do Brasil), tenho o privilégio de conhecer os dois lados da moeda.

E daí, Marco Aurélio, 80% da minha família é brasileira. Nada tenho contra o Brasil, nem contra os brasileiros.

E daí, eu defender a HONRA e a HISTÓRIA de Portugal, com a mesma garra que defenderia a HONRA e a HISTÓRIA do Brasil, e os brasileiros, se estes fossem tão maltratados, como foram Portugal e os Portugueses.

E daí, quem não sabe FAZER HISTÓRIA, é melhor NÃO FAZÊ-LA.

Estão muito interessados, neste momento, na minha «Contestação», porquê?

O «1822» está a ser um fracasso?
De Marco Aurélio Leite da Silva a 18 de Dezembro de 2010 às 00:41

A senhora diz:


1. "E daí a história que nos contam no Brasil (e eu já estudei História no Brasil, inclusive a nível superior) não está correcta.'

2. "E daí, eu não gostei.
E daí, contestei.
E daí, eu, que sou de cá e também de lá (daí do Brasil), tenho o privilégio de conhecer os dois lados da moeda."

3. "Estão muito interessados, neste momento, na minha «Contestação», porquê?
O «1822» está a ser um fracasso? "

Eu, respeitosamente, respondo:

1. Se a história que nos contam no Brasil não está correta, a Historiografia de ambos os povos deveria chegar a um consenso científico e comprovado, pois não? Se a senhora estudou história do Brasil em nível superior, meus parabéns. Eu não sou historiador. Sou da área jurídica. Nem por isso deixo de ler o que brasileiros e portugueses escrevem sobre História --- ainda bem, não é? Tanto que estou aqui, a opinar. Se a sua forma de ver não tivesse importância, por que estaria eu aqui a escrever? Exatamente por ter importância a visão dos portugueses é que estamos aqui a conversar (permita-me, por favor, assim me colocar).

2. Não gostou? Enfim... Isso não implica em estar o outro lado errado. Mas, se há provas historiográficas de que o rei não deixou os portugueses antes da invasão de Napoleão, se há provas de que o rei deixou proteção suficiente, se há provas de que tudo o que foi dito --- entenda-se "FUGA" --- está errado, ao invés de um livro de antítese não seria o caso de demonstrar, prova por prova, o erro? Já viu alguma enquete sobre o que os portugueses (aqueles iguais a mim, simples leitores) acham do episódio?

3. Quanto ao livro "1822", não sei se é um fracasso ou um sucesso de vendas... Não o li ainda. Não conheço pessoalmente o autor, tampouco tenho vinculação alguma com a Editora ou coisa que o valha... Mas já respondi no que toca ao interesse na obra "Contestação". É que a visão que a senhora expõe interessa por ser relevante. Já passa da hora de portugueses e brasileiros escreverem a História que vai de 1500 a 1822 de modo harmônico e uniforme. Afinal, a História é uma ciência ou fruto apenas de opiniões?

Não, minha cara senhora, não pense que estou a procurar desmerecer a sua obra. Acho apenas que essa coisa de "desrespeito", "visão preconceituosa", "não gostei", "sou doutora no assunto", etc etc etc não passam de escapismos para o tema proposto: sem vernizes!

Sua família é 80% brasileira? Que bom. Minha bisavó era portuguesa. Que isso significa para o tema? Nada...

Defender a honra?

Estamos tratando da honra de um povo?

Não acha a senhora que é no mínimo um exagero achar que um autor brasileiro poderia enodoar o povo português?

Não acha a senhora que é um pouco de megalomania achar que o seu livro pode "limpar a honra" de todo um povo?

É apenas a opinião de um escritor em contraposição a de outro.

INSISTO: Se não houve fuga da Corte, que se ponha, segundo a historiografia de ambos os povos, todas as cartas na mesa.

Sem vernizes...

Meus sinceros respeitos.

Ou, como se diz por aqui, um abraço! (sincero!)


De Isabel A. Ferreira a 18 de Dezembro de 2010 às 15:30
Marco Aurélio:
Li com muita atenção e RESPEITO este seu comentário. E tem toda a razão para o ter escrito nos moldes em que o escreveu.

Mas eu também tenho os meus motivos para “desconfiar” dos comentários que me chegam do Brasil, a propósito da minha «Contestação». E por vezes sou agressiva. Gostaria de remetê-lo para o comentário, mais acima, de um tal PEDRO ALVES (11 de Julho de 2010).

Por essa altura fui BOMBARDEADA por um sem número de comentários, cada um pior do que o outro (guardei-os, mas eliminei-os dos olhares públicos por serem demasiado estúpidos e ofensivos, todos escritos por esse tal PEDRO ALVES, e veja o que ele diz, nesse comentário que deixei aqui, de propósito:

«Boa noite, Isabel A. Ferreira. Parece que finalmente você desmascarou meus perfis anónimos. Mas aguarde, da próxima vez vou criar perfis tão plausíveis que será impossível identificá-los. Até Mais.»

Depois disto, qualquer um que me escreva, desconfio, e sou agressiva para me defender de uma possível fraude.

Ponha-se no meu lugar, Marco Aurélio. O Marco Aurélio pode ser um desses perfis plausíveis, mas falsos. Não é verdade? Como hei-de saber?

O Pedro Alves usou sempre nomes falsos (não anónimos). Falou em nome de TODOS os professores brasileiros, inclusive um que dava aulas na “Gama Filho” (o que vim a verificar que era falso) e foi aí que descobri tudo.

O senhor não me conhece. Não sou nada de “vernizes”.

O senhor leu o 1808? E leu a «Contestação»?
Se não leu não pode ajuizar das coisas.
Não me arrependo de ter escrito a «Contestação» de que todos falam, mas que ninguém leu.

E para me criticarem é preciso terem lido o meu livro, depois de terem lido o livro do Laurentino.

Acho estranho todo este interesse AGORA pela «Contestação» do 1808, quando já saiu outro livro do mesmo autor, que não está a ter qualquer sucesso, pelo menos em Portugal, como teve o outro.

A minha intenção sempre foi UNIR e não DESUNIR. Mas o que o tal Pedro Alves fez, quebrou a minha confiança nos meus irmãos brasileiros.

Um abraço, Marco Aurélio (se não for um perfil falso).
De Marco Aurélio Leite da Silva a 18 de Dezembro de 2010 às 15:58
Fique tranquila.

Meu nome é mesmo Marco Aurélio Leite da Silva, resido em São José dos
Campos/SP. Minha esposa chama-se Paula Cervantes (filha de uma espanhola, por óbvio). Mantenho alguns blogs. Se puder, por favor, visite-os (esoestudos.blogspot.com; rf1603.blogspot.com; falenasamenas.blogspot.com).

"Inté" (essa, a senhora conhece?) rsrsrs
De Isabel A. Ferreira a 18 de Dezembro de 2010 às 17:25
Muito bem, Marco Aurélio, não tenho por que não acreditar em si.

Peço desculpa se fui, de algum modo, grosseira na minha resposta.

Mas entendeu porquê.
Irei sim, visitar os seus blogs.
Se quiser ver mais sobre o que sou e o que faço, pode ir ao Facebook. Tenho lá uma página.

"Inté" Marco Aurélio. (Esta conheço e ainda uso por cá).
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