Évora - Uma manifestação “cultural inferior” de estudantes do Ensino Superior... apoiada pela Cruz Vermelha Portuguesa
Porque as coisas não são assim tão lineares como parecem, e para esclarecer quem já criticou com estranha grosseria o texto anteriormente publicado neste Blog, sobre o Comunicado da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Évora) demarcando-se, esta, da publicidade de patrocínio à Garraiada Académica da Queima das Fitas, a realizar no dia 02 de Junho próximo, aqui deixamos uma troca de ideias entre nós e a Directora Técnica da Delegação de Évora da CVP.
Observação: tornamos pública esta troca de e-mails, porque a questão é PÚBLICA, e a entidade envolvida é PÚBLICA. Os e-mails trocados não são do foro privado. E as questões públicas devem ser discutidas publicamente.
Recebido o comunicado, enviámos-lhe o link do nosso texto:
http://arcodealmedina.blogs.sapo.pt/114861.html
A este texto a senhora Directora respondeu deste modo:
«Cumprimentos,
http://queima.aaue.pt/queima12/
***
NOSSA RESPOSTA:
Exma. Senhora:
A retirada do vosso logótipo do cartaz da Garraiada representa também a vossa retirada do evento?
Necessitaria de saber, para publicitar e felicitar a Cruz Vermelha Portuguesa, publicamente.
Muito obrigada.
***
RESPOSTA DA CVP (Delegação de Évora)
«Exma. Senhora,
A CVP, à semelhança de outras entidades públicas, são contratadas para um serviço concreto – no nosso caso: socorrer as pessoas que se encontram em determinado evento.
Seja qual for o evento, seja qual for a pessoa – para a Cruz Vermelha TODOS são dignos de serem socorridos: e com isto não quer dizer que apoiamos o evento ou, sequer, a sua natureza – pois estaremos onde for preciso (à semelhança da PSP ou GNR): numa manifestação, numa parada gay, na guerra, num jogo de futebol ou em qualquer outra situação em que a dignidade humana esteja colocada em causa….
Cumpts,
Susana Margarida Gouveia
Directora Técnica da
Delegação de Évora da Cruz Vermelha Portuguesa»
***
NOSSA RESPOSTA:
Exma. Senhora:
Agradeço os seus esclarecimentos, mas gostaria de acrescentar que lamentamos a vossa tomada de posição. Ainda tínhamos esperança de que pudessem interferir no sentido de evitarem que este evento se realizasse, se se recusassem a apoiá-lo.
E há antecedentes que não abonam nada o bom-nome que a CVP deveria ter:
***
A isto fez-se silêncio.
Só me resta acrescentar que a Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Évora) não se demarcou da Garraiada, retirando-se do cartaz. Fez pior. Retirou o seu logótipo do cartaz, sim, mas continua a apoiar o evento.
Se na verdade a Cruz Vermelha entendesse que está a cumprir a sua missão, continuava com o logótipo no cartaz, pois seria muito mais honesto da parte deste organismo humanitário. Eu creio, eu faço.
O que fez, dá-nos a sensação de que algo está errado na atitude. Apoiam ou não apoiam a Garraiada?
É legal? É correcto. É cultura?
Então reponham lá o logótipo da Cruz Vermelha. Apoiem, mas apoiem com convicção.