De Carlos Ricardo a 23 de Junho de 2012 às 19:34
Obrigado Isabel. Mais um belo texto. As atitudes destes "Srs" cada vez contribuem mais para a nossa causa - ABOLIÇÃO DAS TOURADAS (leia-se tortura dum ser vivo para divertimento de alguns) EM PORTUGAL !!!
Eu não esperava outra coisa, conhecendo, como conheço as "entranhas" deles.
Obrigada, Carlos Ricardo.
De Ricardo Coelho a 24 de Junho de 2012 às 10:40
Duas discordâncias apenas:
1 - Escrever "os deputados" é uma generalização que não se justifica face à notícia, que mostra como há um partido que assumiu uma posição anti-touradas.
2 - Uma audição pública não é uma perda de tempo. Pelo contrário, é uma forma de ouvir a sociedade civil e assim melhorar o processo legislativo. Antes tivéssemos mais audições como esta.
Ricardo Coelho, dar-lhe-ia toda a razão noutras circunstâncias.
O partido de que fala, o Bloco de Esquerda, não ASSUMIU qualquer posição ANTI-TOURADA. Pelo contrário, se ler com atenção o que diz a deputada, verá que o BE considera que a tourada deve continuar a existir. Porquê? Isso é que não percebi.
Eles dão uma no cravo, outra na ferradura. Fazem a política do NIM. Não são DECLARADAMENTE contra a abolição TOTAL das touradas.
Nem este partido, nem os outros. Por isso, quando digo deputados, generalizo propositadamente.
Ainda não evoluíram o suficiente para poderem ver o ÓBVIO.
E aqui entra a segunda parte da sua questão.
Concordo sim, que haja muitas AUDIÇÕES PÚBLICAS em matérias, que podem deixar algumas dúvidas.
Agora no que respeita à TORTURA DE TOUROS E CAVALOS PARA DIVERSÃO não há DÚVIDA NENHUMA: a existência de tal ABERRAÇÃO só desprestigia Portugal, os Portugueses e principalmente os legisladores, já para não falar no SOFRIMENTO INÚTIL de animais inocentes, para divertir um punhado de SÁDICOS.
Isto não precisa de AUDIÇÃO PÚBLICA. É demasiado ÓBVIO.
E o que esteve em “audição” serviu a causa, sim, mas tenho dúvidas de que os deputados (e aqui englobo todos eles) tenham se apercebido da baixeza dos tauricidas, que tanto INSISTEM em defender.
De Carlos Ricardo a 25 de Junho de 2012 às 00:57
Não sei onde o Sr. Ricardo Coelho foi buscar a idéia de que uma Audição Pública é uma perda de tempo.
Ninguém disse isso. O que eu disse é que :
"qualquer tentativa de diálogo, esclarecimento ou chamamento á razão dos taurinos é absoluta perda de tempo !!" . Seja onde fôr. Não foi aqui, nesta Audição a primeira vez que tentei dialogar com taurinos. O problema não está na Audição, está neles!!
Concordo absolutamente consigo, Carlos Ricardo.
De Ricardo Coelho a 25 de Junho de 2012 às 23:58
"o Bloco é contra os espetáculos tauromáquicos por não aceitar o sofrimento dos animais"
Isto foi dito pela deputada Catarina Martins no Parlamento, já em Janeiro deste ano. A frase transcrita agora pela imprensa está retirada do contexto. Não se trata de dizer que o BE não se opõe a touradas realizadas sem apoios públicos mas antes de explicar em que consiste esta lei. Trata-se de tornar claro que este é um primeiro passo.
Não vamos atirar pedras uns aos outros quando estamos do mesmo lado. Certamente que podemos dialogar e chegar a acordo sobre qual a melhor estratégia para acabar com as touradas sem nos atacarmos mutuamente.
Quanto ao óbvio... Bom, se tudo isto fosse assim tão óbvio não teríamos gente a defender as touradas na audição pública. E há muita gente com quem temos de dialogar. Nem tudo é um caso perdido, basta ver como há muita gente que hoje é anti-tourada e que foi às touradas no passado (talvez arrastadas por familiares, por exemplo). O que quero dizer é que o que é óbvio para mim (que a tourada é uma aberração) pode não ser para outra pessoa.
De qualquer forma, uma audição parlamentar serve para ouvir movimentos e cidadãos que possam apresentar novas ideias aos partidos. Repito, portanto: antes houvessem muitas mais.
O que a Catarina Martins disse nesta Audição Pública Carlos Coelho foi o seguinte:
«Catarina Martins sublinhou, no início da sessão e depois, novamente, no final, que nenhum dos projetos de lei do Bloco de Esquerda "sugere a proibição das touradas", embora a realidade dos maus-tratos infligidos aos animais "não seja subjetiva", porque existe conhecimento científico sobre o sofrimento animal.
"A única coisa que o BE defende, nestes seus projetos de lei, é que o Estado, o dinheiro público, não deve financiar a exposição do sofrimento animal" e que a RTP não deve exibir espetáculos tauromáquicos, frisou.
"Com estas leis, ninguém fica proibido de fazer touradas, assistir a touradas ou mesmo transmiti-las em circuito fechado, onde bem lhe aprouver. O que está aqui em causa é o apoio público", insistiu.
Aí tem o que ela disse NESTA Audição.
Quanto ao óbvio, muitas coisas poderão não ser óbvias para todas as pessoas. Mas a TORTURA E A MORTE penso que serão ÓBVIAS. Não é preciso discutir coisa nenhuma.
Veja as imagens que estão publicadas neste Blog sobre Touros e diga-me se alguém em seu ESTADO MENTAL NORMAL, pode dizer que os tauricidas andam numa arena a “fazer miminhos” ao animal.
Muito atrasada, como já vai sendo hábito meu, mas "levei" este seu post para a minha página do Facebook.
Um abraço, Isabel!
Nunca é tarde para levar daqui o que quiser, poeta. Infelizmente ~estas matérias estão sempre actuais.
Nãohá EVOLUÇÃO.
Obrigada, e um abraço.
Há muito pouca, infelizmente, Isabel... algumas pessoas só agora começam a acordar para o facto de os animais sofrerem... são muitos séculos a olhá-los como coisas que foram postas à nossa (in)disposição...
Um abraço!
A IGNORÂNCIA, poeta, é o maior entrave à evolução.
Avançou-se tecnologicamente. Mas as mentalidades continuam primitivas, e sem vontade alguma de progredirem.
É verdade, Isabel... mas também é verdade que já se vão podendo dizer e apresentar como evidências algumas coisas que, há uns vinte ou trinta anos, não poderíamos imaginar dizer...
Eu tive a sorte e o privilégio de nascer numa família para a qual a sensiência dos animais era um dado adquirido. De ambos os lados. Tanto da parte do meu pai como da minha mãe, os animais eram seres vivos como nós e como tal respeitados, embora fossemos omnívoros. Acredito que essa mensagem foi passada às minhas filhas e a todas as crianças que passaram por esta casa... é uma causa que se conquista "a pulso", ao longo de gerações. Não vai ser nada fácil, eu sei... mas eu juraria que já foi muito pior. Os mais jovens vão-se organizando, vão percebendo, vão sentindo... só precisam de entender que nada de tão GRANDE se conquista de um dia para o outro. Nós bem gostaríamos que assim fosse, mas não é... tudo funciona muito lentamente e com períodos de grandes retrocessos, quando se fala de mudar mentalidades... e é duro. É sempre muito duro e extenuante, este processo.
Abraço grande!
Evidentemente que sim. Muita coisa já mudou, mas não à velocidade da tecnologia, como era de esperar. Como deevia ser. Preferia que houvesse uma evolução de mentalidade MAIOR do que a da técnica.
Lá diz o ditado, de grão a grão enche a galinha o papo.
E tudo isto é tão lento, poeta!...
Um grande abraço!
É lento e tantas vezes doloroso... eu sei. Teremos que acreditar muito naquilo que sentimos, naquilo sabemos ser justo.
Enorme abraço!
De NAZARE MAURICIO a 3 de Julho de 2012 às 01:58
Isabel Ferreira, com que direito o BE quer "TENTAR PROIBIR" a apresentação das touradas na RTP? Será que a DEMOCRACIA acabou e eu não dei por isso? SENÇURA novamente? A vossa liberdade ACABA quando começa a liberdade dos teleespectadores , sabia? NÃO GOSTAM, NÃO VÊM, MUDAM DE CANAL!!! agora quererem PROIBIR quem gosta de ver o espectaculo ISSO NÃO POSSO ADMITIR. E os bloquistas têm tanta falta de conhecimentos na matéria, para não dizer outra coisa, ou melhor , têm tanto a noção que a tese deles cai por terra, que as imagens que exibem NÃO SÃO DE TOURADAS EM PORTUGAL, MAS SIM EM ESPANHA; SERÁ QUE A IGNORANCIA É TANTA QUE NÃO SABEM QUE OS TOUROS DE MORTE SÃO PROIBIDOS EM PORTUGAL?`É pena que para fazerem valer as suas afirmações recorram a imagens que nada têm a ver com o nosso toureio. Ãquilo que é genuinamente portugues, que é a TOURADA A CAVALO E AS PEGAS DE CARAS OU DE SERNELHA, não souberam falar nem defender. Essas são as nossas tradiçôes que qualquer português deve defender, mas isso não dava materia para discussão na A.R. por isso TOCA A PEGAR NAS IMAGENS DE ESPANHA E DISCUTI-LAS COMO SE FOSSEM NOSSAS!!! Santa ignorancia, demagogia ou o que lhe quiserem chamar. Arrangem outros argomentos que esses não pegam.
A proposito, vià pouco um cabeçalho num jornal que a ser verdade me cria verdadeira preocupação: O BE PÕEM NO MESMO NIVAL UM ESPECTCULO TAURINO COM PORNOGRAFIA???? QUE GRANDE BARALHAÇÃO VAI NESSAS CABEÇAS!!!!!
NAZARÉ MAURÍCIO VOU RESPONDER AO SEU COMENTÁRIO NUM TEXTO NO BLOG, BEM ESCARRAPACHADO.
AQUI, O QUE TENHO PARA DIZER PODERIA PASSAR DESPERCEBIDO, E SERIA DESPERDIÇAR UMA OPORTUNIDADE PRECIOSA.
ENTRETANTO, NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS A ILUMINE...
Nazaré, a sua liberdade termina onde começa a liberdade de outro ser senciente. Talvez ainda não se tenha apercebido de que o mundo evoluiu. Foram-se dando direitos aos seres humanos considerados de 2ª categoria, vulgo escravos, às mulheres, às crianças e agora aos animais. A evolução tem-lhe passado ao lado, mas de facto é a questão fundamental actual mundial: os direitos dos animais. Tal como foi em tempos a abolição da escravatura. E tal como a Nazaré se opõem à abolição da tortura dos touros, muitos se lhe opuseram no passado. À escravatura, bem entendido.
É uma consequência da evolução da nossa inteligência e consciência que como sabemos nunca aconteceu em simultâneo a todo o ser humano: os mais conscientes lutam, as leis vão mudando e os outros humanos menos evoluídos acabam por ter de aceitar e ir a reboque... Sempre foi assim.
Por isso, Nazaré, se não quiser ficar para trás na escala da evolução, comece a OLHAR para os animais e a tentar sentir e compreender que apesar de terem uma fisionomia e algumas características diferentes das nossas, são também DIGNOS de viver neste planeta com o máximo de liberdade, saúde e bem-estar possível.
No que respeita ao sofrimento e desenvolvimento de afectos eles são como nós. A ciência já o provou. Por isso é uma questão de tempo...
Obrigada Cláudia, por este seu extraordinário texto, que vou aproveitar para destacar no Blog, se não se importa. Aqui pode perder-se nesta amálgama de palavras.
Um texto que diz tudo, de um modo lúcido.
De Cláudia Vantacich a 5 de Julho de 2012 às 13:06
Por mim tudo bem, Isabel. Tudo o que disse é conscientemente assumido.
Se acha que pode ajudar, destaque e publique. Quero também dizer que utilizarei todas as armas que estiverem ao meu alcance no sentido de acabar de vez com esta barbaridade, tão cruel e indigna.
Obrigada, Cláudia.
A sua clarividência ajudará, com certeza.
Realmente temos de fazer tudo, todos os possíveis e os impossíveis para que esta selvajaria acabe.
De Anónimo a 6 de Julho de 2012 às 11:08
É verdade, Isabel:
Os pró-touradas apresentam sempre os mesmos argumentos e a agressividade do costume!
Sempre!
Coitadinhos!
O tauricídio, está provado, é uma doença mental grave.
Por isso não podemos esperar lucidez de tais pessoas.
Precisavam tratar-se.
Só que o Estado Português prefere GASTAR DINHEIRO A APOIAR A TORTURA DE TOUROS E CAVALOS, a recuperar cidadãos insanos.
São as opções dos incultos.
Comentar post